Você sabia que existem hábitos que podem acelerar o emagrecimento e ajudar a secar a barriguinha, deixando-a mais enxuta e definida?

É exatamente isso que mostraremos aqui. Quer saber como perder barriga? Confira as nossas técnicas e mande embora a gordura acumulada no abdômen!

Dicas de alimentação para perder barriga

Não existem milagres quando se trata de emagrecimento, mas a perda de peso, gordura e medidas é decorrente da adoção de hábitos saudáveis. As dicas a seguir valem para homens e mulheres que desejam perder barriga:

Coma de três em três horas

Não fique por longos períodos sem se alimentar, pois o jejum prolongado pode te fazer comer mais nas refeições seguintes, favorecendo assim o ganho de peso e medidas. É importante comer de três em três horas para acelerar o metabolismo e garantir uma boa queima de gordura.

Tome bastante água

Para ver a barriga diminuir, hidrate-se bastante. Tomar no mínimo dois litros de água por dia auxilia no emagrecimento, ajuda na manutenção de uma vida saudável, interfere na qualidade da pele, melhora o trânsito intestinal, elimina as toxinas, equilibra os fluidos corporais e evita inchaços. Tomar água meia hora antes das refeições ajuda na sensação de saciedade. Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade, pois isso pode atrasar a digestão.

Evite frituras

Você não precisa se privar completamente dos prazeres da vida, mas para ter a barriga sequinha é indispensável diminuir a ingestão de frituras. Prefira os preparos cozidos e grelhados. Não elimine as gorduras da sua vida, mas use óleos saudáveis, a exemplo do azeite, e não abra mão de nozes e castanhas.

Fuja dos refrigerantes

Os refrigerantes são inimigos dos processos de emagrecimento, pois são ricos em corantes, açúcares e outras substâncias químicas que prejudicam a dieta e atrapalham o funcionamento do organismo. Até os refrigerantes com título de “light” e “zero” devem ser evitados, pois são ricos em sódio e possuem adoçantes que provocam inflamações. Se você quer emagrecer e adotar hábitos saudáveis, beba sucos naturais, água de coco e água.

Não tome líquidos durante as refeições

Não beba água ou suco enquanto come. Isso aumenta o volume gástrico, dilata o estômago, prejudica a mastigação ao empurrar os alimentos e causa um atraso significativo na digestão.

Prefira pratos coloridos

Quanto mais colorida for a refeição, melhor!

Aposte em um cardápio variado, composto por vegetais de múltiplas cores. O valor nutricional dos pratos coloridos tende a ser maior – só não vale usar esse pretexto para comer guloseimas coloridas, hein?

Elimine o fast food do cardápio

Os alimentos rápidos são prejudiciais à saúde e à boa forma. Normalmente são comidas ricas em gorduras e calorias, além de conservantes e outras substâncias que podem trazer malefícios para o organismo, além de aumentar a barriguinha.

Evite doces

Vez ou outra você pode comer doces, mas evite os excessos, pois quando se come açúcar demais, ele é estocado em forma de gordura. Além disso, os doces estão diretamente relacionados ao aumento da fome e ansiedade. Fica a dica!

Não consuma laticínios em excesso

Embora as proteínas do leite sejam importantes, o exagero pode aumentar a produção de gases, gerar estufamento abdominal e desfavorecer a flora intestinal. Além disso, o leite integral ajuda aumentar a inflamação no organismo e está associado ao ganho de gordura. Prefira as versões desnatadas!

Adote uma alimentação o mais natural possível

Evite alimentos industrializados, pois eles costumam ser repletos de açúcar, sal e conservantes. Os carboidratos refinados, como pães, arroz e biscoitos, também são prejudiciais para o emagrecimento. Dê preferência aos integrais, pois são ricos em vitaminas, fibras e minerais. Outra dica importante é preparar os próprios alimentos, já que assim os pratos podem ser mais saudáveis.

Planeje a montagem do prato

Antes de colocar todas as opções no prato, avalie os alimentos que estão na mesa, sirva-se devagar e dê prioridade a alimentos saudáveis. Vale lembrar que o prato deve ser composto por 50% de vegetais crus e cozidos, 25% de carboidratos e 25% de proteínas.

