Quando crianças, cansamos de ouvir nossos pais dizendo que videogame faz mal, que é perda de tempo… e para desligarmos logo o aparelho.

Por um lado, eles tinham razão: tudo em excesso faz mal. Por outro, não: o videogame tem vários benefícios.

Tanto para as crianças, que exercitam a criatividade, a agilidade de raciocínio e o cérebro como um todo, quanto para os adultos.

E, como você vai descobrir neste post, mais ainda para os adultos que querem emagrecer.

Mesmo que você nunca tenha sido fã dos jogos eletrônicos, você ainda pode tirar proveito dele!

Veja, abaixo, como o videogame pode fazer bem para os adultos – especialmente para aqueles que querem se livrar de uns quilinhos indesejados

Benefícios

Ajuda a combater a ansiedade e a depressão

É claro que não é nada bom ficar na frente do videogame o dia inteiro, mas jogar de forma controlada e em porções menores pode ser muito bom para sua saúde.

Um estudo da Universidade da Pensilvânia, por exemplo, descobriu que jogos mais simples podem aliviar os sintomas da depressão, já que eles melhoram a qualidade de vida de uma maneira geral e também podem controlar a ansiedade.

Além disso, o videogame pode gerar aquela sensação de satisfação e autoestima que todo mundo tem depois de cumprir tarefas ou completar algo que estava planejando. Nada mal, né?

Auxilia no desenvolvimento da empatia

Sabe aquela capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e se solidarizar? Pois bem, o videogame também pode ajudar nisso!

Um estudo feito pelo neurocientista Jeff Mogil revelou que quem jogava “Rock Band” se tornava menos desconfiado dos outros e mais solidário com a dor de pessoas desconhecidas.

Melhora o tempo de reação e os reflexos

Os jogos de ação podem diminuir (e muito) o tempo necessário para alguém ter algum tipo de reação. Tudo isso além de aumentar os reflexos consideravelmente.

Essas afirmações foram comprovadas por uma pesquisa feita em 2010 pela Universidade de Rochester, que demonstrou que quem joga games mais agitados pode ter reações até 25% mais rápidas que quem joga jogos tranquilos.

Ou seja, dependendo do que jogar, você pode ter ótimas respostas!

Melhora a concentração

A prática de jogos de videogame também pode ajudar na concentração, pois pode ativar o seu sistema de cognição e fazer com que seu cérebro fique mais ligado.

Os benefícios seguem até quando o praticante fica mais velho, desenvolvendo a capacidade de multitarefas, como foi comprovado por outros estudiosos. Neste caso, as pessoas de mais idade conseguem fazer várias tarefas ao mesmo tempo e ainda aprimoram a memória e a atenção.

Exercício físico e emagrecimento

Com o desenvolvimento dos videogames, existem hoje várias opções que exploram sensores de movimentos e que você precisa mexer muito para atingir todos os objetivos do jogo.

Esses sensores de movimentos permitem que a pessoa se exercite enquanto joga, e o resultado pode ser o tão sonhado emagrecimento! Existem vários relatos na internet de pessoas que conseguiram emagrecer com a prática do videogame.

Afinal de contas, esse tipo de exercício pode se revelar muito mais dinâmico e interessante, não é mesmo? E claro, é uma ótima oportunidade para quem não curte a vida de academia. Assim, você perde peso de uma forma mais descontraída e divertida.

Opções de jogos

Com a popularização dos videogames, o que não falta é opção de jogos para quem quer ter um perfil mais fitness. Ou seja, se você quer emagrecer como se estivesse brincando, pode tentar algum destes que listamos para você:

Dance Revolution

O “Dance Revolution” ganhou destaque em todo o mundo e é muito provável que você já tenha visto alguém brincando ou jogando (basta dar uma olhada nos shoppings). Pois bem, a vantagem é que, enquanto você dança, também está queimando aquela gordurinha extra.

Imagina um passo de dança muito cansativo. Agora imagine várias músicas em sequência. É, o cenário é exatamente esse: cansativo e de diversão ao mesmo tempo! Com ele, você pode também aprender a dançar, seguindo as setas na tela e sabendo onde você deve pisar no tapete.

O jogo é tão utilizado para quem quer emagrecer que já existem versões que não contam os pontos que você fez por passos certos, e sim qual foi a quantidade de calorias perdida na dança. E mais: você pode encontrar uma adaptação para diversos tipos de videogame.

EA Sports Active

A série da EA Sports é mais uma ótima opção para quem quer emagrecer e se divertir. O game já se difundiu para diversas plataformas e conta com um personal trainer virtual que trabalha comandando os exercícios.

Com ele, você pode desenvolver uma rotina de exercícios de 20 minutos, por exemplo, ou algo mais elaborado, como um plano de 30 dias. Ainda, é possível criar sua própria rotina e ele já vem até com acessórios de elástico de resistência e prendedor de perna.

Com este jogo, não existem desculpas para não praticar do jeito certo e chegar no peso que você tanto quer!

Wii Fit

O “Wii Fit” é o jogo mais popular quando estamos tratando de exercícios físicos. Criado pela própria Nintendo, o jogo é voltado para um trabalho completíssimo sobre a saúde do jogador, tendo um perfil muito mais profundo.

Ele também foi o primeiro a trazer o uso do Balance Board, que é uma balança que funciona como um controle. Ele serve para medir o peso, a pressão e até a possível inclinação do jogador. Legal demais, né?

Enquanto você se exercita, pode usar o aparelho de forma muito diferente. E o melhor: dá para se divertir sozinho e em grupo!

Zumba Fitness

A Zumba é uma das modalidades preferidas de quem quer emagrecer dançando nas academias, não é? Ela não poderia faltar na nossa lista e nos videogames!

O conceito do exercício é fazer com que o praticante dance e se movimente bastante em ritmos diferentes. Os movimentos podem ser bem variados ou ter um perfil mais repetitivo.

O jogo já foi campeão de vendas no Reino Unido e coloca todo mundo para mexer o esqueleto. Ele pode não ser tão diferente de outras opções, mas é um verdadeiro sucesso!

Os preços dos jogos são muito variáveis, mas você consegue encontrar um que você goste muito e que caiba no seu bolso. Não se esqueça de pesquisar na internet!

Agora você já sabe que jogar videogame pode treinar o seu cérebro, desenvolver seu raciocínio e ainda te ajudar a emagrecer. Ou seja, suas funcionalidades são muito interessantes e podem fazer muito bem para a saúde!

Só não vale comprar jogos que vão te fazer ficar sentado horas e horas, e ainda se entupir de guloseimas enquanto joga, né?!

Você sabia que o videogame pode ajudar a emagrecer?

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários