Se você é uma pessoa que gosta de estar ligada no que acontece ao seu redor e ainda se importa com o seu bem-estar físico e mental, com certeza já ouviu falar sobre o conceito de detox. Este é um termo que tem sido usado com uma frequência cada vez maior pelas pessoas e, principalmente, pela mídia especializada em nutrição e saúde.

Mas nem sempre ele é usado da maneira mais adequada.

Muitas vezes, vemos este conceito é associado a dietas da moda, ligadas apenas ao emagrecimento que podem proporcionar aos adeptos. O conceito de detox vai muito além do simples emagrecimento. Ele se refere ao processo de limpeza do organismo, à limpeza das substâncias impuras que são introduzidas através de exageros na alimentação.

A forma mais comum de aplicar este conceito ao cotidiano é através dos sucos detox.

Além de ser uma forma prática de preparar e consumir os alimentos, o suco traz diversos benefícios para a saúde.

Quer entender um pouco mais sobre o universo do suco detox? Confira este nosso guia completo!

Afinal, o que é o suco detox?

O suco detox é uma bebida que apresenta a combinação de alimentos que têm a função de fazer a limpeza hepática, auxiliando no processo de eliminação de toxinas prejudiciais ao organismo. O processo é chamado de detoxificação, mas ganhou a abreviação “detox” a partir da popularização da prática.

Estas toxinas sobrecarregam o corpo e atrapalham o funcionamento das atividades normais do organismo e, por isso, devem ser eliminadas.

Por que a limpeza hepática?

O fígado é o órgão responsável por fazer a absorção das substâncias que são ingeridas, tanto pela alimentação, quanto por meio da respiração, do contato com substâncias que podem ser absorvidas pela pele, etc.

Quando as pessoas ficam em constante contato com impurezas da atmosfera ou têm uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras saturadas e prejudiciais, o fígado pode ficar sobrecarregado quando tentar fazer a absorção dessas substâncias, que não são naturais para o organismo.

A partir da limpeza do fígado é possível diminuir a presença das toxinas, aumentando a capacidade funcional deste órgão, para que ele possa absorver ao máximo os nutrientes de qualidade que forem ingeridos.

Por que fazer detox através dos sucos?

A ingestão de líquidos é uma das maneiras mais eficientes de promover a limpeza do organismo, já que vai estimular a filtragem e absorção dos nutrientes presentes no sangue, aumentando também a produção de urina, que é a principal forma que o organismo utiliza para eliminar as toxinas. Quanto mais líquidos forem ingeridos, maior será a eficácia da detoxificação.

Um passo fundamental do processo de detox é a ingestão de líquidos. Além do consumo do suco detox, é fundamental aumentar consideravelmente a ingestão de água — de 3 a 5 litros por dia —, otimizando a capacidade de absorção do fígado e a função diurética do processo e potencializando a limpeza do organismo.

 

suco detox limão com gengibre

Suco detox Limão com Gengibre

Quais são os benefícios do suco detox?

Já te mostramos a função do suco detox na limpeza do organismo, fundamental para manter a saúde em dia e permitir que o organismo funcione da maneira com que ele foi programado para fazer.

Mas existem outros benefícios que acontecem em decorrência desta limpeza. Confira quais são eles a seguir:

Ajuda a desinchar

O suco detox tem papel fundamental na limpeza das toxinas e no aumento da diurese, ou seja, do volume de excreção de urina. Assim, o organismo passa a reter menos líquidos, diminuindo muito o efeito de inchaço, que é evidenciado principalmente no rosto e na região abdominal.

Quando o consumo de sódio é mais alto do que as quantidades recomendadas, o corpo tende a reter água, mantendo a concentração ideal de sódio para o funcionamento do corpo.

O suco detox, por sua vez, estimula a eliminação do excesso de sódio no corpo através da urina, eliminando também os líquidos que foram retidos. A sensação de inchaço passa, diminuindo principalmente a indesejada “barriguinha”.

Diminui os sintomas da enxaqueca

A enxaqueca pode ser causada por diversos fatores, como estresse, insônia, variações hormonais, ansiedade e má alimentação. Mas o consumo de algumas substâncias pode diminuir e até acabar com os sintomas da enxaqueca.

O ômega-3, que tem funções anti-inflamatórias; e o magnésio, que age como um calmante natural; são os principais nutrientes que atuam contra a enxaqueca. Alimentos como semente de linhaça e folhas verde-escuras — como o espinafre —, devem ser acrescentadas ao suco detox para combater a enxaqueca.

