barriga seca depois da copa

Qualquer época de grandes eventos é sinônimo de um escorregãozinho na nossa rotina alimentar, e com a Copa do Mundo no nosso país, isto não seria diferente! Foram 30 dias de muita festa, muita interação com outras culturas, muita alegria e também momentos de tristeza, especialmente por não conseguirmos chegar ao tão sonhado hexacampeonato. Mas, guardando as boas lembranças para trás, é hora também de colocar a saúde no lugar, por este motivo vamos deixar cinco dicas para você que quer voltar pro ritmo depois dos exageros da Copa.

Volte logo para a atividade física

É claro que com este período de vários jogos, e alguns feriados, você faltou a academia, ou deixou de praticar seu esporte rotineiro. Isto não tem problema! O importante é agora voltar ao ritmo que deixamos para trás: nada de preguiça, ou de esperar a próxima segunda-feira chegar, o retorno deve ser de imediato, para já ajudar a queimar as calorias extras acumuladas no período de Copa.

Aumente o consumo de fibras

Depois de comer mais do que o planejado, neste período de festas, o ideal é que a gente consiga reduzir a ingestão de calorias ao longo dos próximos dias. Para ajudar a controlar a saciedade e a vontade de comer mais, foque em alimentos fontes de fibras, como carboidratos integrais, vegetais e frutas. A fibra alimentar age diretamente no controle da saciedade por ocupar um espaço físico no nosso estômago, já que não são digeridas como os outros nutrientes que consumimos. Se você tiver dificuldades em mudar o seu cardápio, pode optar por suplementação.

Evite bebidas alcoólicas durante algum tempo

Jogo de futebol sempre vem acompanhado da cervejinha, caipirinha ou outras bebidas alcoólicas de sua preferência. Como você provavelmente consumiu um pouco a mais do que o planejado para sua rotina diária, que tal deixar este tipo de bebida de lado por algum período? Algumas semanas de “detox” alcoólico pode ser favorável para seu peso, já que o álcool pode levar a um pequeno inchaço, por aumentar a retenção de água pelo corpo. Ficar sem beber neste período pode ajudar a desinchar e perder um pouquinho de peso. Além disto, o álcool é uma fonte alimentar que chamamos de “caloria vazia”, por ser altamente energético porém sem oferecer nenhum tipo de nutriente importante para a nossa alimentação. Com menos álcool na sua rotina, é possível que você reduza a ingestão calórica também.

Aumente o consumo de sucos e água

Como comentamos no item anterior, é possível que o consumo de álcool tenha sido elevado nos dias de jogos da Copa do mundo e, por isto, seu organismo pode estar desidratado. Aquela sensação de ressaca, no dia seguinte de alguma festa ou noitada, nada mais é do que seu organismo lhe avisando que está com sede, por isto reidratar-se é importante. Consuma bastante água, sucos e outros líquidos não alcoólicos e naturais, nestes próximos dias, para favorecer o melhor funcionamento de seu cérebro, seu sistema gástrico, intestinal e renal.

Fuja das preparações calóricas e dos doces

Se sua meta é cortar calorias ao máximo para retornar ao peso que você tinha conquistado, com tanto trabalho, antes da copa, então algumas atitudes mais restritivas terão que ser tomadas. Evite, neste período de retorno a rotina, preparações calóricas como molhos brancos, alimentos fritos ou com massa “podre”(como tortas e empadas), para reduzir ao máximo a quantidade de calorias ingeridas durante o dia. Nesta mesma etapa corte os doces, se possível. Este tipo de alimento só vai servir para aumentar sua ingestão de açúcares e calorias.

O que você vai fazer para voltar pra dieta depois desta Copa do Mundo? Exagerou? Conseguiu se controlar? Conta pra gente!

 

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