Você quer uma barriga sequinha, não quer?

Este desejo é quase uma unanimidade entre aqueles que buscam um corpo bonito e saudável.

É um desafio que exige dedicação e disciplina, mas que é perfeitamente possível, independentemente do seu biotipo.

Nessa hora, não há promessa ou santo milagroso que resolva: o segredo para uma barriga sarada está na famosa junção de uma alimentação saudável com a prática de atividades físicas.

Assim como existem alimentos que favorecem a queima de gordura na região abdominal, alguns exercícios potencializam esse processo e te ajudam a conquistar o abdômen dos seus sonhos mais rapidamente.

Confira alguns exercícios super completos — dos aeróbicos aos melhores abdominais — para te ajudar a montar um treino perfeito para eliminar a indesejável gordura da região da barriga.

Gordura abdominal: a grande vilã do corpo saudável

A gordura da região da barriga é uma das mais difíceis de ser eliminada do nosso corpo.

Essa região é um reservatório natural de gordura em nosso organismo. Esta gordura é vista pelo corpo como um estoque de energia para situações de emergência, como um longo jejum, por exemplo.

Por isso, antes de efetivamente começar a usar esse nosso estoque de gordura, o organismo tende a esgotar todas as outras fontes de energia disponíveis — inicialmente, o açúcar e as calorias provenientes dos alimentos que consumimos; depois, outras fontes de energia estocadas.

Só então é possível acessar o estoque energético, e por isso é tão importante aliar as atividades aeróbicas à musculação. Assim, nosso corpo é capaz de queimar gordura e preservar os músculos de forma simultânea.

Queimar a gordura da região abdominal e perder barriga não apenas é possível, como também necessário para a manutenção da saúde!

A circunferência abdominal está relacionada à incidência de inúmeras doenças, inclusive males que afetam o coração, como infarto.

Por isso, se você está acima do peso, o cuidado deve ser ainda maior.

Exercícios aeróbicos para torrar gordura abdominal

O primeiro passo para se livrar da barriguinha é investir em exercícios aeróbicos de alto gasto calórico.

Não existe fórmula mágica ou um exercício milagroso que vai proporcionar a queima da gordura exclusivamente na barriga.

Perder medidas nessa região exige um emagrecimento do corpo como um todo e, para alcançá-lo, é preciso suar bastante.

São inúmeras as modalidades que você pode escolher e alguma delas certamente vai se adequar ao seu perfil!

Lutas: nocauteando as calorias

Erroneamente associadas à violência, as lutas (especialmente as artes marciais) são capazes de desenvolver a calma e o equilíbrio, além de eliminar o estresse e, é claro, queimar muitas calorias e secar a gordura.

Existem inúmeras modalidades de lutas disponíveis e é possível encontrar treinos que envolvam apenas a repetição dos movimentos, sem necessariamente entrar em combate.

As lutas estão entre as campeãs quando o assunto é queima calórica e perda de gordura. Uma hora de boxe, por exemplo, pode queimar até 700 calorias. O mesmo vale para outras lutas, como o Muay Thai, o Kickboxing e o Taekwondo.

As aulas costumam envolver treinos intensos de abdominais e, nas modalidades em que há a possibilidade de chutes, o abdômen é ainda mais trabalhado.

Dança: emagrecimento e diversão

Danças são exercícios aeróbicos perfeitos para quem não é muito fã de atividades físicas convencionais e que preza pela diversão na hora de se exercitar.

Como promovem um alto gasto calórico, algumas modalidades de dança podem te ajudar a secar a gordura abdominal e ainda curtir muito.

A zumba, queridinha das academias, pode queimar até 1.000 calorias por aula. Outras modalidades, como o hip-hop, a dança de salão e até mesmo o balé clássico (ou a adaptação para adultos, o balé fitness) também queimam muito mais gordura do que você pode imaginar!

Além disso, a dança é um tipo de exercício que trabalha o corpo de uma forma bem completa.

Se, mais do que queimar gordura, você quiser uma modalidade que trabalhe diretamente a musculatura da região abdominal, aposte no pole dance!

Essa dança, que também é tendência nas academias, é muito divertida e desafiadora e exige grande esforço muscular, principalmente do abdômen (existem até treinos de abdominais feitos no pole). O resultado é uma barriga sequinha e sarada!

Circuito: exercício sem monotonia

A palavra que define os circuitos aeróbicos é, sem dúvidas, diversificação!

Não há espaço para monotonia nas aulas de circuito, o que é ideal para aqueles que buscam os melhores treinos para perder barriga e fogem do tédio.

Essas aulas, que podem ser coletivas ou individuais, com um personal trainer, envolvem vários tipos de exercícios em sequência, como agachamentos, corda, polichinelos, cama elástica e, é claro, muitos abdominais.

Os circuitos podem durar até uma hora, mas existem modalidades de apenas 20 minutos por dia!

Outra vantagem desse tipo de treino é que ele pode ser adaptado para vários locais, e não precisa ser necessariamente feito dentro da academia.

Bike e corrida: na rua ou na academia

Aparelhos clássicos das academias, as esteiras e bicicletas ergométricas são o pesadelo de uns e o paraíso de outros.

Esse tipo de exercício exige uma boa dose de disciplina e dedicação, mas a prática pode ficar mais fácil com alguns truques.

Em vez de pedalar sozinho, que tal participar de uma aula de spinning? Outra opção é pedalar ao ar livre pela cidade. Para os corredores, uma boa dica é estabelecer metas ou se inscrever em competições, como maratonas. Esse tipo de incentivo te ajuda a manter o foco, driblar a preguiça e, é claro, queimar muita gordura e perder barriga!

Outros esportes aeróbicos, como o futebol, o vôlei e o tênis, por exemplo, são ótimas opções de exercícios super completos e que ajudam a torrar calorias e alcançar uma barriga sarada — mas a pelada de domingo no churrasco não vale, hein? Para apresentar resultados, a prática de atividades físicas deve ser regular.

Treinos para perder barriga: 9 exercícios infalíveis

Além das atividades aeróbicas, que contribuem diretamente para a queima de gordura corporal, alguns exercícios localizados te ajudam a perder barriga e deixá-la sarada.

O fortalecimento da musculatura abdominal é essencial, principalmente se você busca pelo “tanquinho” — os gomos da barriga estão logo abaixo da camada de gordura.

Conheça alguns exercícios que trabalham vários grupos musculares e, de quebra, contribuem para perder barriga. Você vai precisar de um colchonete, uma roupa adequada e, em alguns deles, uma bola de pilates.

Abdominal reto

O abdominal reto é o movimento tradicional, conhecido por qualquer pessoa que já tenha malhado ao menos uma vez na vida.

Para fazê-lo, deite com as costas no colchonete e dobre os joelhos. Mantenha os pés paralelos e coloque as mãos atrás do pescoço ou cruzadas sobre o peito. Eleve o tronco em direção aos joelhos e volte para a posição inicial devagar.

Faça três séries de quinze repetições. Caso o movimento fique muito fácil, tire os pés do chão, mantendo o ângulo de 90º entre as coxas e o tronco, e faça o movimento.

Prancha frontal

prancha frontal

Esse é um exercício que trabalha vários grupos musculares, fortalece a região do abdômen de forma bem completa e contribui para uma melhora postural.

Para fazer a prancha frontal, deite de bruços no colchonete, com os pés para fora, apoie os cotovelos e o antebraço no colchonete, com os braços paralelos.

Mantenha as pontas dos pés apoiadas no chão e eleve o tronco e o quadril, tomando cuidado para manter o corpo reto e lembre-se de manter o abdômen contraído durante todo o tempo.

Mantenha-se nessa posição durante 40 segundos e repita o movimento três vezes. Vá aumentando o tempo de permanência de acordo com a sua capacidade. Para aumentar o grau de dificuldade, tente fazer esse exercício com os braços apoiados em uma bola de pilates — mas cuidado, esse exercício exige mais equilíbrio e força no abdômen.