Estimula os sistemas digestivo e imunológico

Como o suco detox é constituído basicamente por alimentos naturais, a concentração de fibras é muito alta. Desta forma, o sistema digestivo funciona melhor, incentivando os movimentos peristálticos e regularizando a frequência de funcionamento.

Além disso, as receitas que apresentam alimentos cítricos e folhas verdes têm altas concentrações de vitamina C e ácido fólico. Estas são substâncias estimulam as células de defesa do sistema imunológico.

Aumenta a sensação de bem-estar

Por ser essencialmente natural e conter diversos nutrientes em sua constituição, o suco detox tem efeitos claros no aumento da sensação de bem-estar, atuando, inclusive, na melhoria da qualidade de sono. Substâncias que são essencialmente anestésicas e energéticas compõem os sucos, fazendo com que as pessoas que os tomam se sintam mais dispostas para enfrentar o dia a dia.

Principalmente quando aliado à prática de exercícios físicos, o consumo de sucos detox ajuda na melhora do humor, graças à produção de serotonina e endorfina, que são hormônios naturais responsáveis pela sensação de bem-estar.

Praticidade

O suco detox é muito fácil de fazer e não tem nenhum segredo. Você só precisa adicionar os ingredientes escolhidos e água (ou água de coco, em algumas receitas) no liquidificador e pronto!

Se você quiser ter menos trabalho — se é que isso é possível — você pode fazer uma receitinha básica de gelo de couve (confira a receita abaixo), para ir usando e variando as receitas. Assim, o suco ficará geladinho e você não vai precisar ficar lavando e picando couve todos os dias.

Variedade

Uma das principais vantagens do suco detox é que ele possui uma variedade muito grande de combinações. As receitas podem ser usadas tanto para evitar que você enjoe de tomar sempre a mesma coisa, quanto para oferecer benefícios diferentes.

Algumas combinações de sucos detox têm outras vantagens além das citadas acima. Por exemplo, uma combinação rica em frutas e legumes que possuam betacaroteno — como cenoura e beterraba —, auxilia na produção interna de vitamina D, fazendo os alimentos atuarem como bronzeadores naturais.

Suco detox de beterrada

Suco detox de beterraba

Alta qualidade nutricional

Além de ser muito usado como método de limpeza das toxinas, o suco detox é utilizado para fornecer as quantidades indicadas de micronutrientes necessárias para o funcionamento perfeito do corpo.

Estes micronutrientes são vitaminas, minerais e até mesmo enzimas, que são utilizadas pelo organismo como combustíveis para colocar as reações químicas do corpo em andamento.

Mas então, o suco detox emagrece mesmo?

A primeira coisa a ter em mente é que o suco detox não faz milagres.

Ele é uma ferramenta poderosa que auxilia as pessoas a manter um estilo de vida mais saudável mas que, sozinho, não é capaz de promover a limpeza e a eliminação de gorduras corporais.

Mesmo assim você pode acreditar na eficiência dessa prática. Aliado à uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, o suco detox auxilia no processo de emagrecimento e de eliminação de toxinas.

Como perder medidas?

A função diurética provocada pelo consumo do suco detox tem papel importante na eliminação do inchaço corporal.

A partir do momento em que as quantidades extras de líquidos que estavam sendo armazenadas no organismo são eliminadas, a sensação de inchaço diminui, assim como o volume corporal. É possível perder algumas medidas, principalmente as da circunferência abdominal e do quadril, que são as regiões que mais acumulam gordura.

Aumenta a motivação

Levando em conta o fato de que o suco detox é fundamental para aumentar a motivação e a sensação de bem-estar em quem o consome, é fácil imaginar que estas pessoas vão ficar estimuladas a praticar mais exercícios físicos.

As atividades, principalmente as aeróbicas, atuam no sistema cardiorrespiratório, aumentando a queima de calorias do corpo mesmo em repouso.

Ou seja, o suco detox tem função direta na manutenção do estilo de vida saudável que também é uma ótima maneira de emagrecer e manter a saúde em dia.

Estimula a sensação de saciedade

A sensação de saciedade do suco detox vem das fibras, presentes nas folhas verdes e nas cascas de frutas. Isto significa que as fibras são substâncias que demoram mais do que as outras para serem digeridas pelo organismo, mantendo o processo digestivo por mais tempo.

Assim, a sensação de fome é adiada por mais tempo, fazendo com que as pessoas se sintam satisfeitas por um período maior, evitando crises de fome ou de ansiedade, que podem ser verdadeiras sabotadoras de qualquer dieta.

Diminui o consumo de açúcar

O suco detox pode ser visto como uma opção para substituir o consumo de refrigerantes ou, até mesmo, de sucos industrializados. Sendo assim, as grandes porções de açúcares artificiais e conservantes que são altamente prejudiciais ao organismo, são evitadas para que os diversos nutrientes do suco detox sejam ingeridos.

