Fígado: nosso parque industrial. O que ele faz e qual sua importância? Vamos mostrar a você através deste texto quais são as funções do fígado e por que ele é tão importante para o corpo.

Podemos imaginar o nosso fígado como um imenso parque industrial devido às diversas funções que este órgão apresenta, já que sem ele seu corpo pararia de funcionar. Ele trabalha ininterruptamente!

Como ele funciona

Filtrando o sangue que vem da artéria hepática (responsável por levar o sangue de coração ao fígado) e veia porta hepática (que traz o sangue do intestino), os fluxos ocorrem da seguinte maneira: o sangue vem do intestino com carboidratos, gorduras, vitaminas, entre outros e do coração com oxigênio. Os carboidratos são convertidos em açúcar e depois em energia, sempre de acordo com a alimentação da pessoa. Uma sobra desses nutrientes ainda pode ser armazenada para o caso de necessidade futura.

O fígado se enche com os nutrientes e decide o que vai ser armazenado: ele processa e organiza com a ajuda dos lóbulos, que são como pequenas unidades de processamento dentro do órgão.

Funções principais

As principais funções do nosso fígado estão ligadas à produção de proteínas do plasma, que inclui o transporte de ácidos graxos e formação de coágulos. No colesterol, contribui para a criação de hormônios. É importante lembrar, também, que é no fígado que se produz a bile.

O que é a bile?

As células chamadas hepatócitos são utilizadas convertendo os produtos tóxicos do organismo. É formado então um líquido que denominamos bile. Ela é produzida e então enviada através de um reservatório chamado vesícula biliar.

A bile é o detergente natural do nosso corpo. Isso significa que a sua função é converter produtos tóxicos, destruir gorduras e micróbios, neutralizar a acidez do estômago e transportar toxinas para fora do corpo.

As toxinas e subprodutos são monitorados pelo fígado, que é responsável também por converter este material em um produto que não cause danos ao corpo, contando com a ajuda dos rins e intestinos para isolar e eliminar o que não fará bem à nossa saúde.

Patologias

Dentre as doenças do fígado, as mais conhecidas são as hepatites, mas também vemos muitos casos de insuficiência do órgão, fibroses e cirroses. Outros fatores que prejudicam o funcionamento é o consumo de álcool em excesso, alimentação desregrada e uso indefinido de anabolizantes. Algumas dessas doenças podem levar o indivíduo à morte.

Portanto, evite excessos na sua alimentação, assim como a ingestão exagerada de bebida alcoólica. Proteja-se contra as doenças com o uso da camisinha (algumas hepatites têm transmissão por via sexual) e em caso de dúvidas procure um médico!

E então, você ainda tem alguma dúvida sobre a importância do fígado para o corpo humano? Tem alguma informação importante que você gostaria de compartilhar? Deixe o seu comentário e continue de olho no nosso blog!

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários