Young woman looking at fridge

Você é daqueles que adora atacar a geladeira de madrugada? Pois é, isso é um perigo para a sua dieta! A fome noturna pode fazer você acabar escolhendo alimentos nada saudáveis para comer e aí o resultado é justamente o contrário do que você deseja. Além disso, não comer bem antes de dormir pode fazer com que o seu sono seja afetado, diminuindo o descanso e fazendo com que seu dia renda bem menos do que deveria.

Se você está no grupo dos marombas, deve saber, também, que além de todos os problemas que já falamos, não fazer uma boa refeição antes de dormir pode te levar a catabolizar — ou seja, diminuir a capacidade do seu corpo de desenvolver os músculos. Então vem a pergunta de ouro: o que comer antes de dormir? Para te ajudar, selecionamos alguns alimentos que são escolhas boas e saudáveis e podem se tornar ótimas combinações na hora de comer a sua última refeição do dia. Confira!

Não escolha alimentos pesados

Basicamente, a resposta está nos alimentos leves, afinal, você irá descansar e seu organismo vai diminuir o ritmo. Se optar por comidas pesadas, o risco de que a digestão demore mais, é bem maior — e aí, o resultado não poderia ser diferente: você vai acabar engordando.

Carboidrato na medida certa

Um ponto importante: não deixe de comer carboidrato antes de dormir. Aquela história que depois das 18h não se pode ingerir esse tipo de nutriente é balela. Principalmente se você faz alguma atividade a noite. Recuperar a energia gasta com musculação ou exercício aeróbico é essencial. Só não vale exagerar e também fazer escolhas ruins. Como já falamos, o ideal são alimentos leves. Não é porque você pode comer carboidratos que vai mergulhar em um prato de macarronada, não é mesmo?

Leite desnatado e derivados

Essa é uma das opções queridinhas das pessoas. Um copo de leite ajuda a dar aquela sensação de satisfação no estômago. Porém, consuma na versão desnatada, que contém menos gordura. Outras opções são os derivados do leite (que também devem ser desnatados ou com o menor teor de gordura possível), como iogurte natural, queijo cottage, ricota, etc.

Frutas

Poucas calorias, bastante sabor, fibras e sensação de saciedade. Esta é uma opção sempre válida para sua última refeição. Além de todas estas vantagens, as frutas são fontes de diversas vitaminas. E um detalhe importante: algumas delas, como as maçãs e as peras, por exemplo, devem ser consumidas com casca. Além das fibras e vitaminas que contêm, elas também ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

Aveia

Esse alimento é fonte de fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes. Misturada com iogurte, ou em uma vitamina, vira uma a combinação certa para aquietar o estômago durante a madrugada. Além disso, ajuda a regular o intestino. Boa pedida, não é?

Peixe

Você gosta de comer carne em sua última refeição e não quer deixar este costume de lado? Não precisa. Mas que tal trocar a carne vermelha, mais pesada e de digestão demorada, por um peixe? Com essa iniciativa, você continua assegurando sua porção de proteína, além dos importantes Ômega 3 e 6.

Tapioca

Você gosta de comer pão à noite? Tudo bem. Já falamos que os que carboidratos são permitidos. Mas que tal trocar o pão pela tapioca? Ela possui bem menos calorias e teor de sódio do que o pão. O recheio pode ser o mesmo que você usaria no pão: queijo cottage, ricota, peito de peru, frango desfiado, enfim. O que não falta é opção para inovar na receita!

Essas são apenas algumas das sugestões sobre os melhores alimentos para se comer à noite. Você tem mais algum para indicar? Conte para nós através dos comentários!

 

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