Você já deve ter visto nas praças e parques da sua cidade um grupo de pessoas tentando se equilibrar em cima de uma corda esticada entre duas árvores ou pilastras. Pois bem, esta não é apenas uma moda passageira, mas uma modalidade de esporte chamada Slackline, que surgiu nos anos 80 e que vem conquistando adeptos nos últimos anos.

O objetivo desse esporte é ir de uma ponta a outra em cima de uma fita flexível e estreita de náilon, o que exige muito foco, concentração, equilíbrio e força de seus praticantes. Muitos ganhos psicológicos são conseguidos com essa prática, assim como muitos benefícios físicos. Quer saber quais são eles?

Postura e equilíbrio

Como o objetivo do esporte é atravessar de uma ponta a outra uma fita estreita e flexível, o equilíbrio é um dos principais aspectos trabalhados na prática do Slackline. Por sua vez, o equilíbrio é conseguido por meio do trabalho de uma postura firme e correta, na capacidade de reconhecer os movimentos e a localização espacial do próprio corpo. Ou seja, com o objetivo de se equilibrar literalmente na corda bamba, o Slackline proporciona ganhos sobre o equilíbrio postural e uma maior consciência corporal.

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Aumento da força

Para se equilibrar o praticante precisa dispender enorme força a fim de manter a postura correta e firme. O abdômen, que está no quase no centro do corpo e no centro de seu equilíbrio, é trabalhado continuamente. Além disso, os membros inferiores também são amplamente fortalecidos pela prática do Slackline. Os músculos dos pés, a panturrilha, o tibial, anterior, posterior e lateral são solicitados para que o praticante consiga se manter firme na fita de náilon.

Previne lesões

Como a musculatura profunda é fortalecida, os ligamentos, tendões e articulações ganham mais proteção. Além disso, como o equilíbrio e a consciência corporal ficam mais apurados, há menos chances de torções e de quedas repentinas. Aproveitando esse tópico, é sempre bom lembrar que a fita do Slackline deve ser esticada sobre a grama, areia ou outra superfície mais macia para que as quedas naturais do aprendizado sejam amortecidas.

 

Diminui o estresse

A prática do Slackline ajuda a diminuir o estresse, pois a concentração e o foco necessários para a execução dos movimentos afastam qualquer outro tipo de pensamento. Essa mudança de foco afasta os pensamentos negativos e faz o praticante se ater ao presente. Além disso, como o esporte é realizado ao ar livre, geralmente em parques, praças e até na praia, ele proporciona uma sensação maior de bem-estar, além de maior sociabilidade e convivência com as pessoas.

Já conhecia a prática do Slackline? Se você deseja começar, as regras básicas para os iniciantes são: você deve ter 8 metros de fita e ela deve estar disposta a 30 cm do chão, para que você esteja em uma altura segura. O kit para a prática do Slackline contém uma fita de náilon e uma catraca para firmá-la e dar tração. A média de preço do kit é R$350,00.

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