Nos EUA e na Europa, as dietas vegetarianas são bastante comuns. No Brasil nem tanto, mas esse estilo de vida ganha cada vez mais adeptos.

São vários os motivos: da preocupação com o bem-estar animal à procura por uma alimentação mais saudável – especialmente quando o assunto é carne vermelha.

Não que a carne bovina seja, por si só, ruim para a saúde, mas a forma como ela é produzida atualmente, sim: para acelerar a produção, os animais recebem grandes doses de hormônios e remédios, que depois vêm para o nosso organismo.

A discussão é bastante longa, com prós e contras de ambos os lados, mas o ponto aqui não é impor o vegetarianismo – a ideia é sugerir a redução na ingestão de carne vermelha.

E isso é fácil para muita gente em pelo menos um dia do ano: a Sexta-feira Santa, feriado religioso em que os cristãos não podem comer carne vermelha.

Para aproveitar a ocasião, separamos uma receita, criada pelo site vegano Herbi-voraz, que pode ser uma boa opção para este dia sem carne: o Hambúrguer Vegano.

Além de gostoso, é fácil de fazer e fica lindo – como você pode ver nas fotos.

Faça o teste e comprove – e, quem sabe, você não consegue tirar um pouco da carne do seu cardápio em outros dias do ano também!

Ingredientes:

– 2 xícaras de feijão cozido e escorrido
– Meia xícara de beterraba ralada
– Meia xícara de fubá
– 10 azeitonas picadas
– 1 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 1 colher (chá) de pimenta
– Suco de meio limão
– Sal a gosto
– Gergelim para finalizar (opcional)

Modo de preparo: 

– Refogue a cebola e o alho no azeite, utilizando uma panela média. Adicione a beterraba e as azeitonas, mexa por alguns minutos e reserve. Pré-aqueça o forno a 180°.

beterraba-ralada-refogado

– Junte o refogado com os outros ingredientes em um processador ou liquidificador e bata até obter uma massa homogênea.

como-fazer-hamburguer

– Unte uma forma com azeite de oliva ou forre-a com papel manteiga. Molde os hambúrgueres com as mãos, no tamanho que você preferir, disponha-os na assadeira e regue com um fio de azeite. Leve-os ao forno por cerca de 40min ou até ficarem crocantes por fora.

receita hamburguer-feijao-beterraba-2

– Sirva ainda quente

Sugestão de Molho:

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de tahine, 1 colher (sopa) de melado, 1 colher (chá) de sal, suco de um limão.
Modo de preparo: misture todos os ingredientes e sirva.

Viu só como é fácil? Que tal inovar e tentar deixar não só a carne vermelha, mas qualquer tipo de carne nesta Sexta-feira Santa?

Crédito das fotos e da receita:

Herbi-voraz_logo

 

 

 

 

 

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários