A combinação de verão e festas de final de ano é propícia a comidas diversas como peixe, carne e batata, além de bebidas geladas como refrigerante e cerveja. Os exageros gastronômicos são muitos e fica bem difícil não engordar com tanta coisa boa para comer e beber.

Os pratos das festas não costumam ser os mais saudáveis e menos calóricos, abrindo caminho para a perigosa pausa na dieta, o que pode levar você a engordar e mais uma vez sofrer para perder os quilinhos adquiridos.

Mesmo na temporada de férias, a dieta não pode ser deixada de lado. o máximo que se pode fazer é modifica-la para se adequar ao tempo na praia. Pensando nisso,  elaboramos dietas de férias e dicas para escapar dos quilos extras.

Alimente-se bem no café da manhã

A pressa para aproveitar cada minuto das férias faz as pessoas esquecerem da principal refeição do dia: o café da manhã.

Esquecê-la fará aumentar a fome na hora do almoço, fazendo você comer demais. Por isso, beba suco natural e coma uma fatia de pão integral com queijo branco. Café ou chá verde também são boas opções para o horário.

Coma legumes e verduras nas refeições

É verdade que alimentos muito pesados como feijoada e feijão tropeiro, por exemplo, são praticamente descartados nas férias na praia. Contudo, outros alimentos também ficam em segundo plano, entre eles, as essenciais verduras e os legumes.

Não deixe de lado a salada no almoço ou no jantar. Se quiser, substitua sua refeição do meio dia e da noite por uma salada ou alimento natural. No que se refere à sua elaboração, alface, duas cenouras raladas, pepino e tomate são o suficiente, mas fique livre para acrescentar outras de sua preferência.

Quanto ao almoço, faça uma sopa de legumes ou com abóbora refogada. Algumas receitas atípicas como panqueca de espinafre, lentilha com espinafre e ainda um lanche natural podem saciar a fome nesses períodos também.

E se você não aguenta comer apenas verduras e legumes diante de tanta gente se deliciando com pratos apetitosos, em pelo menos uma dessas duas refeições coma carne branca, como peixe e frango, deixando as frituras e salgados de lado. Para complementar, arroz integral e couve. O importante é balancear, se exagerar no almoço, modere no jantar.

Não fique muito tempo sem comer

Entre os intervalos das principais refeições do dia, coma uma fruta ou tome água de coco, itens fáceis de serem encontrados na praia. Se não gostar de coco, escolha frutas de sua preferência e se alimente de três em três horas, importante para saciar um pouco seu estômago antes da refeição.

No caso das frutas, sugerimos banana se tiver muito sol – por conta do potássio -, maçã, melancia, abacaxi e mamão, ricas em vitaminas e água, para hidratar e limpar o organismo.

Seguindo essas dicas de dieta durante suas férias na praia, é certo que os quilinhos a mais não retornarão com você na bagagem de volta pra casa.

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