No último grande estudo do IBGE sobre a alimentação dos brasileiros, feito em 2011, notou-se que a comida típica em nossos pratos continua sendo arroz, feijão e alguma mistura em um prato pobre de nutrientes e rico em calorias. Verduras e legumes são ingeridos em doses muito baixas por quase 90% da população e um dos vários motivos apontados na pesquisa é o paladar.

Os brasileiros apreciariam melhor uma salada se soubessem como criar um prato mais apetitoso e variado. E para ajudar você a melhorar os costumes alimentares, mostraremos folhas indispensáveis em uma salada e as melhores formas de temperá-la.

Folhas: itens básicos da salada

Elas são o ingrediente fundamental da boa e velha saladinha que, no consenso entre diversos especialistas, não pode faltar na dieta de nenhuma pessoa.

São muitas as folhas ricas em nutrientes, porém, as com tonalidade verde-escura são as mais indicadas, já que são ricas em um componente chamado bioflavonóides, substâncias para aperfeiçoar a digestão e o metabolismo, além de possuírem grande quantidade de ferro.

Couve

Ela é anti-inflamatória, rica em vitaminas e minerais (entre eles o magnésio, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos), além de desintoxicar o organismo. Bastante consumida como acompanhamento da feijoada e no caldo-verde, a couve pode ser apreciada na salada, temperada com três colheres de shoyu, orégano, sal, azeite, limão e alho. Acrescente cebola e tomate a gosto.

Espinafre

A famosa verdura que dá força ao personagem Popeye no desenho animado deve fazer parte do seu cardápio também, pois realmente é boa para os músculos do corpo. O espinafre é rico em ácido fólico, fundamental para o sistema nervoso, conta com alto teor de potássio, vitamina K, cálcio, vitamina C, vitamina A, ferro e antioxidantes.

Prepare uma salada de espinafre com um ovo cozido, alho frito, maionese e azeite.

Rúcula

A rúcula tem propriedades antioxidantes e combate doenças cardiovasculares. Ela é rica em vitamina C, cálcio e ferro.

Os temperos que combinam com o preparo da rúcula são azeite, sal, alho, salsa, shoyu e mostarda. Acrescente tomate e queijo para complementar.

Escarola

Uma folha quase completa, ela possui fibras, sais minerais, vitaminas E, do complexo B, cálcio e fósforo. Tudo isso combinado auxilia o funcionamento do intestino, da  pressão arterial, na regeneração de tecidos, além da formação dos ossos e proteção contra infecções.

Faça uma salada de escarola com mostarda, ovos cozidos, alcaparras picadas, sal e azeite.

Alface

A mais tradicional das folhas na salada brasileira, seus benefícios são inúmeros. Um alimento quase sem calorias (sim, saladas têm calorias), a alface é rica em vitaminas A, C, E e K, zinco, potássio, magnésio e ferro.

O modo de preparo clássico da salada de alface é azeite ou vinagre, sal, orégano, tomate e cebola e não é preciso muito mais do que isso para aproveitá-la.

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