Não repita a refeição

Coloque no prato quantidade suficiente para te satisfazer, mas caso tenha vontade de repetir, espere um pouco. O cérebro não processa imediatamente a informação de que você está satisfeito e, se você se precipitar, seu estômago não terá tempo para entender que está saciado.

Coma devagar

Mastigue os alimentos lentamente, pois comer devagar, além de facilitar a digestão, fará com que você se sacie mais rápido. Como se não bastasse, permitirá que você aprecie melhor o sabor dos alimentos.

Diminua o consumo de sal

O sal em excesso faz o corpo reter líquidos, provocando assim inchaço nas pernas, braços e, claro, na barriga.

Verifique os rótulos dos alimentos

Nas idas ao supermercado, observe os rótulos e evite os alimentos com pouco valor nutricional, alto valor calórico e muitas substâncias químicas prejudiciais, como gordura trans, corantes, adoçantes e conservantes.

Tome suplementos para acelerar o emagrecimento

Existem produtos que favorecem a queima de gordura, a exemplo de capsulas de Café verde, chás termogênicos, etc. Faça uso de bons produtos naturais.

Dicas de treino para acelerar a perda de gordura abdominal

Não acredite em dietas milagrosas e nem aposte todas as suas fichas na alimentação saudável. Também é preciso combater o sedentarismo e adotar uma rotina regular de exercícios – o emagrecimento vai muito além da reeducação alimentar. Veja algumas boas dicas de treino para diminuir a barriga:

Tenha paciência

Não espere resultados instantâneos e saiba que o corpo perfeito é resultado de muito esforço. Se você estiver achando o processo demorado, tenha paciência, pois no final cada suor derramado valerá a pena.

Conte com orientação profissional

Um bom preparador físico vai te dizer quais são as atividades mais indicadas para seus objetivos, além de garantir que você execute cada exercício da maneira correta e com total segurança.

Capriche nos exercícios abdominais

Invista em variados exercícios abdominais, como bicicleta no chão, prancha frontal, prancha lateral com torção, abdominal cruzado, chutes tesoura, abdominal V, abdominal tradicional, elevação de pernas e troco, elevação lateral das pernas, entre outros.

Associe o treinamento de força com o treinamento aeróbico

Para obter melhores resultados, associe aeróbica e musculação. Isso é importante para a queima de gordura, ganho de massa muscular e fortalecimento do abdômen.

Faça mais de 40 minutos de atividade aeróbica diariamente

Para queimar a gordura abdominal, faça 40 minutos de exercícios aeróbicos por dia, pois esse tipo de atividade eleva o gasto calórico e ajuda a queimar gordurinhas na barriga, culotes e pernas. As melhores atividades para perder peso e gordura são a corrida, caminhada, patinação, dança e ciclismo.

Contraia o abdômen durante os exercícios

A musculatura do abdomens serve para movimentar o tronco, segurar as vísceras e estabilizar a coluna e pelve enquanto nos exercitamos. É importante contrair esses músculos para garantir que os exercícios sejam feitos corretamente e não sobrecarreguem, nem tensionem a região lombar. A postura correta durante o treino acaba, sim, impactando os resultados de emagrecimento e definição corporal.

Persista na rotina de treinamento

Mesmo depois de alcançar suas metas de emagrecimento, não desista das atividades físicas. Malhar é indispensável para a manutenção da boa forma e preservação da saúde. Se você voltar a se alimentar sem critério e abandonar os exercícios, a barriguinha indesejada vai voltar.

Como os homens podem conseguir a barriga de tanquinho?

Evite o estresse

Mais do que se dedicar à rotina de treinos e se alimentar adequadamente, os homens devem evitar o estresse em casa e no trabalho, pois pessoas estressadas ficam mais propensas a comer. Além disso, o corpo libera vários hormônios que causam alterações metabólicas quando o organismo detecta o estresse.

Respeite a sua dieta

Ah, e se você deseja conquistar a barriga de tanquinho, esqueça a história de que dieta é coisa de mulher. Evite dietas hipocalóricas, pois você precisa de energia para os treinos e para enfrentar a rotina de trabalho. Procure comer bem, consuma mais proteínas do que carboidratos e não abra mão das fibras. Elas são responsáveis por fazer o intestino funcionar corretamente, afastando assim o risco de ficar inchado.

Diminua o consumo de álcool

Outra regra de ouro para perder barriga é diminuir ou cortar o consumo de álcool, afinal, não é novidade que as bebidas alcoólicas  intoxicam o organismo, possuem efeito catabólico e geram perda muscular e ganho de gordura – além, claro, de serem altamente calóricas.

Essa dica vale também para as mulheres que gostam de beber! Se você não abre mão de bebidas no happy-hour, limite-se a tomar poucos copos, apenas uma vez por semana. Uma boa estratégia para conseguir fazer isso é experimentar novos sabores de sucos e se concentrar mais nas pessoas e conversas do que na bebida.

Como as mulheres podem conquistar a tão sonhada barriga sequinha?

Não seja refém da balança

Não queremos generalizar, mas boa parte das mulheres comete erros durante o processo de emagrecimento, e eles podem custar os bons resultados quanto à perda de gordura abdominal. Uma das principais falhas é justamente ficar refém da balança!

Ao praticar atividades físicas, é possível que você ganhe alguns gramas ou até quilos, mas se for de massa muscular, está tudo certo – ou seja, a balança vai indicar que você ganhou peso, mas isso não é uma coisa ruim.

As medidas do corpo, as roupas folgadas e a barriga mais sequinha são melhores indicadores do que a balança. Por isso, evite se pesar diariamente e não desista se os resultados não aparecerem no seu peso.

Tenha em mente que os hormônios influenciam e muito

Outro fator que impede o emagrecimento feminino é o descontrole hormonal. Você pode fazer tudo certinho, mas se os níveis hormonais estiverem desregulados, nada feito! Seu emagrecimento provavelmente não será bem-sucedido. Mais uma vez, o acompanhamento profissional de um bom médico será essencial.

Evite comer guloseimas

Mesmo na TPM, quando o grau de ansiedade fica elevado, evite os chocolates e guloseimas. Coma, no máximo, barra de cereal para aliviar as tensões. Evite também alimentos gordurosos e embutidos durante esse período, pois eles provocam inchaços.

Varie os exercícios!

Por fim, invista em exercícios funcionais. Use a bola suíça para se exercitar, pois ela gera a contração das musculaturas para ajudar a manter o equilíbrio. Com isso, você tem um aumento do gasto calórico, melhora a postura e fortalece a região abdominal lombar.

Dicas motivacionais para ter uma barriga perfeita

Não abra mão do seu bem-estar

O emagrecimento tem muito a ver com disposição, motivação e determinação, portanto, antes de cuidar do corpo, é preciso cuidar da mente.

Para isso, procure se dedicar a atividades prazerosas, reserve um tempo na agenda para descansar, relaxe, fuja de situações estressantes, durma bem para se manter bem-humorado e disposto, além disso, estabeleça metas e projete suas conquistas, pois é importante definir objetivos para que você consiga se dedicar, com disciplina, à rotina de dieta e exercícios e fique firme no propósito de emagrecer .

Coma com moderação, mas coma o que você gosta

Outra dica que funciona muito para quem deseja perder barriga é comer o que gosta, com moderação. Se abster completamente pode acabar te desmotivando. No mais, não desista diante da primeira dificuldade. Enfiar o pé na jaca para compensar as frustrações é o caminho mais curto para recuperar os quilos perdidos. Pense nisso!

Evite abusos

No mais, evite abusos e saiba que você até pode dar uma escapadinha no programa alimentar, só não pode exagerar. Tenha em mente que qualquer excesso no prato terá que ser compensado com exercícios.

E aí, vai adotar essas técnicas de emagrecimento? Que outras medidas você segue para perder barriga e conquistar o corpo perfeito? Compartilhe as suas opiniões e experiências conosco através dos comentários! Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

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