A ansiedade provocada pela rotina acelerada do dia a dia é um dos principais agentes provocadores da insônia.

Seja por motivos financeiros, problemas na família ou no trabalho, diversas pessoas relatam ter dificuldades para dormir, por mais cansadas que estejam.

Tida no senso comum como uma característica de personalidade, a insônia diminui a qualidade de vida e precisa ser acompanhada por especialistas.

A sabedoria popular, no entanto, já se encarregou de oferecer meios para resolver o problema: os chás são soluções milenares para auxiliar na melhora de diversas funções do organismo, e o sono é uma delas.

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Quais são os reais motivos da insônia?

Não há apenas um tipo de insônia, mas vários. O problema pode ser causado pela interação de diversos fatores, tais como a predisposição genética, fatores sociais, físicos, biológicos e psicológicos.

A perda de sono também pode ser associada a diversos problemas de saúde, tais como doenças vasculares, diabetes e disfunções cognitivas.

A idade também é um fator a ser levado em conta: uma pessoa de 70 anos dorme, aproximadamente, uma hora a menos do que alguém que tenha em torno de 20 anos.

Quais os melhores chás?

Chá de Camomila

A camomila traz diversos benefícios para o organismo humano, atuando no corpo, na pele e nos cabelos de quem a consome. O chá ajuda a acalmar e a diminuir a ansiedade.

De acordo com a nutricionista Lucianna Jardim, o chá de camomila também pode ajudar na perda de peso.

Sendo a camomila um ansiolítico natural, ela ajuda a diminuir a compulsão por alimentos, ação que pode ser potencializada ao ser aliada com a melissa. A camomila também ajuda no combate às cólicas menstruais.

A perda de sono também é causa das incômodas olheiras. Felizmente, a camomila também possui propriedades anti-inflamatórias que ajuda a atenuar as olheiras. A dermatologista Juliana Carnevale, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), recomenda que o chá seja aplicado na pele, com ajuda de compressas de gaze.

Como preparar?

Para cada xícara de chá, adicione 2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila. Coloque-as na água quente, deixe em infusão por 3 minutos e coe.

Você pode adoçar a mistura com mel, açúcar mascavo ou adicionar sumo de limão.

O chá de camomila também pode ser aliado à tília, agindo sobre o sistema nervoso para combater a ansiedade.

Para fazer o chá de camomila e tília, junte uma colher de camomila, uma colher de tília e uma colher de cravo-da-índia em uma panela com um litro de água.

Deixe ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por, aproximadamente, 15 minutos. Coe e beba uma xícara à noite, antes de dormir.

Melissa

O chá de melissa, feito a partir de uma planta popularmente conhecida como erva cidreira, é também um ótimo remédio para insônia.

Com sabor adocicado, a planta traz diversos benefícios para quem a consome no dia a dia.

Além de ajudar pessoas ansiosas e estressadas, deixa o corpo mais relaxado, tornando-o propício para uma deliciosa noite de sono.

A melissa também é uma boa opção para quem tem distúrbios no estômago, gases e ajuda na digestão.

A melissa também é aliada das mulheres, pois ajuda diminuir às cólicas menstruais e enxaquecas.

Mas atenção: se você possui hipotensão, evite o consumo do chá de melissa. Doses elevadas podem causar a queda de pressão.

Como preparar?

Ferva 200mL de água e, em seguida, acrescente 10 folhas secas de melissa. Desligue o fogo, cubra o recipiente e deixa em infusão durante dez e quinze minutos. Adoce a gosto.

Capim-limão

Além de ser um poderoso calmante, o chá de capim-limão ajuda diminuir a dor de cabeça e a febre.

Aliado das mulheres por reduzir às cólicas, o capim-limão também é usado como antiespasmódico, diurético e anti-inflamatório.

Atenção: gestantes, mulheres em fase de amamentação e pessoas com disfunções gástricas propensas à azia ou úlceras devem evitar o capim-limão.

Como preparar?

Em um litro de água fervente, adicione 5 colheres de sopa de capim-limão seco. Você também pode optar por 20 folhas frescas, cortadas em pedaços.

Desligue o fogo, tape o recipiente e deixa em infusão por 20 minutos. Tome o chá quente ou gelado.

Valeriana

A valeriana é usada há mais de 200 anos na Europa para o combate à insônia. O cheiro ruim dificulta o consumo da planta na forma de chá.

Por isso, laboratórios passaram a vender o princípio ativo da planta em cápsulas, obtidas a partir da trituração das raízes da valeriana.

Esta planta atua em uma das fases mais importantes para a qualidade do sono, a de ondas lentas, responsável por dar a sensação de descanso no dia seguinte.

De acordo com a neurologista Dalva Poyares, em entrevista ao Globo Repórter, a valeriana ajuda em casos de insônia leve e pode ser prescrita para que pacientes se livrem do vício em remédios para dormir.

Ela não causa dependência e pode ser usada durante o dia como tranquilizante. O ideal é que haja prescrição de um médico de confiança, que possa indicar quais são os melhores comprimidos.

Passiflora

A passiflora é o gênero botânico de mais de 500 espécies de plantas, em sua maioria trepadeiras.

No Brasil, duas delas são disponibilizadas no comércio: os maracujás nas suas formas roxo e amarelo, e o maracujá doce.

As espécies mais usadas em medicamentos são passiflora alata (maracujá doce) e a passiflora incarnata (flor-da-paixão).

Além de fornecer um dos frutos mais deliciosos, a passiflora possui diversos benefícios:

Ela estimula a liberação de hormônios que provocam o relaxamento, previne a depressão, ajuda a melhorar a concentração, auxilia na cura de infecções e no controle da pressão arterial.

Para saber qual é a melhor quantidade recomendada para você, consulte um nutricionista ou nutrólogo.

Como preparar?

Em uma xícara de água fervente, acrescente 2 colheres de chá de passiflora seca. Tampe o recipiente, desligue o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba bem quentinho!

Viu só a diversidade de benefícios para o sono que um chá de noite pode trazer?

Além de optar pela erva in natura, é importante que você também repense a forma como adoça as suas bebidas: separamos dicas para você se livrar do açúcar refinado em sua rotina e deixá-la bem mais saudável, confira aqui.

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