Um dos grandes vilões da vida saudável é a falta de motivação, principalmente para fazer atividade física e cuidar da alimentação. Isso interfere muito na disposição e, por isso, é importante saber ingerir os alimentos adequados e nos horários certos.

Para que a alimentação não cause desânimo para malhar ou praticar algum esporte, lembre-se também de que o melhor horário para praticar exercícios é sempre de manhã. Não consegue ter ânimo neste horário? Então descubra como conseguir chegar lá… é fácil!

Benefícios de se exercitar pela manhã

A parte da manhã é o melhor horário do dia para se praticar atividades físicas. Isso porque nos outros horários do dia é preciso ter cuidado com altas temperaturas, principalmente no verão.

Fazer atividades físicas de manhã, ou praticar qualquer outro exercício ou esporte é melhor, pois também ajuda a melhorar o humor e a acelerar e eliminar líquidos e toxinas do nosso corpo, por exemplo.

O humor e a disposição melhoram porque o nosso corpo produz endorfina, que é responsável por inibir as fibras nervosas de transmitir dor, além de diminuir a ansiedade e aumentar a percepção do nosso bem estar.

Portanto, escolha uma atividade física e comece a criar uma rotina. Você pode optar por caminhar, correr ou pular corda, além de várias outras atividades físicas que você pode fazer sem gastar dinheiro.

Dicas para ter mais ânimo pela manhã

Mantenha uma alimentação saudável

Não adianta só criar o hábito de praticar atividades físicas com regularidade. A alimentação também é muito importante, principalmente para te auxiliar a ter disposição para manter o ritmo constante de treinos.

Uma alimentação saudável vai te dar muito mais energia e disposição não só para poder malhar ou praticar o esporte ou atividade física que você quiser, mas também para todas as outras atividades do seu dia.

Para começar, troque aos poucos a gordura e o açúcar por mais frutas, verduras, legumes, cereais e carnes magras. Os benefícios são vários e o seu corpo vai sentir!

Saiba o que comer antes e depois do exercício físico

Quando acordamos, o nosso organismo já gastou todos os nutrientes e energia da alimentação do dia anterior, e o nível de açúcar no sangue pode ser muito baixo.

Por isso é importante se alimentar, principalmente antes de atividades físicas, para que não sintamos tonturas ou fraquezas na hora do treino. Nunca malhe em jejum, porque isso pode trazer sérios riscos à saúde, principalmente logo pela manhã.

Depois do treino também é muito importante saber o que se vai ingerir, já que os efeitos de certos alimentos podem interferir bastante no desempenho pós-treino, como fortalecimento e ganho de massa muscular, por exemplo.

Essas talvez sejam as refeições mais importantes, já que você vai ingerir os nutrientes necessários para manter os níveis de energia adequados para que você dê o seu melhor nos exercícios físicos, colhendo assim melhores resultados depois de finalizados.

As duas refeições também são importantes, pois vão auxiliar na recuperação e crescimento muscular.

Você deve dar preferência para as proteínas e carboidratos, principalmente as encontradas no queijo cottage, nos ovos, carnes magras, batata-doce, pão integral, aveia e diversas frutas.

Aposte no detox para ter um melhor o desempenho do organismo

Além dos exercícios físicos, muitas pessoas acreditam também no poder das dietas detox para auxiliar na boa disposição e desempenho físico.

Uma dieta de desintoxicação é um dos melhores métodos para limpar o organismo de toxinas e químicas. Ela pode ser o que você precisa para melhorar sua disposição e desempenho nas atividades físicas, especialmente matutinas.

Com um forte poder antioxidante e anti-inflamatório, as dietas detox consistem basicamente em comer apenas frutas, vegetais, legumes e ervas específicas para diversas disfunções do organismo, em certo período de tempo.

Mas atenção: tenha cuidado e não exagere, certo? Aquela dieta completamente detox e que permite apenas a ingestão de líquidos não deve ser feita junto com as atividades físicas.

O ideal é mesclar a dieta detox com a ingestão de outros alimentos importantes e ricos em nutrientes essenciais, jamais substituindo as refeições por completo. Coloque a sua saúde em primeiro lugar!

Como fazer uma dieta detox?

A melhor forma de escolher sua dieta detox é de acordo com as suas necessidades. Existem vários cardápios diferentes que você pode escolher.

A desintoxicação na verdade elimina o que faz mal, fazendo com que o nosso corpo funcione de maneira bem melhor. Literalmente, ela limpa o nosso organismo.

Os chás e sucos são os mais famosos. Cada erva, raiz ou fruta, por exemplo, cuida de um órgão ou sistema diferente. Mas não se esqueça de que a água ainda continua sendo o principal ingrediente para desintoxicar o organismo.

O poder dos sucos detox

Dentre todos, os mais famosos são os sucos que contém couve e limão. Eles desintoxicam o organismo, têm ação diurética e aumentam a sensação de saciedade.

O limão possui fibras, vitaminas C e B, além de várias propriedades antivirais.

Muitas pessoas gostam de tomá-lo diluído em água morna em jejum, antes da sua primeira alimentação do dia, pois acreditam que desintoxica o organismo, tem ação diurética e aumenta a sensação de saciedade.

A couve, por sua vez, além de ser rica em antioxidantes, ajuda a emagrecer e combater a celulite. Você pode misturar a verdura com laranja ou cenoura, por exemplo, para que o suco fique mais saboroso.

Os chás também fazem parte do detox

As raízes, folhas e ervas podem ajudar muito na hora de fazer a desintoxicação do organismo, além de trazer vários outros benefícios e o chá de gengibre talvez seja o mais conhecido, além do chá verde.

O chá verde, além de possuir muitos antioxidantes, também ajuda o corpo a combater radicais livres e outras toxinas.

Os princípios ativos deste chá aceleram o metabolismo e também contribuem para a quebra de gordura.

Já o chá de gengibre tem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias fortes e ajuda a reduzir a dor muscular. Além disso, aumenta a imunidade, melhora a absorção de nutrientes, e alivia o estresse.

Ele também auxilia no emagrecimento e ajuda a prevenir e tratar algumas doenças como o Alzheimer e até mesmo o câncer.

Não tenha preguiça de começar a mudar

Utilizando todos estes tipos de alimentos que auxiliam no bom funcionamento do organismo, você já está a meio caminho andado se quer fazer exercícios logo cedo.

Quando você se torna mais disposto, a vontade de se exercitar ou de praticar qualquer outra atividade física durante a manhã aumenta, assim como o seu desempenho.

Fazer atividades físicas de manhã ou fazer outro exercício também é bom, pois é bem mais difícil que surjam imprevistos que nos impeçam de treinar, e também ficamos livres durante o resto do dia.

 

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