Um adulto passa muito tempo sentado ao longo da vida, seja no trabalho, no carro ou no sofá de casa. Não é necessário nem fazer a conta de quantas horas você gasta nessa posição para saber que o limite de quatro horas diárias sugerido pelos especialistas já foi extrapolado. Estudos recentes mostram que esse excesso compromete muito mais a saúde do que poderia se imaginar.

Seu corpo inteiro está sentado

Dificilmente pensamos nisso, mas todo o nosso organismo reconhece quando estamos sentados — e assume essa posição. Isso acontece porque deixamos de praticar um dos gastos de energia a que estamos acostumados, o das tarefas diárias. E nesse conjunto não estão apenas a prática de esportes ou a ida à academia, mas atividades simples como arrumar a cama, subir escadas, estender roupas no varal, etc.

O resultado é um excesso de insulina no sangue, provocando o acúmulo de gordura e outras disfunções mais sérias, como problemas de circulação, diabetes, complicações renais e hipertensão.

Como mudar esse hábito

A má notícia é que apenas praticar exercícios físicos não reverte a situação. A solução é ficar menos tempo sentado. Para isso, recomendamos que você observe algumas atitudes básicas que podem ser adotadas em casa ou no trabalho:

  • Abandone a cadeira de rodinhas. Ou finja que ela não existe. Ao invés de rolar até a impressora ou ao armário mais próximo, levante-se para alcançar o que precisa;
  • Alongue-se. Mesmo se precisar ficar sentado, faça movimentos constantes, como se espreguiçar, alongar os braços e até mesmo mudar de posição na cadeira;
  • Repense seus momentos de lazer. Dedique alguns minutos para realizar atividades ao ar livre ou brincar com membros família e amigos. Se estiver sozinho, aproveite para ouvir aquela playlist que você tanto gosta enquanto pratica algum exercício físico;
  • Deixe o carro longe. Acostume-se a fazer pequenos trajetos a pé, observando a paisagem e use o carro apenas para os momentos de necessidade, quando for carregar peso, por exemplo.

Você verá que além de saudável, sua rotina ficará muito mais leve e seu humor também. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Não deixe de perguntar pra gente.

 

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários