Man Doing Exercises for Abdominal

Não gostar de academia não pode ser desculpa para ficar sem fazer exercícios físicos. É possível ter um corpo bonito e saudável sem sequer pisar nesses espaços, seja fazendo esportes – corrida, bicicleta, caminhadas e afins, que podem ser praticados na rua – ou até mesmo exercícios físicos. Aqui, falaremos sobre a segunda opção.

Separamos uma série de exercícios que você pode fazer dentro da sua própria casa, cujo objetivo é ajudar a “secar” a barriga. É claro que eles não funcionam sozinhos – é preciso combinar uma boa alimentação e esportes aeróbios como os que citamos acima – mas eles são práticos, fáceis, e com certeza vão ajudar. Vamos lá?

Abdominal tradicional

Para realizar este exercício você vai precisar de um espacinho na sala. Utilize um colchonete e, deitado no chão, apoie as costas. Deixe as pernas flexionadas e os pés apoiados. Acomode as mãos atrás do pescoço e faça movimentos para cima, levantando o tronco junto com a cabeça de maneira controlada. Não precisa fazer o levantamento completo, apenas levante a 45º. Tome cuidado para não sobrecarregar ombros e pescoço e use apenas a força do abdome. Faça 3 séries de 25 movimentos cada. Se for pouco, aumente, ou o contrário.

Prancha frontal

Nesta modalidade você também precisará do auxílio de um colchonete. É uma espécie de flexão, mas ao invés da palma da mão, você deve apoiar o antebraço no chão. E, ao invés de subir e descer o corpo, deverá ficar parado com o corpo suspenso. Suspenda o corpo com a força do abdome, contraindo-o. Forme uma linha reta, sem levantar demais o bumbum. O tempo que você deverá ficar nesta posição vai depender do seu condicionamento físico, e pode ser de 30 segundos até o quanto você conseguir. É muito importante manter a coluna reta, caso contrário, poderá sobrecarregar a região lombar.

Abdominal na cama

Este tipo de abdominal pode ser feito na cama, ao acordar pela manhã. Deitado de barriga para cima, deixe as pernas unidas e retas, e os braços na lateral do corpo. Eleve as pernas contraindo e fazendo força com o abdome. Vá até onde conseguir, sem elevar o tronco. Volte, mas sem encostar as pernas na cama, e eleve novamente. Faça 3 séries de 10 repetições cada uma, aumentando gradativamente conforme for melhorando seu condicionamento.

Ponte

Deitado de costas em um colchonete ou na cama, flexione as pernas com os joelhos voltados para o teto. Os braços ficam estendidos ao lado do corpo, com as palmas das mãos viradas para baixo.

Eleve o quadril ao máximo que conseguir, deixando todo o apoio nas escápulas (parte alta das costas), contraindo glúteos e abdome. Retorne desenrolando a coluna. Inicie com 3 séries de 15 repetições.

Dicas importantes

  • Em todos estes exercícios, é fundamental a concentração e a prática da respiração. Além disso, você deve realizá-los de forma consciente e sem movimentos bruscos que possam tencionar outra região. É importante, também, não exagerar na quantidade para não ficar com os músculos muito doloridos (um pouco de dor é normal, afinal a musculatura foi exercitada), o ideal é que alterne-se os dias para dar um descanso para a região, além de exercitar-se de 15 a 30 minutos.
  • Não se esqueça de que não adianta somente fazer exercícios abdominais para ficar com a barriga sarada: aliar essas práticas à dieta é essencial para ajudar a eliminar a gordura do local. Se você não controlar a alimentação, não vai obter resultado algum. Existem suplementos podem te auxiliar, já que são capazes de acelerar o seu metabolismo

E então, o que você está esperando para começar? É hora de retomar o projeto verão! Se você ficou com alguma dúvida, ou conhece algum outro exercício interessante para ajudar a reduzir barriga, conte pra nós através dos comentários!

 

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