Você sabia que o desenvolvimento de embalagens para produtos alimentares perecíveis e não perecíveis pode ser considerado uma das grandes descobertas do homem para o mercado da alimentação?

Sem embalagens provavelmente teríamos muito mais dificuldade para armazenar, comercializar e transportar alimentos e bebidas que consideramos essenciais para nossas refeições diárias.

As embalagens industriais ou caseiras (como frascos e vidros utilizados para armazenar alimentos frescos em casa) são essenciais para garantir a integridade física e nutricional de um alimento que pretendemos consumir em um outro momento.

Você sabe armazenar corretamente os seus produtos e conhece a importância de garantir a proteção dos alimentos contra a entrada de luz, ar, micro-organismos e umidade? Confira o nosso artigo de hoje e saiba mais sobre esse assunto!

Integridade da embalagem é essencial

armazenar alimentos

Não importa se você está armazenando um produto perecível que foi adquirido com embalagem própria, ou se você está guardando um alimento em um vidro ou frasco disponível na sua casa: a integridade desse material de armazenamento deve sempre ser levada em consideração na hora de adquirir ou guardar um produto.

Por esse motivo quando for comprar latas, vidros e embalagens de plástico ou papel, fique atento ao observar se eles não estão amassados, rachadas, abertas ou danificados de qualquer maneira que permita o contato do alimento com o ambiente externo do recipiente.

Da mesma maneira, use em casa somente os vidros e frascos que permitam completa proteção dos produtos que serão armazenados naquele local.

Armazene alimentos não perecíveis em lugares secos e arejados

Os produtos não perecíveis, ou perecíveis pasteurizados que ainda não foram manipulados, devem ser armazenados em casa, ou nos restaurantes e mercados, em ambientes secos e bem arejados, para evitar a formação de fungos e mofos nas suas embalagens.

O contato com a luz solar e artificial também deve ser controlado, para evitar danos ao  alimento que está armazenado no interior da embalagem.

shutterstock_234115096

Perecíveis devem ser armazenados com cuidado

Alimentos perecíveis merecem muita atenção e cuidado na hora de ser armazenados, já que eles são os produtos que estão mais expostos à contaminação por micro-organismos e aos riscos de deteriorar em contato com o ambiente.

Por esse motivo, a maioria dos perecíveis deve ser armazenada na geladeira.

  • Ovos, frutas e hortaliças não devem ser higienizados antes de armazenar na geladeira, e sim somente no momento do consumo. Esses produtos devem ser guardados em embalagens que ajudam a evitar ressecamentos e contaminação, como sacos plásticos ou suas próprias caixas de comercialização.
  • Queijos e laticínios devem ser armazenados nas geladeiras dentro de suas próprias embalagens. Quando abertos (e suas embalagens não permitirem reutilização) devem ser transferidos para recipientes com tampas, preferencialmente, recipientes de vidro.
  • Alimentos preparados e que restaram de outras refeições também devem ser armazenados em frascos de vidro com tampas, dentro da geladeira.
  • Nunca guarde latas abertas no refrigerador. Transfira o conteúdo para um frasco de vidro e feche para evitar contato com o ambiente.
  • Carnes cruas que não serão consumidas imediatamente devem ser congeladas até a data de consumo.

Saber armazenar corretamente os alimentos, perecíveis ou não, é essencial para garantir a vida útil desses produtos, além de sua qualidade de sabor, aroma e composição nutricional.

Com a ajuda desse texto, esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre as técnicas de armazenamento de alimentos, garantindo a segurança alimentar dentro da sua própria casa. Agora conte para nós: como você armazena os seus produtos?

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários