Amado por uns e temido por outros, o leite e seus derivados são quase onipresentes no dia a dia da maioria dos brasileiros: seja no iogurte de manhã, no sanduíche de ricota à tarde ou no molho à base de creme de leite do jantar, às vezes nem percebemos que estamos consumindo leite de vaca.

Mas sabia que, além dele, também existem muitas outras opções para quem está querendo evitar a lactose ou apenas variar o cardápio?

Conheça, no post de hoje, 6 tipos de leite diferentes e saiba quais são as vantagens e desvantagens de cada um!

Leite de vaca

Campeão nas prateleiras dos supermercados, o leite de vaca é tão consumido que ganhou diversos subtipos para atender às necessidades de todo mundo.

Do desnatado ao integral, passando pelo sem lactose e com adição de cálcio ou ferro, o leite de vaca ainda levanta algumas polêmicas, principalmente quanto à necessidade de consumo na idade adulta.

Confira os benefícios reais desse tipo de leite e conheça alguns dos principais mitos e verdades sobre ele neste outro post.

Leite de cabra

Mais magro, porém com um sabor bem mais forte que o do leite de vaca, o leite de cabra pode chegar a ter 30% menos colesterol que o irmão bovino, sendo digerido muito mais facilmente.

Além disso, por conter muito menos alergênicos, ele é o leite ideal para quem tem intolerância ao leite de vaca, sabia disso?

Leite de búfala

O uso mais conhecido do leite de búfala é na preparação da famosa muçarela de búfala e outros queijos como a burrata.

Mas além de ser delicioso e um ingrediente elementar da culinária italiana, o leite de búfala ainda tem a vantagem de ter mais proteínas, cálcio e ferro que o leite de vaca.

A desvantagem é que, infelizmente, ele também tem mais lactose e quase o dobro de lipídeos quando comparamos as versões integrais dos dois tipos de leite.

Leite de soja

Adorado pelos intolerantes à lactose, o leite de soja também tem benefícios para quem não tem nenhum problema com a proteína do leite de vaca.

Isso porque ele é rico em um composto orgânico poderosíssimo chamado isoflavona, que ajuda a prevenir o câncer de mama, de útero, de cólon e de próstata, e ainda alivia a TPM e a menopausa! Para quem quer emagrecer, o leite de soja também é um grande aliado, já que tem menos colesterol e gordura.

Mas atenção: o leite de soja não é indicado para quem tem anemia ou hipotireoidismo, nem para crianças menores de 3 anos, ok?

Leite de coco

O leite de coco é tão saudável que chegou a ser considerado por muitos o alimento mais próximo ao leite materno.

Por conter fibras, ele aumenta a sensação de saciedade, dando aquela mãozinha na perda de peso.

Mas isso está longe de ser tudo: o leite de coco ainda é rico em minerais como ferro, zinco e potássio, tem antioxidantes como o selênio e o magnésio, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo e alivia problemas gástricos!

Leite de amêndoas

Por último, o leite de amêndoas é um substituto ideal para quem é alérgico ao leite de vaca e também para quem tem intolerância à soja.

Mas, como sempre, os benefícios desse leite não são só para quem tem alergia: ele é rico em fibras, cálcio e magnésio, tem baixo índice glicêmico e é de fácil digestão!

Como se não bastasse, dá para fazer o leite de amêndoas em casa mesmo, com a ajuda de um processador ou liquidificador e um coador de pano. Bem prático!

Você consome algum desses tipos de leite? Qual deles é o seu preferido? Comente, compartilhe os benefícios conosco e não deixe de contar com a ajuda do Ultra Slim para emagrecer mais rápido e com mais saúde!

 

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