Prancha lateral

A prancha lateral, assim como a frontal, é um exercício isométrico (ou seja, não se baseia na repetição de movimentos).

Deite de lado no colchonete e apoie o antebraço. Mantenha os pés unidos e eleve o tronco lateralmente. Mantenha-se na posição por 40 segundos. Aumente o tempo de permanência de acordo com a sua resistência e faça três séries desse exercício, alternando os lados.

Pedalada

A pedalada também é um exercício abdominal bem completo, trabalhando simultaneamente os músculos das pernas. Deite no colchonete com as pernas esticadas e posicione as mãos atrás do pescoço.

Eleve ligeiramente o tronco, mantendo o abdômen contraído e eleve as pernas. Flexione uma das pernas, mantendo a outra esticada e, ao mesmo tempo, faça um movimento como se quisesse tocar o joelho flexionado com o cotovelo do lado oposto.

Vá alternando as pernas e os movimentos com os braços. Faça três séries de 15 repetições, sempre se lembrando de manter a barriga contraída.

Abdominal tesoura

Para fazer o abdominal tesoura, deite-se no colchonete com as pernas esticadas, coloque as mãos abaixo dos quadris e mantenha os calcanhares sem encostar no chão.

Eleve uma perna de cada vez, o máximo que conseguir, voltando lentamente para a posição inicial e sem deixar o calcanhar tocar o chão.

Esse exercício tem um grau de dificuldade um pouco maior, mas é muito eficiente para conquistar uma barriga lisinha.

Abdominal cruzado

Para fazer o abdominal cruzado, deite-se como se fosse fazer o abdominal reto. Cruze uma das pernas, encostando o tornozelo no joelho oposto.

Mantenha o braço esticado ao lado da perna cruzada e posicione o outro atrás da cabeça. Eleve o tronco em direção ao joelho cruzado.

Faça 15 repetições do movimento de um lado e depois inverta a posição. Totalize três séries, de 15 repetições em cada lado.

Elevação de tronco

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Esse também é um exercício em que é necessário sustentar o corpo por alguns segundos, sem repetições rápidas do movimento.

Deite com as costas no chão, com as pernas e braços esticados. Eleve o tronco tirando as pernas do chão e mantendo os braços retos, esticados na altura dos joelhos.

Lembre-se de que a força deve ser concentrada na barriga, evitando tensionar os músculos dos ombros e pescoço. Mantenha-se nessa posição por 10 segundos e volte à posição inicial. Faça três séries de 10 repetições.

Elevação lateral

A elevação lateral segue o mesmo princípio da elevação frontal, mas deve ser feita deitada de lado. Deite-se de lado, com a cabeça apoiada nas mãos e o outro braço apoiado no chão, como se estivesse empurrando-o.

Com as pernas juntas, tire-as do chão e volte lentamente para a posição inicial. Faça três séries de 15 repetições e, caso sinta que o exercício está fácil, coloque caneleiras para aumentar o grau de dificuldade.

Montanhista

Mantenha o corpo elevado e paralelo ao chão, com as mãos, mantendo os braços totalmente esticados e os pés apoiados pela ponta.

Flexione um dos joelhos, trazendo-o à frente até alcançar a linha dos cotovelos. Em seguida, volte à posição inicial e repita o movimento com a outra perna. Esse exercício deve ser feito de forma mais acelerada.

Como esse movimento possui um grau maior de dificuldade, a dica para fazê-lo da forma correta é não deixar os pés “se encontrarem” na posição inicial em nenhum momento!

Agora que você já conhece os melhores e mais completos treinos para perder a barriga, é só colocá-los em prática e conquistar aquele abdômen perfeito. Basta ter força de vontade e muita disposição para chegar lá! Curtiu nosso post de hoje? Conhece outro exercício campeão para perder gordura na barriga? Conte para nós aqui nos comentários!

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