A indústria alimentícia está sempre se reinventando e depois de vivermos a era das comidas processadas e congeladas, estamos voltando à busca por uma alimentação cada vez mais natural e saudável. Estamos vivendo, atualmente, a era dos superalimentos. Você já deve ter ouvido falar em algum deles como Goji Berry, linhaça, chia e quinoa, e agora conhecerá melhor a batata yacon.

Mas, o que é essa batata?

A yacon é um tubérculo, da família das batatas, mandiocas e do inhame, encontrado na região da Cordilheira dos Andes e, portanto, consumida popularmente pela população chilena, boliviana e peruana. Conhecida também na Europa, a batata yacon chegou com status de milagrosa no Brasil, ainda no início de 2011, sendo consumida por pacientes com diabetes.

Porque ela é considerada um super alimento?

Essa batata é classificada como um super alimento – aqueles que possuem propriedades nutricionais com função protetora ou benefício cientificamente conhecido pelo organismo humano. A yacon ganhou esse status por sua grande concentração de frutooligossacarídeos (ou FOS) e inulina em uma única porção do alimento. O FOS é uma fibra alimentar muito utilizada pela industria alimentícia e a inulina é um frutano, espécie de açúcar não digerido pelo nosso organismo. Além dessas características nutricionais, a batata yacon também é rica em potássio e tem teor calórico baixo em relação aos outros tubérculos.

Benefícios da Yacon

Devido à sua boa concentração de fibras alimentares, a yacon se tornou grande aliada dos diabéticos, por agir diretamente no controle da glicemia sanguínea e ser um carboidrato de baixo índice glicêmico (com absorção mais lenta). Além disso, a presença das fibras também auxiliam a regular o trânsito intestinal, controlar o colesterol e aumentar a sensação de saciedade depois de sua ingestão. A Yacón pode ser uma opção de fonte de potássio para indivíduos com maior necessidade ou deficiência desse mineral.

Como a yacon pode fazer parte da alimentação?

A batata yacon é um carboidrato como outro qualquer, apesar de ter valor calórico inferior às mesmas porções de batata inglesa, mandioca, inhame ou arroz. Por esse motivo, a introdução dela em sua alimentação deve ser feita com a mesma moderação que ingerimos outros carboidratos. Ao optar por consumir a yacon, você deve, preferencialmente, diminuir ou retirar algumas porções de carboidratos de sua dieta, já que é uma opção que substituirá esse grupo alimentar.

Como posso comer?

Diferente dos outros tubérculos, a batata Yacón deve ser consumida crua, para valorizar seu efeito benéfico por meio das das fibras alimentares. Como possui sabor adocicado e grande concentração de água em sua composição, a yacon tem consistência parecida com algumas frutas e pode ser consumida pura ou em forma de suco, podendo também ser batida e misturada com outras frutas e saladas.

Chá de folha de yacon pode ser consumido?

Alguns curiosos tem se arriscado a consumir o chá da folha de yacon, como uma maneira de obter maior consumo de fibras alimentares. Esse consumo não é encorajado por profissionais da saúde por ser relacionado a complicações renais em alguns pacientes.

Ficou curioso para provar a yacon? Já provou? Conte-nos se gostou ou não, e se tiver receitas com esse ingrediente, compartilhe nos comentários aqui embaixo.

 

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