Devido à nossa rotina cada vez mais estressante e alimentação cada vez mais rápida e artificial, o nosso corpo está sempre sofrendo e lidando com o acúmulo de toxinas e a ação de radicais livres na nossa musculatura e órgãos. A medicina alternativa vem sempre procurando alternativas de cura para estes sintomas, além de uma melhora na qualidade de vida, através da alimentação. Muitos profissionais acreditam na função dos alimentos depurativos para essa melhora na saúde. Porém, você deve estar se fazendo a seguinte pergunta: O que são os alimentos depurativos? É isso que você vai entender no post de hoje, acompanhe!

O que é um alimento depurativo?

Alimentos depurativos são aqueles que atuam como desintoxicantes do organismo, anulando a ação de radicais livres e aumentando a eliminação de toxinas naturais acumuladas no dia a dia. Alimentos Depurativos são, geralmente, frutas, folhas, cereais e vegetais, que apresentam grande quantidade de antioxidantes naturais e fibras alimentares, que ajudam realizar esta desintoxicação corporal.

Qual é a relação com a alimentação detox?

A relação dos alimentos depurativos com a alimentação detox é que são eles os principais componentes deste tipo de dieta. Uma rotina alimentar detox é formada pelo consumo de alimentos exclusivamente naturais, que aumentam a eliminação de toxinas e radicais livres. Por este motivo as dietas detox e depurativa são consideradas práticas semelhantes.

Alimentos depurativos emagrecem?

Não existe segredo ou milagre para iniciar um processo de perda de peso. Da mesma maneira que algum superalimento específico, como por exemplo a Chia ou a Quinoa, não são capazes de reduzir o peso de um indivíduo com sua ingestão isolada, os alimentos depurativos também não são responsáveis por aumentar a perda de peso.

Os alimentos depurativos são responsáveis pelo aumento da eliminação hídrica e de toxinas naturais do organismo. A relação entre estes alimentos e a redução de peso ocorre porque uma alimentação detox, ou depurativa, é baseada em produtos naturais e, consequentemente, de baixo valor calórico, induzindo o indivíduo a perder peso como uma consequência de suas escolhas alimentares. Vale reforçar que o processo de redução de peso é um resultado de uma menor ingestão energética através dos alimentos e maior gasto de calorias totais ao longo do dia.

Quais são as vantagens de se consumir alimentos depurativos?

Várias são as vantagens em se consumir este alimentos. Alimentos depurativos, além de ricos em antioxidantes naturais e fibras alimentares, também são isentos de conservantes e corantes, já que são produtos naturais. A ingestão de sódio e açúcares também é reduzida nesta prática, já que este tipo de alimentação valoriza o consumo de produtos frescos e naturais, como frutas, vegetais, cereais integrais e castanhas. Além disto, os alimentos depurativos são ricos em vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde humana, aumentando o valor nutricional das refeições realizadas durante o dia.

Posso comer somente alimentos depurativos durante meu período detox?

Toda alimentação deve ser baseada no equilíbrio, para que seu resultado final seja o ideal para sua saúde. Apesar dos alimentos depurativos serem essenciais para aumentar a eliminação de toxinas, e a redução da ação de radicais livres, eles não são capazes de, sozinhos, manterem a sua qualidade de vida. Por este motivo, estes alimentos devem estar inseridos em uma rotina alimentar equilibrada, com a ingestão de todos os macro e micronutrientes essenciais para o funcionamento adequado do metabolismo.

Você conhecia os alimentos depurativos? Já consumiu algum deles ou já praticou uma dieta depurativa? Deixe seu comentário!

 

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários