A prática da corrida é recomendada para inúmeros casos quando o assunto é ter uma vida mais saudável, pois se trata de um esporte praticamente completo. Os benefícios são muitos e você até deve conhecer alguns deles: liberação de endorfinas, queima de calorias, melhora na saúde cardiovascular, entre outros.

A grande questão é que, mesmo sabendo sobre essas informações, muitas pessoas ainda relutam em exercer essa atividade saudável. E se quiser desfrutar de todos os benefícios da corrida, daremos algumas dicas e incentivos para você começar de uma vez por todas seus treinos.

A facilidade para praticar corrida

Muitas desculpas são usadas para escapar da prática de esportes, seja ele qual for. Falta de dinheiro para academia, para compra de equipamentos como esteira ou pesos e a vida atribulada, principalmente nas grandes cidades.

Nada disso vale para a corrida. Qualquer lugar pode ser usado para praticar essa atividade. As ruas do seu bairro, o parque mais próximo, a praça pública ou o espaço de convivência do seu condomínio. Se tiver dúvidas, visite esses lugares, sem compromisso e observe o número de pessoas que já aderiram ao esporte.

Consulte um médico antes

Já decidiu o local e o dia para começar suas corridas? Ótimo! Mas, o primeiro passo a ser dado é fazer uma avaliação médica. Se você tem menos de 30 anos, uma análise clínica e um eletrocardiograma bastam, contudo, se passou dessa fase, peça também o de função hepática e renal, hemograma, ergoespirométrico e ergométrico.

Adaptando-se à corrida

Se seus exames pedirem maiores cuidados ou se seu corpo, já acostumado ao sedentarismo, não tiver condições de resistir de imediato aos rigores de uma corrida, inicie as atividades com uma caminhada.

Depois, intercale com leves corridas e descanso. Sem forçar demais. Essa é fase na qual o corpo sai do estado sedentário para o ativo e pode demorar um pouco, principalmente se você estiver com alguns quilinhos a mais. Não é uma transição fácil e exige bastante, por isso o recomendável é pegar leve inicialmente.

Alimente-se bem

A comida mais recomendada pelos corredores é a banana, por causa de seu potássio. De fato, é bom comer a fruta para diminuir o risco de cãibras, mas o ideal mesmo é ter uma dieta balanceada, repleta de diversas frutas e com muito líquido.

Os suplementos alimentares indicados por um especialista também podem ajudá-lo na tarefa e melhorar seu condicionamento físico. Aqui no site há um bocado de dicas que poderão ajudar você messa empreitada.

As roupas apropropriadas para corrida

O item primordial é o tênis. Escolha um calçado confortável e, se for o caso, compre um número acima do que você normalmente usa. Avalie também a sola. Os principiantes devem escolher uma neutra, já que é difícil saber de prontidão se você possui algum tipo de inclinação conforme corre. Caso seja necessário, troque por um solado que se adeque ao seu tipo de pé.

Quanto à roupa, homens devem usar shorts e camiseta Dry Fit, leves, que não limitem seus movimentos e sejam confortáveis. As mulheres podem optar por tops justos que deem sustentação aos seios. Se não se sente à vontade só com a peça, coloque uma camiseta mais larga do que o de costume por cima.

Com essas dicas não há mais desculpas para continuar em casa sem praticar um dos melhores exercícios físicos que existe. Comece logo e aproveite todos os benefícios da corrida para sua saúde.

Ficou com dúvidas sobre a melhor maneira para começar a correr? Se já é um corredor experiente, deixe uma sugestão aqui embaixo nos comentários.

 

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários