A dieta detox é uma prática alimentar que tem sido procurada por muitas pessoas que querem melhorar sua qualidade de vida e até mesmo perder alguns quilinhos em determinada época do ano. Mas sabemos que a detox não pode ser praticada por muito tempo — a prática ideal é de até duas semanas —, já que ela é considerada uma alimentação restritiva.

Se você quer continuar usufruindo dos benefícios de uma alimentação detox, mesmo depois de encerrar o seu período de dieta restritiva, é possível introduzir os sucos detox na sua rotina, bebidas ricas em antioxidantes.

Nesse artigo separamos para você quatro receitas fáceis de suco verde detox para você fazer em casa e aumentar o valor nutricional de suas refeições. Que tal dar uma olhada nessas preparações? Acompanhe nossas sugestões e bom apetite!

Suco verde detox tradicional

Você provavelmente já ouviu falar do suco verde detox tradicional. Ele é elaborado com vários vegetais de coloração verde e que são ricos em nutrientes indispensáveis para a desintoxicação e nutrição do organismo.

O ingrediente de destaque desse suco é a couve, que é rica em fibras, ferro, cálcio e antioxidantes naturais, que ajudam a combater os radicais livres.

Quando somada ao valor nutricional da laranja e do limão (ricos em vitamina C), do salsão, salsinha e pepino (ricos em fibras e minerais essenciais para a nossa saúde), essa mistura ajuda a elaborar uma das bebidas mais poderosas da alimentação detox.

Ingredientes

  • ½ folha de couve manteiga crua;
  • ½ colher de sobremesa de suco de limão;
  • 1 copo de suco natural de laranja persa;
  • ½ colher de sobremesa de salsinha;
  • 1 talo de salsão;
  • ½ unidade de pepino sem casca.

Modo de preparo

Higienize bem todos os vegetais que serão utilizados na receita. Enxágue os produtos em água corrente antes de picar e levar ao liquidificador.

Bata todos os ingredientes juntos até obter uma mistura bem homogênea, adicionando um pouquinho de água mineral, caso queira deixar a bebida um pouco menos grossa. Sirva sem coar em um copo com gelo e consuma imediatamente.

Detox de kiwi e morango

suco verde detox

Outro suco verde detox saboroso e muito interessante de fazer em casa é o de kiwi e morango.

Essas duas frutas, ricas em vitaminas e minerais, são também importantes fontes de fibras alimentares e de sabor, deixando o suco detox discretamente doce, sem exigir a adição de açúcar na sua receita.

O morango é o destaque dessa preparação, já que é rico em compostos flavonoides, que atuam como antioxidantes naturais e protegem também a saúde do coração.

Além disso, o morango, assim como kiwi, é uma fruta com baixo valor calórico.

Nessa receita, essas frutas são associadas à água de coco, um isotônico natural e rico em minerais indispensáveis para a nossa saúde, e algumas raspas de gengibre, alimento que apresenta poder termogênico e ajuda a elevar o nosso metabolismo corporal.

Ingredientes

  • 250ml de água de coco;
  • 8 morangos;
  • 2 kiwis sem casca;
  • Raspas de gengibre.

Modo de preparo

Higienize bem o morango e o gengibre, descasque o kiwi e prepare a água de coco para adicionar à mistura (evite usar água de coco industrializada, prefira a natural sempre que possível).

Pique os ingredientes e coloque-os no liquidificador, batendo tudo até produzir uma mistura homogênea.

Sirva imediatamente em um copo com gelo sem coar. Adicione ao final algumas raspas de gengibre e consuma para aproveitar todos os nutrientes disponíveis nessa bebida.

 Detox verde com beterraba e maçã

Outro tipo de suco verde detox que pode ser preparado na sua casa não leva couve ou salsão na sua preparação, mas sim espinafre e hortelã, para garantir a coloração verde e os ingredientes indispensáveis nessa bebida tão poderosa.

Nessa receita, além das características nutricionais do espinafre e da hortelã, podemos observar a introdução da beterraba, que é um alimento importantíssimo para ajudar o fígado a processar as toxinas corporais, da maçã, que é rica em fibras alimentares e do chá-verde, que é um poderoso termogênico natural.

A mistura é finalizada com o óleo de coco, que apresenta em sua composição ácidos graxos essenciais que ajudam a garantir a ingestão de gorduras saudáveis para a nossa rotina.

Ingredientes

  • 2 fatias de beterraba crua sem casca;
  • 1 maça pequena com casca;
  • 1 colher de gengibre ralado;
  • 1 pires de chá de espinafre;
  • 1 colher de óleo de coco;
  • 1 colher de hortelã;
  • 1 xícara de infusão chá-verde sem açúcar.

Modo de preparo

Higienize bem todos os ingredientes que serão utilizados no suco. Enquanto você remove a casca da beterraba, prepare a infusão de chá-verde sem a adição de açúcar. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até conseguir uma mistura homogênea. Sirva em um copo com gelo, sem coar, e consuma imediatamente.

Suco verde diurético

suco verde detox

As características diuréticas de alguns alimentos também são muito interessantes para a elaboração de sucos verdes detox.

A alimentação detox precisa da ajuda desses alimentos para acelerar a eliminação das toxinas encontradas no organismo, que são expelidas do corpo através da filtração glomerular, que acontece no rim.

Nessa receita de suco detox, o melão é o ingrediente principal, já que ele apresenta as características diuréticas tão procuradas por praticantes da alimentação desintoxicante.

Para completar o poder nutricional dessa bebida, adicionamos a couve, a hortelã e o suco de limão, todos ingredientes ricos em antioxidantes naturais que são capazes de combater a ação dos radicais livres no nosso corpo.

Ingredientes

  • ¼ de prato de sobremesa de couve manteiga crua;
  • 1 copo de água de coco;
  • ¼ de colher de sopa de suco de limão;
  • 1 fatia grossa de melão;
  • 1 colher de sopa de hortelã.

Modo de preparo

Higienize bem a couve e a hortelã, passando essas folhas em uma ducha de água antes de colocar no liquidificador. Use água de coco natural, sempre que possível, evitando comprar os sucos comercializados em caixinha. Pique o melão e esprema o limão para obter o suco.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo até fazer uma mistura bem homogênea. Sirva sem coar em um copo com gelo e consuma imediatamente.

Não se esqueça que para adicionar essas receitas de suco verde detox na sua rotina alimentar, é interessante contar com a orientação de um nutricionista. Esse profissional vai lhe ajudar a adequar a sua alimentação e a introduzir essa bebida nos momentos ideais para o seu consumo. Quais dessas receitas de suco verde detox é a sua favorita? Conte para a gente!

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários