Chegar ao supermercado e ver uma quantidade imensa de possibilidades sempre gera alguma dúvida em relação ao que é melhor comprar para ter uma alimentação mais equilibrada, não é mesmo?

Nós entendemos e, por isso, fizemos uma lista de comidas saudáveis que ajudarão o seu corpo a funcionar de forma harmoniosa e eficaz, eliminando aqueles quilinhos indesejados.

Se você também faz parte dessa turma, veja abaixo alguns alimentos que vão potencializar a sua dieta!

Arroz integral

Embora muitas pessoas que estão buscando emagrecer acreditem que o carboidrato é o grande vilão, na verdade, não é bem assim.

Os carboidrato simples, como, por exemplo, massa branca, não são uma boa opção pelo seu alto índice glicêmico. 

Porém, o carboidrato integral, também conhecido como complexo, além de ser uma excelente fonte de fibras, é um ótimo fornecedor de energia e com baixo índice glicêmico.

Por isso o arroz integral, tem posição de destaque na nossa lista de comidas saudáveis!

Ervilhas

A ervilha é uma leguminosa  bastante nutritiva e com baixo índice glicêmico. É um alimento versátil que pode ser comido cru, cozido ou feito no vapor, como acompanhamento na salada ou em sopas.

Além disso, é uma ótima fonte de proteína, fibras alimentares, vitamina A, B, C, E e K, além de fornecer importantes minerais como o zinco, cálcio, potássio, magnésio e ferro.

Ajudam em diversas funcionalidades do corpo, como a pele, por exemplo, e facilitam a digestão.

Lentilha

A lentilha é uma excelente fornecedora de fibras, carboidratos complexos e proteínas, nutrientes essenciais para o emagrecimento saudável. Pode servir como um complemento do seu arroz, sopas, e até mesmo saladas frias.

Um benefício sensacional para as mulheres é que a lentilha possui uma substância chamada lignanas, que colabora na diminuição dos sintomas da TPM, como aquela vontade maluca de comer 3 barras de chocolate.

Grão-de-bico

Está aí mais um alimento que não pode faltar na sua lista de compras. O grão-de-bico, além de ser uma excelente fonte de carboidrato complexo, é uma leguminosa rica em proteínas e fibras, ou seja, te ajudará a ter mais saciedade após as alimentações.

Além disso, assim como a lentilha, é versátil e pode servir como base de saladas, sopas e até mesmo hambúrgueres. São diversas receitas que vão tornar sua alimentação ainda mais saborosa e saudável!

Quinoa

Apesar de ter um preço um pouquinho acima do restante das comidas indicadas, a quinoa é um mimo que vale a pena acrescentar à sua alimentação.

Além de ser bem saborosa, possui diversos benefícios, como, por exemplo, ser rica em proteínas, fibras e vitaminas. 

Como se não pudesse ser melhor, a quinoa é ainda uma excelente fonte de minerais como o cálcio e também, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e o funcionamento intestinal devido a presença de fibras.

Azeite

Só de ouvir falar em gordura você já sente um arrepio, não é mesmo? Mas é importante ficar de olho, pois, não é toda gordura que é prejudicial à saúde.

O azeite é rico em gordura insaturada, essencial para o bom funcionamento do organismo, prevenindo diversas doenças, como as cardíacas, e ainda potencializando o processo de emagrecimento de forma saudável.

Aveia

A aveia é um cereal muito indicado para quem está buscando o emagrecimento. Isso porque é rica em fibras, vitaminas e minerais.

Além de ajudar na saciedade, regula o funcionamento do intestino e reduz a velocidade de absorção de carboidratos, tornando os níveis glicêmicos melhores. O consumo desse cereal, por essas funcionalidades, é benéfico para pessoas diabéticas e com colesterol alto.

Chá verde

O chá verde é um grande aliado no emagrecimento saudável por sua função termogênica, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo se ingerido da maneira correta. Por conter cafeína, se consumido na parte da manhã, ajuda também a melhorar a concentração.

Além disso, o chá verde é rico em antioxidantes, retardando o envelhecimento celular, além de ajudar no controle do colesterol, prevenir doenças do coração e vários tipos de câncer.

Chocolate amargo

Quem diria que existem doces emagrecedores, não é? Mas, acredite, o chocolate amargo é outra sensacional (e deliciosa!) fonte de gorduras saudáveis e antioxidantes.

Ajuda no emagrecimento por auxiliar no controle da vontade de comer doces, na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoria do funcionamento cerebral.

Vale lembrar que o ideal é que o chocolate tenha acima de 70% de cacau na sua composição, certo?! É importante ainda atentar à quantidade consumida, que não deve passar de 30g diárias.

Berries (morango, framboesa, amora…)

As frutas vermelhas, também conhecidas como berries, estão se tornando cada vez mais queridinhas das pessoas que buscam uma vida saudável. Isso porque possuem substâncias com efeitos antioxidantes, antineurodegenerativo e anti-inflamatório.

São consideradas “superfrutas”, ou seja, altamente nutritivas e cheias de fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes que te ajudarão a ter uma saúde e estética melhor.

Canela

A canela é outro alimento que ajudará no seu emagrecimento por potencializar o funcionamento do seu metabolismo devido à sua função termogênica.

É ainda uma grande aliada na prevenção do envelhecimento precoce, doenças degenerativas e tumores devido à sua função antioxidante.

Abacate

Ainda que seja um alimento calórico, o abacate é essencial em uma dieta de emagrecimento. Isso porque contém gordura saudável, o ácido oleico.

Mas, o abacate tem ainda uma substância secreta, a glutationa, que controla os níveis de cortisol, hormônio do estresse e que, se desregulado, dificulta a perda de peso e, além disso, colabora com o acúmulo de gordura, principalmente na barriga.

Semente de girassol

A semente de girassol é rica em proteínas e vitamina E, que ajuda na recuperação dos músculos após o exercício físico. Contém ainda minerais importantes para a formação dos ossos e antioxidantes.

Além disso, a semente de girassol é rica em gorduras boas e fibras, mantendo a saciedade, bom funcionamento do intestino e evitando o colesterol ruim.

Castanhas

As castanhas são as melhores amigas de qualquer pessoa que deseja uma vida mais saudável e emagrecer.

Elas são as famosas oleaginosas e são fontes de minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, como, por exemplo, o selênio, no caso da castanha-do-pará, além de serem ricas em gorduras boas (monoinsaturadas e poli-insaturadas).

Porém, tão importante como inseri-las em sua dieta é a forma como são ingeridas: sem sal e “in natura”, de preferência. São extremamente beneficentes ao emagrecimento, porém, como todos os alimentos, devem ser consumidas com moderação.

Limão

O limão é uma fruta rica em vitaminas A, B, C e uma variedade de fitoquímicos. Além disso, possui minerais cruciais para a saúde, como o ferro, cobre, potássio e fósforo. Por isso, possui funções antioxidantes, melhora a imunidade e a digestão.

Mas não é só isso. O ácido cítrico presente no limão o torna um grande aliado em qualquer dieta. Isso porque essa substância age no organismo favorecendo o bom funcionamento do metabolismo, facilitando a perda de peso.

Açúcar mascavo

O açúcar mascavo é a versão integral do açúcar. De maneira geral, quanto mais escuro for o açúcar, mais próximo da sua forma original ele está e, sendo assim, mais saudável é, uma vez que contém ainda as suas propriedades nutritivas como vitaminas e minerais.

Sabemos que pode parecer difícil se livrar do açúcar refinado, porém, com todas as vantagens nutritivas apresentadas, vale a pena tentar.

Gengibre

O gengibre, assim como a canela, tem como seu principal atrativo o fato de potencializar o metabolismo do corpo. Mas seus benefícios vão além: ele colabora com a saúde do organismo pela sua função anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica.

É um remédio natural, por exemplo, para dores de garganta.

 

Além disso, previne alguns tipos de câncer, auxilia o sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce da pele! Esse é um alimento bem versátil e pode ser ingerido de diversas maneiras: sucos detox, chá e como tempero.

Hortaliças brássicas (couve-manteiga, couve-flor, brócolis…)

As hortaliças brássicas, ou crucíferas, além de serem bastante nutritivas, contêm substâncias bioativas que trazem diversos benefícios para a saúde, como evitar a formação de vários tipos de câncer.

São elas: couve-flor, repolho, couve-manteiga, couve de bruxelas, brócolis, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula.

Óleo de coco

O óleo de coco é uma das comidas saudáveis mais indicadas para o emagrecimento.

Isso porque as gorduras saturadas presentes nesse óleo são triglicerídeos de cadeia média (TCM), o que faz com que sejam melhor absorvidos pelo organismo e não acumulados em forma de gordura, como é o caso de outras comidas que possuem esse nutriente.

Além disso, por ser rico em TCM, traz saciedade e acelera o metabolismo, ajudando na perda de peso de forma saudável.

Chia

A chia é rica em ômega 3, fibras, proteína e minerais, como o cálcio e magnésio.

Por ser tão nutritiva, essa semente oferece diversos benefícios para a alimentação saudável e emagrecimento, como, por exemplo, o aumento da saciedade, regular o intestino e colaborar na redução do colesterol.

Beterraba

Além de possuir poucas calorias, a beterraba é altamente nutritiva e não poderia ficar de fora da lista de comidas saudáveis.

O vegetal é rico em antioxidantes e diversos minerais, como o magnésio, ferro e potássio. Por isso, ajuda a regular funções musculares, desintoxicar o organismo, e fortalecer o sistema imunológico.

Se consumida em forma de suco, a beterraba fornece ao organismo Óxido Nítrico, substância que traz diversos benefícios, inclusive o de auxiliar na performance durante o exercício físico.

Chá de carqueja

Embora seja uma planta com gosto mais amargo, o chá de carqueja traz inúmeros benefícios para o emagrecimento, como, por exemplo, melhorar a circulação sanguínea e a digestão.

Mas o motivo do chá estar entre as comidas saudáveis preferidas dos nutricionistas (e pacientes), é o fato de diminuir o apetite.

É importante citar que não deve ser tomado em exagero. A dose máxima recomendada são de 3 xícaras de chá por dia.

Ovos

Além de serem fácil e prático de preparar, os ovos são excelentes fontes de proteína. Por ser formada por aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo organismo, a sua proteína sacia com maior facilidade.

Nesse alimento, um fator importante é prestar atenção no ponto de cozimento, uma vez que é possível contrair a bactéria por meio da gema.

Pimenta

As pimentas são boas aliadas na dieta, pois têm função anti-inflamatória, anticancerígena, melhoram o colesterol, a digestão e, ainda, possuem efeito termogênico, sendo assim, aceleram o metabolismo e colaboram com o emagrecimento – por isso, têm lugar garantido na nossa lista de comidas saudáveis.

Entretanto, não são todas as pimentas que possuem essas propriedades. De maneira geral, quanto mais ardentes, maior seu efeito, devido à quantidade do princípio ativo, o capsaicinoides.

Por isso, para inserir esse alimento na sua dieta, procure aquelas do gênero Capsicum, como, por exemplo, jalapeño, biquinho e malagueta.

Damasco

O damasco é uma fruta rica em fibras, antioxidantes, com poucas calorias, e possui minerais essenciais para o corpo, como o ferro, fósforo e potássio – por isso, está na nossa lista de comidas saudáveis.

Por isso, regula o funcionamento do intestino, previne anemias, desintoxica o sangue, e previne o câncer.

É uma excelente opção de lanche, principalmente para pessoas que possuem uma rotina atarefada, uma vez que é simples e prático para transporte, ajudando a evitar deslizes nos momentos de correria.

Linhaça

A linhaça, assim como a chia, é rica em ômega 3 e tem funções benéficas para o sistema cardiovascular, digestivo, ajuda na prevenção de doenças como o câncer e controle da diabetes.

Mas a semente está invadindo o cardápio de várias pessoas, principalmente, por ajudar no emagrecimento devido à quantidade de fibras que oferece.

Entretanto, não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia ao incluir esse alimento na sua dieta com outras comidas saudáveis! Isso é crucial para que as fibras possam trazer todos seus benefícios.

Repolho

O repolho é uma hortaliça que pode ser ingerida de diversas maneiras: em sopas, saladas, cozido, cru, dentre outros.

Além da sua versatilidade, está na lista de comidas saudáveis porque é um alimento rico em nutrientes como a vitamina A, C, fibras e potássio.

Por isso, protege a visão, auxilia na digestão e no fortalecimento muscular, e mantém a pele saudável.

O repolho roxo possui ainda uma substância chamada antocianina que protege o coração, possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda o sistema imunológico.

E então? Facilitamos sua ida ao supermercado? Antes de fazer sua próxima lista de compras, é importante pensar que o equilíbrio, antes de qualquer coisa, é o que vai te ajudar a ter sucesso no caminho rumo ao emagrecimento!

Existem diversas comidas saudáveis, mas essas são as campeãs e merecem ir para o seu carrinho. Gostou das nossas dicas? Acompanhe a Slim360 no Facebook e compartilhe conosco suas experiências, dúvidas e sugestões.

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