As pessoas tentam todo tipo de dieta para perder peso e muitas vezes adotam hábitos que não são saudáveis. Excluem nutrientes essenciais, comem errado, ficam longos períodos em jejum e se arriscam até a ter uma hipoglicemia. Uma das opções que se tornou tendência e tem feito a cabeça de muitas pessoas é a ingestão dos shakes: bebidas que prometem muitos nutrientes para quem as ingere. Porém, seu uso efetivo não é propriamente substituir grandes refeições, embora muitos o façam. Será que isso pode trazer riscos à saúde? Para descobrir se substituir refeições por shakes é saudável, continue lendo…

Qual a composição dos shakes?

Óbvio que as fórmulas dos shakes variam de uma marca para outra, porém todas buscam fornecer um alimento mais completo no que se trata de macro e micronutrientes. Para ter registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esse produto deve preencher alguns requisitos nutricionais, contendo quantidades mínimas de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais, além de conter a quantidade adequada de calorias.

Como os shakes podem ajudar no emagrecimento?

De uma forma resumida, o que nos faz ganhar ou perder peso é nosso equilíbrio calórico. Se você consome mais do que gasta, vai engordar. Se gasta mais do que consome, vai emagrecer. Lógico que existem outros fatores a serem levados em consideração, mas a grosso modo é isso o que deve ser observado em nossa alimentação. Os shakes podem substituir uma refeição, oferecendo nutrição adequada, porém com uma quantidade menor de calorias que você consumiria em sua alimentação padrão. Assim, você cria um déficit de calorias e promove o emagrecimento.

Quais refeições podem ser substituídas?

O ideal é substituir apenas uma ou duas refeições e de preferência que sejam os lanches. O café da manhã e o almoço, por exemplo, são essenciais para dar energia e ânimo ao dia a dia e o recomendado é fazê-los de forma adequada. Você pode usar o shake no lugar dos lanches, da ceia e, com um plano alimentar bem definido, até do jantar. Ele é perfeito para aquelas refeições intermediárias, como o lanche da tarde, quando costumamos comer guloseimas ou simplesmente o que estiver disponível.

Como emagrecer rápido tomando shakes?

Pouco adianta você usar esses suplementos e substituir refeições, se continuar a comer excessivamente e mal. Preste atenção ao que vai ingerir no café da manhã, evitando cereais ricos em açúcar, queijos gordurosos e similares, no almoço ou jantar você precisa evitar o excesso de carboidratos e carnes gordas. Quitutes e petiscos também devem ser deixados de lado e sobremesas apenas com muita moderação. Evite os excessos!

Seguindo essas dicas, você pode usar seu shake com segurança e ainda perder bons quilinhos, sem abrir mão da saúde. Eles são práticos, saborosos e podem ser grandes aliados de um bom plano alimentar. Monte o seu de maneira adequada e sinta a diferença: você vai ganhar em autoestima e bem-estar. Ainda ficou alguma dúvida sobre a substituição das refeições por shakes? Escreva sua pergunta no comentário.

 

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