Você já deve ter ouvido falar em Matchá, certo? Atualmente, o chá é o queridinho das dietas saudáveis, e já vendido até em versões industrializadas.

Apesar de ter se tornado conhecido no Ocidente há pouco tempo, o Matchá é utilizado em cerimônias de chá japonesas há mais de 800 anos. Trata-se de um tipo de chá verde em pó, de sabor amargo, que é extraído da mesma planta da qual se origina o chá verde – a diferença entre eles está no processo de produção.

A planta de qual se originam os dois tipos de chá é a mesma: a Camellia Sinensi. No entanto, o Matchá é obtido da primeira colheita do vegetal. Depois de colhidas, as folhas são trituradas lentamente até se transformarem em pó. É este processo artesanal que garante que a não-oxidação da planta e o aumento dos seus benefícios.

Já existem estudos que sugerem que a ingestão regular de Matchá auxilia na redução do colesterol ruim. Além disso, já existem outros estudos que mostram que a presença de flavonoides (catequinas) neste chá contribuem para a proteção contra doenças cardiovasculares.

As catequinas encontradas no Matchá ainda são capazes de auxiliar na diminuição de peso corporal, gordura visceral e corporal e auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade, pois essa planta também possui propriedades que podem prevenir o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade.

Muito nutritivo, o Matchá também é rico em Magnésio, Potássio, Ácido Fólico, vitaminas C, K, B1 e B2.

Além disso, o chá possui efeito termogênico – que acelera o metabolismo e a queima de gordura. Isso acontece por causa da interação das catequinas e da cafeína, que são substâncias termogênicas e, juntas, oferecem efeitos ainda maiores.

Mas tem um ponto importante: todos esses benefícios são encontrados na versão caseira do chá, sem uso de aditivos, conservantes, adoçantes e afins. Por isso, é importante fazer o Matchá em casa, e não apelar para as versões industrializadas disponíveis nos mercados.

Fazer isso é fácil. Basta comprar o Matchá em pó e seguir a receita a seguir – outra ideia é usar o pó em receitas de bolos, sucos e etc.:

Matchá, a evolução do chá verde a favor da estética

Como fazer?

Ingredientes:

  • 1 ½ colher de chá de Matchá
  • 150 ml de água

Modo de preparo:

Ferva a água separadamente, adicione o pó em uma tigela e despeje a água quente. Mexa rapidamente e dilua o chá.

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários