Todo mundo já está cansado de saber o quanto a água é importante para a saúde e para o bom funcionamento do organismo.

Além de representar de 60 a 65 % do corpo de um adulto, ela tem e participa de diversas funções do corpo humano. É indispensável aos processos metabólicos, participa da manutenção da temperatura corporal e participa como reagente de um grande número de reações metabólicas.

A água ainda é fundamental para o transporte de substâncias, como o oxigênio, nutrientes e sais minerais, mantém a pele hidratada e é fundamental para a saúde da pele e cabelos.

Enfim, a lista de funções e benefícios ainda vai longe.

Por tudo isso, a água é indispensável para o funcionamento adequado do organismo e este é o motivo de todo mundo falar que você deve tomar cerca de dois litros de água todos os dias.

Mas você sabia que alguns alimentos contêm alta quantidade de água e, desta forma, ajudam na hidratação diária? Eles não substituem os copos d’água que você deve tomar, mas ajudam na meta de manter o corpo hidratado.

Os 14 melhores alimentos para manter a hidratação

Pepino

Apesar de não ser muito famoso por esta característica, o pepino é um dos alimentos que contém mais água. Além disso, ainda contém baixa caloria (aproximadamente 10 calorias a cada 100g) e é rico em minerais e vitaminas, como magnésio, o potássio, a vitamina B5, a vitamina C e os carotenoides.

O pepino é composto por aproximadamente 96,8% de água.

Rabanete

O rabanete não é querido por muitas pessoas por ser um pouco amargo, porém ele também contém poucas calorias (aproximadamente 14 calorias em 100g) e uma boa quantidade de água. O rabanete também é fonte de fibras, potássio, vitamina C e ácido fólico.

O rabanete é composto por aproximadamente 95,1% de água.

Tomate

O tomate contém quase a mesma quantidade de água e calorias que o rabanete (aproximadamente 15 calorias em 100g). A grande diferença é que o tomate contém em sua composição uma substância chamada licopeno que tem ótimo poder antioxidantes, prevenindo algumas doenças e até o envelhecimento precoce.

O tomate é composto por aproximadamente 95,1% de água

Pimentão verde

O pimentão também contém uma boa quantidade de água também e dentre os pimentões o verde é que tem o maior percentual. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina C e vitamina A, e rico em minerais, como cálcio, fósforo e ferro. A caloria do pimentão também é baixa (aproximadamente 21 calorias em 100g).

O pimentão verde é composto por aproximadamente 93,5% de água.

Couve-flor cozida

A couve-flor cozida tem uma grande porcentagem de água e poucas calorias também (aproximadamente 19 calorias em 100g). Também é rica vitamina C, manganês, vitaminas B5 e B6, e substâncias antioxidantes.

A couve-flor cozida é composta por aproximadamente 94,3% de água.

Melancia

Muitas pessoas acham que a melancia é a melancia é o alimento que contém mais água. É verdade que a melancia contém uma boa quantidade, mas está longe de liderar entre as frutas neste quesito. A melancia contém um pouco mais de calorias (aproximadamente 33 calorias em 100g), porém é rica em ferro, em magnésio, em potássio, em vitaminas A, B5 e B6 e em carotenoides e substâncias antioxidantes.

A melancia é composta por aproximadamente  90,7% de água.

Abobrinha italiana cozida

Abobrinha, assim como os outros vegetais citados acima, tem pouca calorias (aproximadamente 15 calorias em 100g) e composta por uma boa quantidade de água. Também é muito rica em betacaroteno.

A abobrinha cozida contém 95,3% de água.

Alface americana

Quase todo alface é composto por água e isso explica a baixíssima caloria (aproximadamente 9 calorias em 100g). O Alface também é fonte de vitamina A, K, ácido fólico, ferro, fósforo, potássio, manganês e carotenóides.

A alface americana contém aproximadamente 97,2% de água.

Berinjela cozida

A berinjela cozida é fonte de cobre e de vitaminas B1 e B6 e também contém boa parte de água. Além disso, contém poucas calorias (aproximadamente 32 calorias em 100g).

Ela contém aproximadamente 94,4% de água.

Cebolinha crua

A cebolinha é um ótimo tempero e grande parte dela é composta por água. Coloque a cebolinha no fim do preparo do prato ou em pratos frios, pois ela perde parte de seus nutrientes com o aquecimento. A cebolinha pode ser usada sem medo, pois 100g contém apenas 20 calorias.

A cebolinha contém 93,9% de água.

Rúcula

A rúcula contém poucas calorias, apenas um pouco a mais que o alface (aproximadamente 13 calorias em 100g). É rica em substâncias antioxidantes e fibras alimentares.

A rúcula contém 94,8% de água.

Morango

Muitas não sabem que o morango é uma excelente fonte de vitamina C, por isso, fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante. Além disso, é rico em ácio fólico e potássio. 100g de morango tem aproximadamente 30 calorias e boa parte do morango é composta por água.

Um morango é composto em 91,5% por água.

Melão

O melão, assim como a banana, é uma excelente fonte de potássio e outros minerais e por conter uma boa quantidade de água em sua composição é uma ótima fruta para quem pratica atividade física.

O melão é composto por aproximadamente 91,3% de água.

Limão galego

O limão é um fruta com pouca caloria (22 calorias em 100g) e uma excelente fonte de vitamina C e, por isso, fortalece o sistema imunológico e ajuda na absorção de alguns nutrientes, como o ferro e o cálcio.

O limão é galego é composto por aproximadamente 91,8% de água.

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