Banhos são ótimos tanto pra relaxar quanto para “acordar”!

Esse post é para você que é daqueles que tomam banho para acordar.  Aprenda a tomar um banho que é econômico, super energético e capaz de aumentar sua disposição para iniciar bem o dia.

O banho de 90 segundos

Para tomar um bom banho de manhã e não se sentir com mais sono e desanimado após acordar, use a prática de uma rápida ducha energética.

Ao ligar o chuveiro, dedique os primeiros 30 segundos para se adaptar à temperatura da água e começar a se ensaboar.

Depois, nos próximos 30 segundos, permaneça embaixo de uma ducha fria, capaz de te despertar, mesmo que pareça incômodo.

Retorne a temperatura para um calor mais agradável para terminar o banho lavando o cabelo e ensaboando o restante do corpo.

O poder da mudança de temperatura

Essa técnica de intercalar o seu tempo de banho entre alguns segundos de água quente e outros de água fria tem sido usada por milhares de anos em sociedades nórdicas, como a Finlândia, a Suécia e a Noruega, como uma alternativa para despertar melhor o organismo através de um simples — e saudável — choque térmico.

Os nórdicos usam essa técnica ao longo de todo o ano, inclusive no inverno, quando optam por mergulhar em lagos gelados e depois tomar duchas quentes para poder se beneficiar das sensações desse leve choque térmico.

Os benefícios da hidroterapia logo pela manhã

Essa técnica de banho, conhecida também como a hidroterapia do quente e frio, pode lhe ajudar não somente a despertar, mas também a usufruir de vários benefícios para a sua saúde.

Fortalecimento do sistema imune

Tomar banho frio pode lhe ajudar a aumentar a produção de células defensivas, que atuam também na elevação da nossa temperatura corporal durante o tempo de banho frio. Após o banho, essas células estarão disponíveis para combater outras situações corporais atípicas, melhorando a nossa resposta imune.

Redução dos níveis de estresse

A adaptação a situações extremas e desconfortáveis como oferecidas por essa oscilação de temperatura pode ajudar o organismo a trabalhar a tolerância a outros níveis de estresse, como os causados por rotinas de trabalho massantes.

Melhora na circulação sanguínea

O frio transmitido pela água gelada pode estimular as nossas artérias e veias a comprimirem, na tentativa de aumentar a pressão sanguínea e temperatura corporal.

Essa compressão temporária força o melhor funcionamento do sistema circulatório após a recuperação da temperatura, já que os nossos vasos terão que distribuir com mais eficiência o sangue que não foi irrigado para regiões mais extremas do corpo.

Estímulo para o sistema nervoso

O contato com água quente e fria em um curto período de tempo pode ajudar a estimular o sistema nervoso, já que ele tem que enviar informações diferentes de temperatura para o cérebro em intervalos pequenos de tempo. Essa maior ativação do sistema nervoso tem sido relacionada com tratamentos mais eficientes para doenças como a depressão.

Ficou interessado em testar essa técnica de banho para poder se sentir mais bem disposto para o resto do seu dia, e ainda usufruir de todos esses benefícios? Conte para a gente como foi a sua experiência!

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