Manter a motivação para os treinos tanto na academia quanto ao ar livre, às vezes parece uma tarefa muito difícil. O desânimo de sair de casa ou cansaço ao sair do trabalho pesam muito na decisão entre treinar e deitar. Não importa se a academia que você frequenta tem aparelhos de última geração e é cheia de pessoas bonitas ou se o seu bairro é arborizado e com ciclovias, se você não tiver uma motivação interna, é bem provável que resolva ficar em casa.

Essa motivação deve estar dentro de você e não em fatores externos. Se você está buscando uma maneira de se motivar, já está no caminho certo. Veja algumas dicas que separamos para que você continue com a motivação do início ao fim, sem desistir de seus objetivos.

Sem exageros

Este é um alerta para iniciantes, mas também para quem estava parado há algum tempo e voltou com muita vontade de recuperar o tempo perdido. Se você forçar demais o treinamento, fazendo várias aulas em sequência ou pegando peso demais, estará sujeito a uma lesão ou ao overtraining (desgaste por excesso de treino).

Se isso acontecer, é muito provável que você ficará desanimado em voltar a treinar depois de se recuperar. Mantenha um ritmo mais cadenciado e dê tempo para o seu corpo se acostumar com a nova rotina e depois aumente a carga e a intensidade dos treinos.

Mude os exercícios

Alternar os exercícios te ajuda a não desanimar de seus treinos. Mude de tempos em tempos a sequência dos exercícios e das atividades. Se em uma semana você fez spinning, na outra experimente running. Para a musculação, a mesma dica: fazer a mesma série por um tempo muito longo pode tornar a atividade enjoativa, o corpo se acomoda e para de desenvolver. Trocar a série periodicamente é um desafio para o corpo e para a mente e irá manter a motivação em alta.

Estabeleça um objetivo

Não importa qual seja o motivo que te leva a fazer atividade física. Seja diminuir medidas e aumentar a resistência ou ganhar mais massa muscular e melhorar o condicionamento, você precisa ter metas bem definidas e constantes na sua mente. Caso contrário, você se desmotivará. As metas dão sentido ao esforço e isso te impulsiona nos momentos mais críticos da sua jornada.

Tenha disciplina com o horário

Definir um horário fixo para praticar a atividade física ajuda o seu corpo a tornar isso um hábito. Com a rotina estabelecida, fica mais fácil para o seu corpo e sua mente entenderem que precisam se preparar para desenvolver essa atividade dentro do período estabelecido e isso te dá uma maior disposição para treinar. Se você não tem uma rotina que se enquadra em horários fixos, não tome isso como desculpa. Faça um esforço para encaixar as atividades quando os tempos vagos surgirem.

Chame os amigos

Treinar na companhia de um amigo sempre é mais animador. Vocês podem conversar nos intervalos das séries e trocar ideias sobre exercícios ou suplementação nutricional. Reunir grupos também é bem legal! Se for possível, junte os amigos do trabalho ou do seu bairro mesmo. Marque trilhas, caminhadas na praia ou no parque. Isso incentiva e é sempre bom estar perto de pessoas com o mesmo objetivo que o seu. Levanta o ânimo e o astral.

Ajuda Extra

Para que o seu ritmo se mantenha em alto nível, existem no mercado termogênicos e suplementos que ajudam a te dar mais disposição para fazer atividade física. Tem para todos os gostos, a base de ervas, cafeína em cápsulas ou em pó. Escolha aquele que melhor se encaixa na sua alimentação e dê um gás no seu treino.

Agora você tem uma série de opções para se manter motivado. Organize sua agenda e reserve um tempo para fazer uma coisa que ninguém pode fazer no seu lugar: cuidar da sua saúde e do bom funcionamento do seu corpo.

Como você se mantem motivado para continuar os treinamentos do seu dia a dia? Faz uso de alguma suplementação? Chama os amigos para todos se motivarem em conjunto? Compartilhe com a gente seus truques e dicas nos comentários abaixo. Bom treino!

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