Um físico sequinho e bem definido é o sonho de quase todo mundo, mas chegar a esse resultado não é tarefa fácil para a maioria. Além de ganhar massa, a pessoa precisa diminuir a quantidade de gordura corporal, para que seus músculos, especialmente os da região abdominal, se sobressaiam e tornem-se visíveis. Muitas pessoas treinam errado por anos e, mesmo perdendo horas nas academias, não conseguem definir melhor seu corpo.

Alguns exercícios contribuem de maneira fundamental na busca por esse tão sonhado corpo perfeito. Os aeróbicos, em especial, ajudam a queimar muitas calorias e diminuir o percentual de gordura, enquanto os exercícios com peso, por sua vez, auxiliam no ganho de maior qualidade muscular. Portanto, a combinação balanceada dos dois deve ser a meta a se alcançar. Abaixo, listamos alguns dos treinos mais eficazes nessa incessante busca por uma melhor definição.

Spinning

O exercício aeróbico se popularizou bastante nos últimos anos pelas academias do planeta. Com músicas que possuem batidas estimulantes e ritmo frenético, ele é o que mais queima calorias, chegando ao pico de até 800 por hora. É realmente um treino de altíssima intensidade, que traz resultados rapidamente. Porém, não é indicado a iniciantes. Para aguentar uma aula até o final, é preciso ter uma capacidade aeróbica avançada e conhecer bem seus limites. Mas, para quem quer alcançar efeitos em pouco tempo e ganhar rapidamente definição muscular, não há melhor opção do que subir na bicicleta ergométrica e enfrentar esse desafio. O spinning também é um grande aliado das pernas torneadas e do bumbum durinho.!

Corrida

Esse é um exercício aeróbico excelente e se bem executado consegue queimar entre 400 e 500 calorias por hora. Tem como vantagens o baixíssimo custo – você só precisa de um tênis de qualidade para praticá-lo – e a possibilidade de ser feito a qualquer hora e em praticamente qualquer terreno.

Seu treino pode ser dosado, bom para condições físicas intermediárias e avançadas, além de aderir ao treino intervalado, correndo dois minutos e caminhando dois –  aumentando esse tempo de acordo com a evolução física da pessoa.

Natação

Por trabalhar o corpo de maneira integrada, a natação é tida como um esporte completo. Com gasto calórico na faixa dos 400 por hora, é um exercício que lhe permite praticar vários estilos e modalidades, podendo ser competitiva ou apenas uma diversão saudável. Também é um esporte pouco agressivo ao corpo, preservando articulações e prevenindo o aparecimento de maiores lesões. É indicado para todas as idades, sendo um excelente exercício para crianças e idosos.

Abdominais

Não dá para pensar em definição sem pensar no famoso abdômen de tanquinho. Diversos estudos indicam o abdominal no estilo bicicleta como o mais eficiente para trabalhar essa área. Para executar esse exercício, deite-se com as pernas juntas e suspendidas pouco acima do chão. Coloque as mãos atrás da cabeça e vá, alternadamente, flexionando o joelho até formar noventa graus, ao mesmo tempo que estica a outra perna. Nesse mesmo movimento, puxe o cotovelo do lado da perna esticada na direção do joelho flexionado. Vá realizando as repetições de maneira alternada. Aumente o número de séries e repetições conforme for se sentindo mais confortável e preparado para isso.

Agachamento simples

Dos exercícios de musculação, o agachamento talvez seja o que trabalha mais grupos musculares em uma alta intensidade. Com foco especial na musculatura da coxa, ele também age trabalhando os músculos da região abdominal e os glúteos. Ou seja, ele atua em quase todas as áreas nas quais buscamos boa definição e músculos bem trabalhados. Além disso, ele oferece ganhos em velocidade e explosão, melhorando seu desempenho na corrida. Para iniciantes, é aconselhável começar o agachamento apenas com a barra, sem pesos, ou até mesmo sem a barra. Com o aprendizado motor que virá por meio das repetições, você pode aumentar seus peso e séries, buscando atingir uma musculatura ainda mais vistosa, que lhe deixará com aparência mais definida e saudável.

Atingir um corpo definido não é tarefa das mais simples, mas ao adotar esse pequeno guia você ficará mais próximo do ideal que deseja. Trabalhando todos os treinos em conjunto ou focando apenas em um ou dois deles, você terá resultados espetaculares em um período relativamente curto. Não esqueça também de incorporar uma alimentação saudável à sua vida, que seja pobre em gorduras e açúcares.

Restou alguma dúvida? Quer saber mais sobre outro exercício específico ou como manter uma alimentação saudável em prol de um corpo sadio? Deixe seu comentário aqui embaixo para que a gente possa ajudar você.

 

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