Além de evitar o aumento do peso que provavelmente seria causado pelo consumo de tais bebidas, a substituição pode ser uma ótima forma de manter a vida saudável.

Substituição de gorduras

Como normalmente o suco é inserido na alimentação no momento do desjejum (ou café da manhã), servindo como uma substituição para os alimentos que eram consumidos nesta refeição, ele funciona como uma forma de ingerir os nutrientes, mas sem as gorduras que normalmente estão presentes na refeição.

Optando pelo suco, deixa-se de comer ovos, manteiga, requeijão, pão e outros alimentos que fornecem gorduras ao organismo, sem serem fontes naturais de nutrientes.

Ação termogênica

Ao adicionar alimentos termogênicos, como canela, gengibre e chá-verde, por exemplo, o suco detox incentiva a aceleração do metabolismo. Esta ação atua diretamente no auxílio ao emagrecimento, já que induz o organismo a gastar mais energia para realizar suas ações básicas, permitindo um maior gasto calórico e queima de gorduras corporais.

As melhores receitas de suco detox

Agora que você já sabe os principais benefícios de consumir suco detox deve estar querendo conhecer algumas das melhores receitas, certo?

Aqui listamos receitas que são muito efetivas pros quesitos listados acima e que, se consumidas conforme as indicações, te trarão diversos benefícios à saúde. Vamos lá?

Suco verde

Muitas vezes, os sucos detox e suco verde são confundidos e interpretados como sendo a mesma coisa. Mas a verdade é que o suco verde é um tipo de detox que tem as principais vantagens do suco detox na sua constituição básica.

O principal elemento do suco verde é a couve, que tem as funções anti-inflamatória e cicatrizante, cumprindo papel fundamental no processo de prevenção de doenças e no funcionamento adequado do organismo. Além disso, esta hortaliça ajuda na eliminação da celulite, além de agir diretamente na desintoxicação e na diurese, que ajuda no processo de desinchar.

Como ela é o principal ingrediente, é fácil entender por que este suco recebe o nome de suco verde, não é mesmo?

Outro componente fundamental é o gengibre que, como dito anteriormente, têm função termogênica e é um bom auxílio para quem deseja perder as gordurinhas extras. Confira a receita a seguir:

Ingredientes

  • 3 folhas de couve;
  • 2 laranjas;
  • 1 gengibre;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Descasque as laranjas, partindo em pedaços e tire as sementes. Coloque-as no liquidificador juntamente com as folhas de couve já lavadas e com os talos. Acrescente um pedaço do gengibre de acordo com o seu gosto (cuidado, pois o gengibre tem o gosto muito forte!). Complete acrescentando a água e, em seguida, bata todos os ingredientes. Coe e sirva com bastante gelo. Adoce a gosto.

Suco detox de melancia com gengibre

Esta receita é uma boa opção para se refrescar. A combinação dos seus ingredientes, além de ter a função de eliminar as toxinas, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, ativar o sistema imunológico e aumentar os níveis de hidratação do corpo.

A melancia tem agentes que auxiliam no funcionamento apropriado dos rins, melhorando a qualidade e a frequência da filtragem do sangue, fazendo com que a hidratação corporal se mantenha em ordem.

O gengibre tem características termogênicas, auxiliando a acelerar o metabolismo e a queima de gordura.

O último ingrediente é a linhaça, que tem papel fundamental e complementar ao das substâncias dos outros ingredientes. Ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, melhora a pressão arterial, ajuda na regulação do intestino e tem efeito anti-inflamatório. Confira a receita:

Ingredientes

  • 3 fatias de melancia sem caroço;
  • 1 colher de chá de linhaça triturada;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se sentir necessidade, acrescente uma pequena quantidade de água. Sirva com bastante gelo e adoce a gosto (sem exagerar, claro).

O agente laranja

Esta receita foi inventada pela escritora e empreendedora Lucília Diniz e promete auxiliar o organismo no combate às toxinas indesejadas e na renovação das células e da estrutura da pele.

Este suco tem grande auxílio na reposição de sais minerais perdidos ao longo do dia, seja por meio do suor ou da urina.

Contendo poucas calorias na sua composição, o champignon contribui muito para a perda de peso, agindo diretamente na sensação de saciedade.

O limão, por seus componentes ácidos e antioxidantes, ajuda a eliminar as gorduras corporais.

Já a erva-doce é acrescentada para auxiliar no processo digestivo e reduzir a vontade de comer doces, enquanto a goji berry age combatendo os efeitos nocivos que o sol causa na pele.

