Para uma vida mais saudável e um corpo mais bonito, boa alimentação e atividades física são as duas coisas mais importantes.

Porém, algumas pessoas dão mais importância para a dieta, e outras pensam que só praticando exercícios vão conseguir chegar lá.

Entre a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos, fica muito difícil dizer qual é o mais importante para manter a forma e o bem-estar.

As duas coisas estão intimamente ligadas e o resultado desta união é infinitamente maior do que fazer cada  uma isoladamente.

Quer entender tudo sobre esse assunto? Continue lendo!

Os benefícios de uma alimentação saudável

O corpo humano é uma máquina perfeita, e para que aesta máquina funcione da maneira correta, ela precisa estar sempre abastecida com seu combustível.

Se carros precisam de gasolina, geladeiras de energia elétrica, e moinhos de vento, o corpo humano precisa de nutrientes.

Esses nutrientes só são obtidos em quantidades adequadas a partir de uma alimentação adequada e balanceada.

O problema é que, na maioria dos casos, as pessoas encontram dificuldades em criar essa educação alimentar.

As vitaminas, os minerais e os macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) dos quais necessitamos, muitas vezes não são consumidos na quantidade certa – ou até mesmo nem consumidos.

A diferença entre uma pessoa que come bem e outra que se alimenta mal é visível, a começar pelo seu estado de saúde, mas também por sua aparência física.

Quem se alimenta melhor tem mais saúde, mais disposição para realizar suas atividades diárias e mais qualidade de vida.

Um dos principais benefícios da alimentação saudável é o poder de evitar uma série de problemas como a obesidade, o câncer, a osteoporose, e o envelhecimento precoce.

Além disso, a alimentação saudável é capaz de combater a hipertensão, o diabetes, a depressão, o estresse, a ansiedade, a insônia o hipotireoidismo, e tantos outros distúrbios hormonais e problemas de saúde.

Uma nutrição adequada também faz com que as pessoas vivam com mais humor, disposição e concentração, melhorando até mesmo o convívio social, na sua relação amorosa, com a família e amigos.

Os riscos das dietas malucas

O segredo da nutrição saudável é comer um pouco de tudo.

O equilíbrio entre as quantidades de alimentos que ingerimos diariamente e a quantidade de vezes o que o fazemos, contribui para que o nosso metabolismo funcione bem melhor, bem como todo o resto do nosso organismo.

Um dos maiores erros das pessoas é tentar perder peso cortando vários alimentos importantes da sua alimentação, encarando dietas mirabolantes e que prometem demais com tão pouco para se alimentar.

Não faz sentido funcionar e, se funcionar, os resultados desaparecem tão rápido quanto foram conquistados. Cuidado!

Ao ficar sem comer por longas horas, ou se alimentar somente de algumas coisas pode trazer um grande risco para a sua saúde e até mesmo te fazer engordar em vez de emagrecer.

Motivadas pela busca por um padrão de beleza ideal, muitas pessoas acabam perdendo a saúde e até mesmo suas vidas nessas dietas malucas.

Ainda há o risco de a pessoa começar a desenvolver sintomas de várias doenças, principalmente anemia, além de passar mal e desenvolver transtornos alimentares ou compulsão por algum tipo de alimento, causada pelas restrições dessas dietas.

Um dos riscos mais comuns, além da anemia, é a queda de açúcar no sangue, levando a pessoa a desenvolver hipoglicemia, além de outros sintomas que representam a falta de energia no funcionamento do seu organismo.

Benefícios da prática de exercícios físicos

Os exercícios físicos estão aí para auxiliar também na qualidade de vida das pessoas e os seus benefícios são incontáveis.

O nosso corpo foi feito para se movimentar, e a falta disso pode levar também a vários tipos de doenças e outros problemas.

Alguns benefícios são o reforço da nossa musculatura e também do sistema cardiovascular.

Além disso, o exercício é o principal aliado para a perda ou manutenção do peso, para o estímulo do sistema imunológico, e também para a prevenção de diversas doenças.

As atividades físicas, quando praticadas de forma regular, também ajudam a controlar o colesterol, a prevenir a obesidade e melhoram bastante a saúde mental.

Quando uma pessoa decide incluir a prática de exercícios físicos em sua vida, a disposição física melhora consideravelmente.

O sono se regula, os resfriados diminuem bastante, os ossos e músculos se fortalecem e até mesmo a libido aumenta, proporcionando melhor desempenho sexual, com mais condicionamento físico.

Nutrição e atividade física são muito mais poderosos juntos

Quando inseridos juntos na vida de uma pessoa, a nutrição e a atividade física potencializam muito mais os seus benefícios.

Os dois são absolutamente necessários para a saúde e para o bem-estar físico e mental.

Não existe a possibilidade de valorizar mais a alimentação saudável ou a prática de esportes e outros exercícios físicos.

Os dois estão intrinsecamente ligados, e o nosso corpo precisa exatamente deste equilíbrio perfeito!

Sem atividade física, o organismo não consegue nem gastar a energia ingerida com a alimentação, mesmo que a mais saudável delas. A perda de peso só vai acontecer de maneira mais eficaz com a ação dupla dos exercícios e da nutrição.

Exercícios e reeducação alimentar: importante é começar

Esse equilíbrio é bastante difícil de ser encontrado e seguido, mas se você possui essa dificuldade na sua vida, tanto de se alimentar melhor quanto de começar a praticar exercícios e tornar isso um hábito, procure inspirações, motivações e principalmente orientações profissionais.

Um bom nutricionista vai saber desenvolver uma dieta que te servirá da melhor maneira, de acordo com as suas reais necessidades.

Somado a isso, uma academia, um professor ou outro profissional especializado também pode te dar total suporte para que você inclua na sua rotina a prática de atividades físicas.

Além disso, o importante é começar. Com um passo de cada vez, você consegue chegar longe e emagrecer de forma saudável, com uma nutrição e atividade física compatível com a sua vida e os seus desejos.

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários