A nossa alimentação está diretamente ligada ao nosso corpo. E não é só o nosso peso que reflete os efeitos daquilo que comemos: as unhas, pele e cabelos também. Inclusive, quando você apresenta pele desidratada, com acne ou algum outro problema, isso pode ser sinal da sua pele pedindo ajuda. E sabe como conseguir essa ajuda? Através de vitaminas! No post de hoje você vai conhecer quais são as vitaminas essenciais para o bem-estar da sua pele e saber em que alimentos elas podem ser encontradas.

Vitamina C

O poder da vitamina C vai muito além de ajudar na cura de resfriados: essa vitamina também é capaz de agir contra o envelhecimento precoce. A vitamina C é um antioxidante natural que contribui para a produção de colágeno — essencial para manter a boa elasticidade da pele.

Uma das maiores fontes de vitamina C é a acerola, mas esse nutriente também é encontrado em grandes quantidades na laranja, gojiberry, goiaba, limão, kiwi, morango, alface, tomate, pimentão, entre outros.

Vitamina B2

A vitamina B2, ou riboflavina, é muito importante para quem quer ter uma pele mais saudável, já que ela participa de muitos processos celulares. Quando o organismo tem deficiência de B2, torna-se maior a propensão a inflamações cutâneas, bem como feridas em torno dos lábios. Uma das melhores formas de se beneficiar dessa vitamina é através da ingestão de produtos lácteos, carne, peixe, aves, vegetais verde-escuros e bife de fígado.

Vitamina K

A vitamina K pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal, sendo suas principais fontes o leite, repolho, vegetais verde-escuros, ovo, alface, fígado e óleo de canola. Esse nutriente está associado a proteção da elasticidade da pele e ao aparecimento de rugas.

Vitamina A

A vitamina A, que também é conhecida como retinol, é uma das verdadeiras aliadas contra o envelhecimento, pois é fundamental para a renovação celular. Essa vitamina também possui forte ação antioxidante, contribuindo para o rejuvenescimento da pele que sofreu danos ou lesões.

São fonte de vitamina A alimentos como ovos, bife de fígado, cenoura, couve, mamão, tomate, manga etc.

Vitamina E

A vitamina E também é importante devido à sua ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres do nosso corpo e, consequentemente, trabalhando contra o envelhecimento precoce. Essa vitamina é muito encontrada nos óleos vegetais, na couve, espinafre, agrião, entre outros.

Vitamina B3

Para quem tem problemas com cravos na pele, é essencial incluir a vitamina B3 — ou niacina — na alimentação. Esse nutriente contribui para a boa circulação sanguínea em todo o corpo. As principais fontes de vitamina B3 são os ovos e grãos, como amendoim e castanha-do-pará. Outras fontes são fígado, cenoura, brócolis, batata-doce, entre outros.

Vitamina B6

A vitamina B6 é outra importante atuante na cicatrização da pele, e sua deficiência pode causar alterações dermatológicas, por isso também deve estar inclusa na alimentação de quem quer ter um pele saudável. Ela pode ser encontrada em alimentos como fígado de boi, frango, atum, leite, feijão, soja, banana, espinafre, aveia, entre outros.

Como você pode ver, não é difícil incluir essas vitaminas na alimentação, basta ter um plano alimentar mais saudável, preferindo carnes magras, legumes, verduras e frutas.

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