Muito se fala na mídia sobre as vantagens de beber bastante água e a importância da hidratação. No entanto, não é comum que se aprofundem e discutam o real valor desse hábito e qual o impacto positivo que ele pode trazer ao seu organismo. Por essa razão, mesmo que enchendo as pessoas de informações teoricamente corretas sobre a seriedade do consumo adequado de água, não é raro vermos esse costume ser sonegado e esquecido, muitas vezes até por atletas e treinadores que deveriam ter conhecimento e dar o exemplo.

Aqui, vamos explicar de maneira sucinta alguns dos principais motivos que devem levar você a não se esquecer do consumo de líquidos de hora em hora e esclarecer as melhorias que isso trará tanto para seu desempenho durante a prática de atividades físicas quanto para sua saúde no dia a dia.

Protege o coração

Estudos mostraram que quem consome por volta de dois litros de água por dia – o equivalente a mais ou menos cinco copos grandes – tem menor probabilidade de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças cardíacas, em comparação àqueles que consomem menos do que isso. Esse aumento de líquido deixa o sangue mais diluído, fazendo com que ele flua mais facilmente pelas veias e artérias, reduzindo as chances de infartos ou derrames, de uma maneira completamente segura e natural.

Melhora o funcionamento do intestino

A água potencializa a lubrificação nas paredes do intestino, facilitando a passagem do bolo fecal. Isso evita a constipação e previne a formação de gases. Além isso, tem ação conjunta com as fibras alimentares, pois quando chegam às alças intestinais, as fibras aspiram água e cooperam para aumentar o volume do bolo fecal, facilitando a evacuação.

Deixa a pele mais bonita

A derme, uma das camadas da pele, é formada por 80% de água. Apenas nessa área, já se nota a importância da água para a saúde da cútis. Quando aconece a desidratação, a pele se torna ressecada e costuma ficar mais sensível a água quente e sabonetes.

Age como um tranquilizante

Um consumo adequado de água enriquece o funcionamento do corpo como um todo. E quando o organismo está equilibrando, o cérebro funciona muito melhor. Absorver água ameniza a ansiedade e a angústia. Essa percepção de alívio e conforto acaba colaborando para que o desempenho cerebral seja executado de maneira mais eficiente.

Auxilia o funcionamento dos rins

Quando metabolizamos os alimentos que comemos, eles contribuem para a fabricação de toxinas que vão para a circulação sanguínea. A partir do momento que elas não são adequadamente expelidas, essas toxinas prejudicam o funcionamento do organismo. Para que isso não ocorra, os rins eliminam as substâncias nocivas, filtrando o sangue e formando a urina, que segue até a bexiga, para posteriormente ser excretada. Quando consumimos a quantidade de água aconselhada, promovemos o trabalho ideal nos rins, pois eles não ficam sobrecarregados, já que a água coopera para a dissolução dessas toxinas, facilitando a excreção.

Aumenta a absorção dos nutrientes

Sabemos que quem carrega os nutrientes para todas as células do organismo – entre eles, a essencial glicose – é a circulação sanguínea. Mas isso só acontece de maneira adequada quando há uma hidratação correta, que garantirá o volume ideal de sangue responsável por conduzir esses nutrientes. Além dessa função, a água também coopera depois que esses nutrientes atingem a célula-alvo, pois até esse ponto é necessária a presença de líquido para auxiliar no processo de absorção. Ou seja, para você ter um mínimo de disposição e energia, a água é tão importante quanto nossa alimentação.

Hidrate-se agora!

Beber água de hora em hora é um hábito simples, barato e, como vimos, pode trazer muitas melhorias para sua saúde e seu bem-estar. Pequenas mudanças podem não só proteger seu organismo de patologias graves, como também deixá-lo mais disposto e preparado para seu dia a dia. Portanto, não perca mais tempo, beba toda a água de sua garrafa o do seu copo e sinta a diferença na sua saúde.

Costuma beber a quantidade certa de água por dia? Usa algum truque para se lembrar de bebê-la, no mínimo a cada 15 minutos? Conta pre gente nos comentários aqui embaixo!

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