Encontrar alguns minutinhos do seu dia para realizar atividades físicas está se tornando uma tarefa difícil?

Você sabia que ao aumentar o número de passos diários pode lhe ajudar a sair do sedentarismo, acelerar a queima de calorias e ainda não atrapalhar a sua rotina de atividades?

No texto de hoje vamos lhe explicar por que o hábito de contar o número de passos que você dá por dia pode lhe ajudar a emagrecer! Confira logo abaixo tudo sobre a importância desses movimentos para a sua saúde!

Movimentando e emagrecendo sempre

Você já deve saber por que as atividades físicas são essenciais para quem quer perder peso e se manter mais saudável.

Qualquer tipo de exercício realizado por você, seja ele uma simples caminhada até o ponto de ônibus, ou o hábito de carregar uma mochila nas costas ao se movimentar entre um lugar e outro, demanda do organismo uma carga importante de energia, que é produzida através das calorias que encontramos nos alimentos e nas nossas reservas adiposas corporais.

Por esse motivo, quanto mais nos movemos, mais energia o corpo vai precisar e mais calorias vamos gastar.

Dentro desse conceito é fácil entender por que o simples hábito de aumentar os passos que você dá durante o dia pode lhe ajudar a emagrecer de maneira mais eficiente, mesmo que você não pratique exercícios físicos durante um período determinado da sua rotina.

Contando passos: maneira prática e eficiente de se movimentar

Como posso aumentar o número de passos que dou durante o dia? É muito simples aprender a se movimentar mais dentro de sua própria rotina.

Crie o hábito de andar mais de transporte público em vez de carro, use a escada e não o elevador, vá ao supermercado mais próximo da sua casa a pé ou simplesmente crie o hábito de caminhar no seu quarteirão para aumentar o número de passos que você dá por dia.

Uma pessoa que dá, aproximadamente, 10.000 passos por dia, não é considerada mais sedentária de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, já que ela se movimenta tanto quanto uma pessoa que tira 30 minutos de seu dia para realizar uma caminhada em velocidade mais intensa.

Para saber quantos passos você está dando por dia (e elaborar estratégias para aumentar o número de passadas diárias dentro da sua rotina), é possível contar com a ajuda de um pedômetro, que é um aparelho que conta as suas passadas avaliando o movimento do seu corpo.

Se você não pretende gastar dinheiro com a compra de um pedômetro, é possível contar com a ajuda de alguns aplicativos de smartphones que têm as mesmas funções do aparelho. Boas opções de apps são o Medida Certa, o Runtastic Pedometer e o App Saúde (disponível somente para iPhones).

Mudando o seu trajeto para oferecer desafios diferentes ao corpo

Caminhar 10.000 passos por dia pode lhe ajudar a emagrecer de maneira mais eficiente, porém é preciso aprender a estimular o organismo regularmente, especialmente quando essa meta se torna muito fácil para você e a sua frequência cardíaca não alcança o percentual ideal de esforço para a queima de calorias.

Quando perceber que a tarefa de caminhar está se tornando fácil e rotineira, imponha novos desafios para o seu corpo: mude trajetos, escolha caminhos mais difíceis e até mesmo mude os horários das suas passadas diárias. Dessa maneira você mantém seu corpo sempre estimulado para buscar novos desafios.

Controlando a alimentação

Não adianta aumentar os passos durante a sua rotina e manter sua frequência cardíaca sempre estimulada, se você não está tomando conta da qualidade da sua alimentação nesse período.

Emagrecer é um processo que envolve o aumento da queima calórica, mas também um controle da ingestão do consumo de alimentos. Essa soma é a responsável por resultar em um déficit calórico para o seu organismo, que leva ao emagrecimento.

Por esse motivo continue caminhando seus 10.000 passos por dia, mas não deixe de visitar um nutricionista e ajustar a sua alimentação! Quantos passos você costuma dar por dia? Já realizou esse cálculo antes? Deixe seu comentário sobre esse assunto!

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