Essencial na vida de qualquer ser vivo, a água é considerada uma das melhores aliadas da saúde.

Além de contribuir para o bom funcionamento do organismo, atua de maneira direta em todas as áreas do corpo e é a substância mais abundante no corpo humano, chegando a consistir entre 50 e 65% do peso de um adulto.

Entre seus diversos benefícios e funções estão o fornecimento de nutrientes às células, proteção dos tecidos corporais, controle da pressão do corpo, transporte de oxigênio, hormônios e de produtos indesejáveis que são eliminados pelos rins, participação nas funções de sentidos corporais como, por exemplo, a audição e a visão, auxiliar na digestão e regular a temperatura corporal. E isso é só parte da imensa lista.

A água ainda é necessária na formação dos tecidos do corpo, fornecendo base para o sangue e todas suas secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc.), que lubrificam os diversos órgãos e as articulações.

Com a ingestão diária de pelo menos 2 litros de água (8 copos médios), é possível evitar muitos problemas de saúde, como hipertensão, cálculo renal, dor de cabeça, dores musculares e, até mesmo, problemas estéticos como pele ressecada, cabelos fracos, inchaço, celulites e muito mais.

A falta de água no organismo pode levar a desidratação, fadiga, intestino preso, câimbras e uma série de problemas de saúde, pois ela é fundamental para o equilíbrio hidroeletrolítico.

Não se esqueça: é fundamental beber água o dia todo, e não apenas nos momentos de sede.

Com essa importância toda, e a necessidade de ingestão constante, preparamos algumas dicas para facilitar sua vida.

Se você não tem o hábito de beber bastante água por dia, essas dicas podem mudar sua vida – e sua saúde!

Água aromatizada

Se a falta de sabor é a sua desculpa para não beber água – ou para trocar a água por refrigerantes e sucos cheios de açúcar – uma boa dica é você colocar pedaços de frutas, gengibre, hortelã, cravo, canela em pau, alecrim ou qualquer outra especiaria na água e levá-la à geladeira.

Assim, a água fica com um leve sabor e aroma, tornando-se mais saborosa e agradável de consumir.

A gente já falou sobre isso aqui no Slim360, e inclusive já mostramos combinações incríveis para aromatizar e dar sabor à água de forma natural – veja aqui!

Mantenha a garrafa de água por perto

Carregar uma garrafinha de água com você é uma prática que facilita muito o consumo do líquido “sagrado”.

Seja no trabalho, na academia, no colégio, na faculdade ou em qualquer lugar, sempre tenha uma garrafa por perto, pois isso estimula o consumo de água.

Crie esse hábito!

E não esqueça: sentir sede é um aviso do corpo de que estamos ficando desidratado.

Evite chegar neste ponto!

Marcar metas – em horas – na sua garrafinha

Algumas pessoas simplesmente esquecem de beber água durante o dia e quando se lembra já está tarde demais para beber a quantidade recomendada.
Para evitar que isso aconteça, você pode colocar em sua garrafa de água marcas com horários pré-determinados, e beber a quantidade de água presente na garrafa para cada hora.

Por exemplo, coloque 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h, 20h, 22h, e quando chegar às 14h você deve ter bebido a quantidade de água até a marca de 14h.

Use um app no celular ou despertador

Hoje em dia, com smartphones e outras tecnologias, é muito fácil colocar lembrete para lembrá-la de tomar água.

Existem até aplicativos de celular para fazer isso – com som de cachoeira ou torneira, por exemplo. Mas mesmo o tradicional despertador ou alarme já é suficiente!

Crie uma rotina com a água

Estabelecer uma rotina é uma das melhores formas de se acostumar com qualquer tarefa.

Crie o hábito de tomar um copo de água em momentos específicos do seu dia e, em pouco tempo, você vai fazer isso quase que automaticamente.

Por exemplo: tome um copo d’água ao acordar, outro antes do almoço, antes do jantar, antes de dormir, e assim por diante.

Entenda a importância da água

Se você estiver totalmente informado sobre a importância da água no seu corpo, na sua saúde e na sua vida de um modo geral, beber água se tornará rapidamente um hábito constante.

Não se esqueça de todos os benefícios citados acima e beba bastante água todos os dias.

Muita gente acha que a água tem como função apenas matar a sede, e não entende a real importância dela nas funções corporais.

Dicas para você conseguir beber mais água por dia

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