Quem aí faz treino de musculação na academia?

A maioria da população realiza apenas atividades aeróbicas, como esteira, elíptico e bicicleta, vendo a musculação como uma atividade para adolescentes que querem ganhar muita força muscular. Mas, na verdade, a musculação é benéfica para homens e mulheres de todas as idades, ajudando, inclusive, na perda de peso.

Quer descobrir quais os benefícios do desenvolvimento de força muscular? Confira o nosso post!

Explosão muscular

Em dois meses de treinos de 20 minutos, três vezes por semana, o seu corpo consegue ganhar mais de 1Kg em massa muscular.

Isso ocorre porque o exercício estimula a produção de novas proteínas, aumentando o tamanho da fibra muscular.

Mas lembre-se: de forma alguma apenas esse ganho fará de você um competidor em fisiculturismo!

A cada ano de vida ocorre uma perda natural de massa muscular, o que pode chegar a 3Kg por década. A musculação então pode ser apenas uma forma de evitar essa atrofia muscular, garantindo um envelhecimento mais saudável.

Aumento da resistência

O fortalecimento da musculatura aumenta sua performance e resistência à atividade física, o que contribui também para a prática dos exercícios aeróbicos com ganho em velocidade, agilidade e equilíbrio. A grande vantagem da musculação é que, com um treino bem elaborado, toda a musculatura do corpo é igualmente trabalhada, desenvolvendo-se harmonicamente.

Queima de calorias após o fim do treino

O tecido muscular é um dos que mais consome calorias. Diante disso, à medida que você ganha massa muscular, seu metabolismo basal, o quanto seu corpo gasta em repouso, também aumenta. Dessa forma, até mesmo parado você continuará a queimar calorias após o treino de força, o que ajuda na perda de peso.

Aumento da densidade óssea

O estímulo aos ossos durante o treinamento provoca a deposição de minerais e de osteoproteínas, aumentando a resistência e a densidade óssea.

Isso ajuda a prevenir fraturas e o desenvolvimento de osteoporose, uma condição comum em mulheres após os 50 anos.

O que pouca gente sabe, no entanto, é que o enfraquecimento dos ossos nas mulheres já começa por volta dos 35 anos, então quanto mais cedo inicia-se atividades que fortalecem os ossos, melhor para a saúde deles.

Aumento da estabilidade das articulações

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O fortalecimento dos tendões e dos ligamentos dos músculos por deposição de colágeno após o treino de força colabora também para a estabilização das articulações.

Os exercícios, quando realizados corretamente, utilizam toda a amplitude de movimento e trabalham repetidamente essas estruturas.

Isso reduz as terríveis dores articulares que tão comumente afetam a coluna, os joelhos e o quadril.

Maior definição e tônus

Embora pouca gente siga essas recomendações, a realização de exercícios aeróbicos deve sempre ser combinada com a prática de musculação, já que um corpo pode ser magro, mas se manter flácido, principalmente quando a perda de peso é rápida.

A musculação, no entanto, ajuda a tonificar a musculatura e reduzir a flacidez.

Mais facilidade em atividades do dia a dia

Todos esses benefícios facilitam a realização de atividades musculares do dia a dia.

Movimentar móveis, carregar malas ou sacolas de compra e ajudar em mudanças, por exemplo, se tornam tarefas mais tranquilas.

E então, animado para começar a realizar musculação? Quais benefícios você já consegue perceber após iniciar o treinamento de força? Conte para a gente sua experiência nos comentários!

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