Ser saudável não significa só comer bem. O modo de preparar os alimentos também deve ser levado em conta.

Você já deve saber que muitos legumes e verduras, quando são cozidos, podem perder grande parte das suas vitaminas e, portanto, do seu potencial nutritivo.

A questão é: como preparar esses alimentos sem que eles percam o seu poder nutritivo?

Cozinhar legumes com a casca

Em vez de retirar a casca dos alimentos antes de cozinhá-los, opte por retirá-la após o cozimento.

A casca funciona como uma proteção, diminuindo a chance de perda e dissolução dos nutrientes na água. Isso pode ser feito com batata, cenoura, abóbora, beterraba e outros legumes.

Cortar em pedaços maiores

Ao cortar os legumes em pedaços pequenos antes de cozinhá-los, você aumenta a sua superfície de contato com a água e facilita a perda de nutrientes.

Portanto, opte por não cortá-los ou por cortá-los em pedaços grandes para que a perda seja minimizada.

Legumes “al dente”

Se os legumes cozidos ficaram muito moles, você provavelmente passou da conta em seu cozimento e muitos nutrientes foram perdidos.

Ao cozinhar alimentos na água, retire-os assim que eles se mostrarem aptos à alimentação, com uma textura mais para al dente do que muito macia.

Cozinhar no vapor

Esse é o melhor modo de cozinhar legumes e alimentos em geral, pois a perda de nutrientes é muito menor do que no cozimento no modo tradicional.

Enquanto os alimentos cozidos em imersão perdem entre 40% e 60% de vitamina, os mesmos cozidos no vapor perdem de 10% a 30%.

É possível encontrar panelas próprias para cozinhar a vapor ou improvisar em casa um mecanismo utilizando uma peneira de alumínio dentro da panela, impedindo que os alimentos toquem na água do fundo.

Use pouca água

Se você for utilizar água no cozimento dos legumes, coloque pouca água.

Ao colocar uma quantidade menor de água e tampar a panela, ela não irá evaporar muito rápido e favorecerá o cozimento dos legumes sem a perda de muitos nutrientes.

Esse efeito é parecido com o do cozimento no vapor.

Aproveitar a água do cozimento

Se você cozinhou legumes na água, guarde-a para o preparo de outros alimentos em vez de de jogá-la fora.

Como muitas vitaminas são hidrossolúveis, elas não se perdem por completo, mas ficam dissolvidas na água do cozimento.

Você pode utilizar essa água para cozinhar o arroz, o feijão e outros, e ainda ganha com o sabor desse caldo de legumes nutritivo.

Você já costuma procurar meios de cozinhar os alimentos sem que eles percam os nutrientes?

Fazendo isso você terá uma vida mais saudável e aproveitará melhor o que a natureza tem a oferecer para a sua dieta. E se você ficar com qualquer dúvida, escreva para a gente!

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários