Apesar de existir há milhares de anos, o Yoga nunca cresceu tanto no Brasil e no mundo, e tem atraído cada vez mais adeptos.

A sua prática traz inúmeros benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente, podendo te ajudar a ter uma vida melhor e mais plena.

Problemas como insônia, dores de coluna e até estresse podem ser solucionados por meio do yoga!

Porém, com a sua popularização, diversas vertentes surgiram, tornando a escolha de qual variedade praticar um pouco mais difícil para quem não entende muito do assunto.

Está pensando em fazer yoga, mas se confundiu com tantos tipos de yoga existentes? Entenda melhor a diferença entre cada estilo!

Yoga Aerial

A Yoga Aerial utiliza faixas de tecido presas ao teto para a realização das posturas, permitindo que o aluno fique de cabeça para baixo (e o uso dos tecidos impede a compressão do pescoço e da coluna!) desenvolvendo muito a força para a sustentação do corpo.

É uma opção lúdica e diferente, que aumenta a sua dificuldade de acordo com o desenvolvimento do aluno.

Sivananda Yoga

A Sivananda Yoga reúne inúmeros estilos de yoga tradicional, como Karma, Bhakti, Hatha, Raja e Jñana Yoga.

A Sivananda se dá por meio do trabalho de cinco pontos:

  1. Exercícios (ásanas);

  2. Respiração (pranayama);

  3. Relaxamento (shavasana);

  4. Alimentação (vegetariana);

  5. Atitude positiva e meditação (dhyana).

Kundalini Yoga

A Kundalini é a energia adormecida na base da coluna. A Kundalini Yoga preza pela subida dessa energia, que se dá junto com a expansão da consciência de quem a pratica.

Aqui, o trabalho espiritual é tão importante quanto o físico, e a aula foca bastante na meditação.

Assim como as demais modalidades, a força e a flexibilidade são os maiores ganhos, mas nesse caso específico a parte espiritual é trabalhada de uma maneira bem interessante!

Hatha Yoga

O Hatha Yoga tem seu foco na saúde do corpo, fazendo dele um meio para trabalhar a mente e o espírito. A aula varia muito de acordo com o professor, que a partir do seu estilo definirá a intensidade ideal.

Além de melhorar o condicionamento físico, essa modalidade de yoga trabalha a força e a flexibilidade, atentando-se para o alinhamento corporal.

Ashtanga Yoga

O Ashtanga Yoga é derivado do Hatha. Trabalha seis séries, cuja dificuldade aumenta progressivamente com o desenvolvimento de quem está praticando, exigindo um grau de força cada vez maior. A modalidade trabalha a força, a flexibilidade e o equilíbrio.

Seu diferencial é o grande ganho de tônus muscular que pode vir como resultado, uma vez que o Ashtanga traz o alinhamento da musculatura e suas articulações, melhorando seu funcionamento e facilitando seu fortalecimento.

É famosa entre as celebridades, sendo a queridinha da Madonna!

Iyengar Yoga

Também derivada do Hatha, a Iyengar Yoga foca na correção postural. A prática faz uso de cintos, almofadas e blocos de espuma para auxiliar o aluno na adaptação dos exercícios para as suas necessidades e limitações, o que torna a prática bem inclusiva.

Esses apetrechos também ajudam a aumentar o tempo de permanência em cada posição, fortalecendo a musculatura e auxiliando na correção postural.

Esse alinhamento corporal torna a Iyengar Yoga excelente para combater dores de coluna, além dos benefícios proporcionados por qualquer tipo de yoga, como aumento da flexibilidade e fortalecimento dos músculos.

Power Yoga

Outra ramificação do Hatha, a Power Yoga alia o yoga tradicional a técnicas desenvolvidas para aumento de condicionamento físico e gasto de calorias. Aqui, a respiração dinâmica a movimentos fortes são protagonistas.

A Power Yoga trabalha a resistência, a flexibilidade, o alinhamento muscular e suas articulações, além de aumentar seu condicionamento físico e tonificar os músculos.

Bikram Yoga

A Bikram Yoga é praticada em uma sala aquecida entre 37°C e 43°C e uma sequência predefinida de 26 posturas, é realizada durante 90 minutos de aula.

Há ganho de flexibilidade muscular devido ao ambiente aquecido e grande perda de calorias. A prática é bem controversa, dividindo opiniões pelo mundo.

O que sabemos é que a tolerância ao calor é importante e que a Bikram Yoga exige muito preparo físico!

Raja Yoga

A Raja Yoga tem seu foco na meditação, colocando o esforço físico um pouco de lado. É uma ótima opção para quem não faz questão de uma atividade física intensa, pois o foco dessa prática é realmente o relaxamento.

Ajuda a melhorar a qualidade do sono, o que traz inúmeros benefícios para a saúde, uma vez que noites bem dormidas fortalecem o sistema imunológico e auxiliam a acelerar o metabolismo.

Por causa disso, a Raja Yoga também é uma excelente aliada para combater a insônia.

Acro Yoga

O nome já dá a dica: a Acro Yoga trabalha com acrobacias, o que torna a prática muito divertida!

Integrando elementos tradicionais da prática de yoga às acrobacias de circo e ginástica, a Acro Yoga trabalha muito a força e o equilíbrio.

Esse tipo de yoga se pratica com a ajuda de um parceiro, por isso também ajuda a desenvolver a confiança.

Viniyoga

A Viniyoga é uma prática personalizada, que considera a evolução de cada indivíduo e, dessa forma, as limitações de cada aluno.

As sequências são desenvolvidas de acordo com análise das necessidades de cada um que a pratica, podendo trabalhar aspectos específicos do corpo.

Além disso, a sequência muda de acordo com o seu desenvolvimento, impedindo que com o tempo ela se torne monótona e sem desafios.

Kripalu Yoga

A Kripalu Yoga preza pela integração do corpo, da alma e das emoções. A partir disso, ela se desenvolve em três estágios.

O primeiro consiste no alinhamento e na respiração, o segundo é a superação de limites por meio de permanência nas posturas e o terceiro tem como principal objetivo eliminar as tensões internas do corpo, fazendo com que o aluno atinja um estado de meditação profunda.

Já provamos aqui que yoga é para todo tipo de pessoa. Agora é só você começar a praticar!

Dentre os diferentes tipos de yoga, já escolheu o estilo que mais te agrada? Já pratica alguma dessas modalidades? Conta pra gente nos comentários!

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários