O peixe é uma fonte de proteína rica que não pode faltar no cardápio de quem está de dieta ou busca uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Leve, saboroso e com pouca gordura, o peixe é uma proteína versátil e fácil de incluir no dia a dia.

Entre os diversos tipos e espécies, a tilápia merece uma atenção especial. Esse peixe tem origem africana e é o segundo mais consumido no mundo inteiro ― o primeiro são as carpas.

Normalmente cultivada em cativeiro, a tilápia é um peixe de água doce, mas também é possível cultivar a espécie em água salgada.

Com uma carne muito saborosa e trazendo muitos benefícios para a saúde, a tilápia é um dos peixes preferidos para quem busca uma vida mais saudável. Conheça os benefícios deste alimento para a sua saúde!

Benefícios da Tilápia

A tilápia é um peixe de alto valor nutritivo, repleto de vitaminas e minerais como fósforo, potássio e selênio. Também é fonte de ômega 3, uma gordura boa para o organismo que contribui para uma pele saudável e auxilia no controle da pressão arterial.

Além disso, fortalece o sistema imunológico e ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, dentre muitos outros benefícios. A tilápia possui, ainda, um alto teor de proteínas, sendo um ótimo alimento para os músculos.

Emagrecimento e massa muscular

Por ser uma fonte de proteínas magras, a tilápia é um peixe que não pode faltar no cardápio de quem está de dieta para emagrecer ou para quem malha e deseja aumentar o percentual de massa magra no corpo.

Rica em proteínas, pobre em gorduras e com baixo teor calórico, a tilápia é uma aliada da dieta saudável porque dá saciedade e nutre o corpo com diversas vitaminas e minerais fundamentais para o organismo.

Fortalecimento dos ossos

O fósforo, um dos minerais encontrados na tilápia, é muito importante para a formação dos ossos.

O consumo de tilápia ajuda a combater a osteoporose, contribui para o fortalecimento das unhas e dos dentes e contribui para o fortalecimento ósseo, sendo uma ótima opção de proteína.

Benefícios do Potássio e do Ômega 3

O ômega 3, uma gordura boa presente na tilápia e em outros peixes, como o salmão, é um grande aliado da saúde, pois traz benefícios para a pele, para o coração, para o sistema cardiovascular e para o cérebro.

O consumo regular de tilápia contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim e é muito indicado para quem tem hipertensão, pois o ômega 3 e o potássio presentes no peixe ajudam a controlar a pressão arterial.

Para o cérebro, os benefícios são muitos: ajuda a melhorar a memória e a concentração, além de ser um aliado na prevenção de doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson e o Alzheimer.

Além disso, o ômega 3 ajuda a diminuir a gordura ruim no sistema cardiovascular, que pode provocar doenças cardíacas. O potássio também é importante para o cérebro, pois auxilia a oxigenação cerebral.

Poder antioxidante

Rica em selênio, um poderoso antioxidante, a tilápia é um bom alimento para combater o envelhecimento precoce.

O selênio ajuda a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento celular.

Conheça algumas receitas práticas e gostosas para preparar o alimento:

Tilápia no papelote

Quem procura uma receita rápida, simples e muito gostosa vai gostar da tilápia no papelote. Confira como preparar essa receita deliciosa!

Ingredientes

  • 3 tomates
  • ½ pimentão amarelo (opcional)
  • ½ pimentão vermelho (opcional)
  • Manjericão fresco
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • Suco de dois limões
  • 4 Filés de tilápia
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeitonas verdes
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Papel-alumínio

Preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 graus. Lave os tomates, os pimentões, os limões e o manjericão. Corte os tomates em quatro partes, a cebola em rodelas e os pimentões em cubos. Separe o alho, o limão e o manjericão.
  2. Tempere a tilápia com sal e pimenta. Em outro recipiente, junte os tomates, as azeitonas, manjericão, a cebola,  os alhos, os pimentões e tempere com o suco de limão. Deixe marinar por 10 minutos.
  3. Coloque um filé de tilápia em cada pedaço de papel-alumínio, que deve ser suficiente para embrulhar o peixe. Depois, coloque os vegetais temperados e regue o peixe com o líquido da marinada. Por último, regue com azeite.
  4. Feche o papel-alumínio (com a parte brilhante para dentro) com cuidado e coloque os envelopes em uma assadeira.
  5. Leve ao forno por 20 minutos.

Para servir, você pode acompanhar com arroz branco ou integral, batatas assadas e salada.

Tilápia ao molho de palmito

Uma receita quentinha e simples de fazer para incrementar a dieta!

Ingredientes

  • 4 filés de tilápia
  • Suco de um limão
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal, alecrim e pimenta-do-reino à gosto
  • 2 colheres de sopa de semente de gergelim ou aveia em flocos finos

Para o molho

  • 4 palmitos
  • 1 tomate
  • 1/2 cebola
  • 30g de ervilha fresca
  • 200ml de leite desnatado
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • salsinha (opcional)

Preparo

  1. Tempere os filés de tilápia com limão, alho, sal, alecrim e pimenta-do-reino. Em seguida, passe o peixe no gergelim ou na aveia para fazer um “falso empanado”.
  2. Grelhe o peixe na frigideira antiaderente com um fio de azeite até dourar os filés dos dois lados. Reserve.
  3. Em uma panela, refogue a cebola no azeite e acrescente os palmitos, o tomate e a ervilha.
  4. Em uma tigela, dissolva o amido de milho no leite desnatado até a mistura ficar homogênea. Em seguida, coloque a mistura na panela com os demais ingredientes e cozinhe até engrossar.

Para servir, coloque o molho sobre os filés de peixe e, para finalizar, salpique a salsinha.  Acompanhe com arroz integral e vegetais cozidos para uma refeição leve, saborosa e nutritiva!

Com tantos benefícios, não restam dúvidas de que está na hora de incluir a tilápia no cardápio, concorda? Se você testou as receitas ou tem outras dicas para preparar a tilápia, compartilhe conosco nos comentários!

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários