O farelo de aveia tem se tornado o queridinho das dietas modernas, atuando como coadjuvante na perda de peso. A boa fama não é à toa, já que, além das fibras, o cereal contém proteínas, vitaminas, carboidratos, cálcio e ferro. Com tantas propriedades benéficas, não é difícil entender por que cada vez mais pessoas estão incluindo o farelo de aveia nas refeições. Quer saber mais sobre esse alimento?

O que é farelo de aveia

O farelo de aveia é a parte externa do grão, ou seja, a casca de aveia retirada durante o processo de refinamento. Durante muito tempo o farelo não foi aproveitado pela indústria alimentícia e, com isso, uma das melhores partes da aveia era desperdiçada. Menos mal que tal desperdício foi descoberto e hoje podemos usufruir de todos os nutrientes desse alimento.

Nutrição poderosa

Quem pensa que o farelo de aveia é apenas fonte de fibras, está muito enganado. O cereal contém proteínas, carboidratos, baixo teor de gordura, cálcio, ferro, potássio, zinco, sódio, vitamina B1, vitamina B2, ácido fólico, dentre outros nutrientes essenciais para a manutenção da saúde.

O farelo de aveia e seus benefícios

Por ser rico em fibras beta-glucanas, o farelo de aveia traz inúmeros benefícios para o organismo, incluindo a demora na absorção do colesterol e glicose. Isso significa que o grão contribui — e muito — na prevenção da diabetes e de doenças cardiovasculares.

Além disso, o consumo de farelo de aveia estimula as células imunológicas do organismo, aumentando a resistência do corpo e minimizando a incidência de infecções. Para completar, as fibras solúveis ajudam diretamente na formação das células responsáveis por retardar o envelhecimento da pele e aumento de sua firmeza.

Turbine a dieta com farelo de aveia

Além da baixa quantidade de carboidratos e menor quantidade de calorias em relação aos outros tipos de aveia, o farelo pode ser um aliado das dietas de emagrecimento por outros motivos.  A regulação intestinal combate inchaços provenientes da constipação.

Outra vantagem proporcionada pelo grão é o fato dele aumentar a sensação de saciedade. Por fim, o farelo de aveia é um alimento versátil, que pode ser acrescentado ao iogurte, às vitaminas, ao leite batido, às omeletes, às panquecas, aos bolos e outras tantas receitas que já fazem parte do nosso dia a dia.

Farelo com moderação

Apesar de benéfico, o farelo deve ser consumido com moderação. Fique de olho nas calorias e quando combiná-lo com outros alimentos, atente-se ao valor energético da mistura. O ideal é consumir entre uma e duas colheres de sopa por dia. Para potencializar os efeitos do farelo de aveia no organismo, não se esqueça de tomar bastante água.

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