A cenoura e o pimentão são acrescentados pois também possuem ação antioxidante.

A combinação destes elementos é uma verdadeira aliada ao combate a doenças cardíacas, ao funcionamento do sistema imunológico e à diminuição da fadiga e do envelhecimento precoce. Então, anote a receita:

Ingredientes

  • 200ml de suco de cenoura (passado na centrífuga);
  • 200ml de suco de pimentão amarelo (passado na centrífuga);
  • 2 colheres de chá de goji berry;
  • 50ml de suco de erva-doce (passado na centrífuga);
  • 100ml de suco de limão;
  • 50ml de suco de champignons frescos (passado na centrífuga).

Modo de preparo

Separe inicialmente os ingredientes que devem ser passados na centrífuga e faça o processo com cada um deles, separadamente. Depois, acrescente todos no liquidificador, juntamente com o suco de limão e a goji berry. Bata tudo e sirva com bastante gelo.

Observação: para aumentar a sensação de saciedade, você pode substituir a goji berry por uma maçã. Os demais efeitos do suco se manterão.

Suco detox de tomate

Esta é outra ótima opção para se refrescar nos dias mais quentes e aproveitar os principais benefícios dos seus componentes. O diferencial é a presença da água com gás, que aumenta a sensação de saciedade e também é uma forma de repor eletrólitos, como o sódio e o potássio.

Além disso, também é acrescentada a pimenta do tipo tabasco na receita, que tem função termogênica, promovendo a aceleração do funcionamento do metabolismo. Com isso, as calorias são queimadas e fica mais fácil eliminar as gorduras. Fique atento à receita a seguir:

Ingredientes

  • 200ml de suco de tomate pronto;
  • 25ml de suco de limão;
  • 2 gotas de pimenta Tabasco (a gosto);
  • 200ml de água com gás.

Modo de preparo

Coloque no liquidificador o suco de tomate, suco de limão e a pimenta e bata rapidamente. Depois, acrescente a água com gás e bata mais um pouco. Sirva com pedras de gelo.

Suco verde com água de coco

Esta receita tem como diferencial a composição com água de coco, que é considerada um isotônico natural, ou seja, uma fonte de sais minerais e ótima maneira de repor energias.

O suco verde com água de coco pode ser um verdadeiro aliado em diversas situações, como para curar a sensação de ressaca, repor eletrólitos perdidos em caso de alguma disfunção intestinal, ou até mesmo após treinos esportivos muito intensos.

Ingredientes

  • 2 folhas de couve;
  • 1 colher de sopa de gengibre;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 3 gotas de pimenta Tabasco;
  • 300ml de água de coco.

Modo de preparo

Adicione no liquidificador a couve com o talo, o gengibre e a água de coco. Depois, acrescente o suco de limão e as gotas de pimenta tabasco. Bata tudo e sirva bem gelado.

Gelo de couve

Se você quer aumentar a praticidade, aposte no gelo de couve. Assim, você pode garantir que as diversas receitas vão conter os benefícios da couve e que você terá menos trabalho no dia a dia. A forma mais comum desta receita é tendo a couve como principal hortaliça, mas, na verdade, outras também podem ser usadas, como o agrião e o espinafre, por exemplo. Veja como é simples:

Ingredientes

  • 2 folhas de couve;
  • 300ml de água.

Modo de preparo

Rasgue rapidamente as folhas de couve (ou da hortaliça que você preferir utilizar) e coloque uma pequena porção no liquidificador junto com a água. Bata até ficar líquido, e então vá adicionando mais porções da couve, até ter completado o processo com toda a couve.

Não é necessário que fique muito líquido, apenas o suficiente para colocar a mistura em forminhas de gelo. Depois de preenchidas, coloque as forminhas no congelador.

Quando estiverem congeladas, use da maneira que achar mais adequada nas suas receitas. A medida ideal é aproximadamente 2 cubos de gelo de couve para 200ml de suco feitos.

Conclusão

Agora que você já conhece as principais vantagens desta bebida, pode inseri-la na sua dieta para manter um padrão de vida mais saudável. Mas não se esqueça: o suco detox não vai conseguir limpar todas as toxinas do seu organismo sozinho se você ingerir grandes quantidades de alimentos prejudiciais.

Por isso, é importante aliar o consumo de suco detox com hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, assim como com a prática de exercícios físicos regulares. Desta forma, os benefícios serão ainda mais potencializados no seu organismo!

Teste nossas receitas e fique à vontade para criar os seus próprios sucos detox! Compartilhe as suas experiências com a gente através do espaço de comentários!

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários