Todo mundo sabe que é mais difícil emagrecer quando há muitas tentações ao redor, não é? E quando a família não ajuda, aí é problema na certa! E se você conseguisse entrar na linha e fizesse com que a sua família fosse junto? Se você cozinha, a chance de fazer com que isso aconteça são maiores ainda! Leia este guia culinário que preparamos para você e sua família e aproveite para colocar todo mundo na linha.

Mude o modo de preparo

O mais complicado no ato de mudar a dieta é mudar o que se come. Comece devagar, mudando o modo de preparo. Por exemplo, não precisa tirar a batata da sua dieta, só que ao invés de fazê-la frita, troque-a pela cozida. O frango também ia encharcado no óleo? Mande ele pra grelha! São essas pequenas trocas que farão com que você sinta mais ânimo de seguir a sua dieta, sem que nada precise ser abolido do seu cardápio.

Doces fitness

Tem gente que simplesmente não consegue substituir um chocolate por uma fruta e isso é perfeitamente normal! Aí vai mais uma dica de ouro: faça pequenas substituições. O chocolate ao leite pode ser substituído pelo chocolate amargo. Um pequeno estudo realizado por pesquisadores da Universidade de San Diego demonstrou que comer chocolate amargo traz efeitos positivos à saúde, contribuindo para a diminuição dos níveis de açúcar no sangue e do mau colesterol, enquanto aumenta os níveis do bom colesterol – tudo o que o coração precisa para ter saúde! Em outros doces como mousses e gelatinas, dê preferências por aqueles que possuem ingredientes mais leves e com frutas.

Substitua o pão

Sabia que ao substituir o pão, você pode eliminar calorias e ganhar nutrientes? Cada unidade de pão francês possui aproximadamente 150 calorias. Com praticamente metade dessas calorias, uma boa substituta para o pãozinho é a tapioca. Mas para continuar firme e forte na dieta, é importante escolher bem o recheio. Algumas opções saudáveis e lights são a ricota, o blanquet de peru e geléias naturais.

Alimentos com calorias negativas

Já ouviu falar desses alimentos? Alguns alimentos, principalmente certas frutas e vegetais, entram na categoria de “calorias negativas”, não por terem caloria zero, mas por auxiliarem o organismo a gastar mais calorias.

O processo funciona da seguinte forma: na hora da digestão desses alimentos, o nosso organismo gasta mais calorias no processo do que as calorias que o próprio alimento possui. Demais né? Incluir esses alimentos no seu dia a dia é uma ótima forma de auxiliar o processo de emagrecimento.

Incluso nessa lista estão:

  • Abobrinha
  • Espinafre
  • Pimenta
  • Aspargo
  • Berinjela
  • Brócolis
  • Couve
  • Aipo
  • Cenoura
  • Nabo
  • Alface
  • Pepino
  • Chicória
  • Repolho
  • Pêssego
  • Limão
  • Morango
  • Melancia
  • Amora
  • Mamão
  • Laranja
  • Melão
  • Goiaba
  • Jabuticaba
  • Abacaxi
  • Framboesa.

Mas cuidado! Dependendo da forma de preparo, essa característica pode ser perdida, pois acrescentando azeite, óleo ou manteiga, se aumenta muito o valor calórico. A sugestão é consumir o alimento in natura e sozinho.

Faça marmitas

Este item pode ajudar muito quem está iniciando uma vida mais saudável, basta apenas perder a vergonha e se organizar. Deixe separadinho a sua refeição (e a dos filhos também) e não caia na bobeira de comer qualquer coisa errada na rua porque não tem nada saudável com você. Marmitas são boas para o bolso e para não desviar do foco da sua dieta. Portanto carregue elas com você!

E aí, o que achou das nossas dicas? Pretende colocá-las em práticas separadamente ou ao mesmo tempo? Esperamos que você e a sua família aproveitem o guia culinário e, se surgirem dúvidas, fique a vontade para deixar suas perguntar em nossos comentários abaixo!

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