Se você quer emagrecer, deve saber que os dois pilares deste processo são alimentação equilibrada e exercícios físicos. Mas existem outras coisas que podem te ajudar.

Além dos dois pilares, é essencial que você esteja decidida e motivada. A força mental é essencial para quem quer perder aqueles quilinhos extras!

Por isso, preparamos uma lista com 16 ensinamentos que vão – junto com uma boa alimentação e as atividades físicas – fazer você chegar lá! Veja abaixo:

Esteja bem com você mesmo

O primeiro passo para ter sucesso com o emagrecimento que você tanto quer é estar bem consigo mesmo. Quando a gente se sente satisfeito com nós mesmos, as coisas acontecem com mais facilidade e leveza, não é?

Então, é isso mesmo! Antes de sair correndo atrás daquela dieta maluca que promete fazer com que você perca todos os quilos extras em 7 dias, tente colocar você mesmo em um ar mais leve e mais feliz.

Isso não significa que você precisa aceitar como você está e desistir de emagrecer. Muito pelo contrário!

Quando você realmente está bem, sabe que quer o melhor para você, e também sabe que isso envolve muito esforço e sacrifício, já que assim você ficará ainda mais realizado.

Defina uma motivação diária

Para começar um plano de emagrecimento, a melhor maneira é começar aos poucos.

Tente colocar na sua cabeça uma motivação diária para que você tenha força, dia após dia. Por isso, lute e conquiste ainda mais melhorias para você!

Isso deve ser feito aos poucos, a cada dia você sobe mais um degrau. Você pode, por exemplo, começar tentando cortar aquele refrigerante do almoço, ou substituindo a sobremesa doce por uma fruta. Que tal?

Essa é uma excelente motivação e uma boa porta para mudanças, além de várias outras que você vai perceber quando parar para pensar alguns minutos.

Percebendo que você consegue mudar as pequenas coisas te estimulará a ter uma motivação diária. Portanto, não se esqueça de separar alguns minutos e planejar algumas coisas que você gostaria de mudar e trace os alvos.

Não se cobre demais

Querer emagrecer e seguir um plano não significa que você precisa se torturar nesse percurso. Portanto, fuja daquele tipo de ideia de se cobrar demais e fazer com que tudo fique muito mais difícil.

Um exemplo são as dietas que cortam todos os carboidratos, por exemplo.

Tente levar o processo com o máximo de leveza que conseguir. É claro que não é o ideal escapar da dieta com frequência, mas, caso isso aconteça, seja misericordioso com você. Bola pra frente!

Ainda que você ache que suas conquistas sejam bobas ou insignificantes, não se esqueça de que qualquer tipo de evolução é muito bem-vinda.

E o melhor: mudando alguns desses hábitos de forma saudável e consciente você ainda fará um bem danado para sua saúde.

Adote a teoria do “e se”

Se você estiver procurando aquela inspiração para obter resultados ainda melhores na sua dieta, faça um Quizz com você mesmo.

Comece a se perguntar questões como:

“E se eu parasse minha dieta agora, como eu estaria em 6 meses ou em 1 ano?”,

“E se eu continuar, como vou me sentir?”;

“E se eu parar, como minha saúde e minha alimentação ficará?”

Essa é uma medida muito eficiente para fazer com que você sinta todos os benefícios que estas atitudes têm — e que elas vão muito além do emagrecimento.

Encontre uma atividade que você goste

Muitas pessoas que querem emagrecer acabam entrando para a academia e fazendo as mesmas atividades todos os dias. Isso pode funcionar muito bem para algumas pessoas, mas pode soar monótono demais para outras.

Procure e se empenhe em descobrir uma atividade que você realmente goste e se sinta envolvido. Assim praticar exercícios não será nenhum martírio e você provavelmente terá resultados melhores e mais rápidos.

Nada melhor que ter algum tipo de prazer e relaxamento enquanto se exercita, né?

Goste de si mesmo

É isso mesmo: goste de quem você é hoje, de se olhar no espelho e do seu corpo. Quando gostamos de nós, conseguimos resultados muito melhores, até mesmo porque queremos melhorar e cuidar do que já temos e apreciamos, não é? Funciona assim com tudo.

Embora você ainda não esteja com o corpo que queria (e no fundo você sabe disso), tente se apreciar e se amar para que consiga conquistar resultados ainda melhores para você e para sua saúde.

Já dizia a sabedoria popular: só com muito amor-próprio é possível mudar o que desagrada!

Não tenha modelos como referência

É muito comum — principalmente no Brasil — vivenciarmos uma cultura que quase idolatra o corpo, é como se ser magro fosse chave para ser feliz e se tornar uma espécie de deus.

Não ter o corpo perfeito soa como quase um pecado, já que está todo mundo correndo atrás disso.

Mas calma lá! Você não precisa ter esse tipo de referência e se tornar uma super magra. Leve em consideração qual é a sua altura, qual seria o intervalo de peso ideal para você e pense “onde quero realmente chegar?”

Ficar vendo fotos de modelos e atrizes super famosas e magras faz com que todo mundo queira ter o mesmo corpo, mas isso pode acabar te prejudicando e até comprometendo o seu progresso.

Não se sinta desencorajado ou com medo. Uma boa medida a tomar é ler casos de superação na internet, assim você vê que é possível emagrecer com saúde e ainda se estimula, facilitando o período que você vive.

Tenha foco

Quem quer ter resultado, precisa ter foco, não é? Funciona assim para diversas esferas da vida e não é diferente para quem quer emagrecer.

Pense como você se sente depois de todas as vezes que você treina ou se exercita. Por mais cansado que esteja, a sensação é boa, não é mesmo? A mesma coisa acontece quando você come bem e de maneira saudável.

Então, tente se concentrar nesses aspectos nos dias em que não quiser fazer nenhum deles. Assim você faz com que sua mente lembre que o esforço vale a pena!

Monte um plano

Se o seu objetivo é ter resultados melhores no futuro próximo, não se esqueça de montar um plano. Assim você pode medir aonde você quer chegar, quais são os alvos para cada período, o que está conquistando, etc.

Trate isso como um caso de estado e leve-o a sério. Para isso, a melhor maneira de acompanhar o processo é lendo ele todos os dias.

Se você quiser pode até fazer uma lista auxiliar e motivadora e colar na porta do guarda-roupa. Isso, com certeza, te ajudará a conquistar o seu objetivo.

Se você puder contar com a ajuda de profissionais especializados, como um nutricionista e um personal, melhor ainda. Assim você consegue potencializar os resultados com alguém que segue te estimulando!

No entanto, ainda que as coisas fujam um pouco de controle: não desista!

Mude sua mente

Mudar a forma que você pensa e lida com as situações da vida é um grande passo. Isso é uma parte muito importante do processo.

Descontar a ansiedade numa coxinha gigante de frango com catupiry, por exemplo, é um hábito que precisa ser cortado com certa urgência, assim como outros que você já sabe que tem.

Muitos profissionais destacam a necessidade de fazer com que as pessoas que querem emagrecer pensem como alguém magro.

Esse é um ponto muito importante e que pode fazer com que você tenha melhores resultados. Afinal de contas, nada melhor que pensar e agir como alguém magro, né?

Seja competitivo com você mesmo

Esse tópico pode parecer um pouco contraditório, mas, acredite: ele não é! Já falamos que você não deve se espelhar nas super modelos que encontramos nas capas de revistas, mas isso não significa que você não precise competir!

Uma competição pode sim ajudar você a potencializar os resultados. É claro que não precisa se matar no esforço ou se envolver em algo muito agressivo.

Você pode combinar com algumas amigas que cada uma vai perder 5% de peso nos próximos 3 meses e quem conseguir fazer isso vai ganhar um presente das outras.

Essa pode ser uma maneira de fazer com que você tenha mais empenho e queira lutar para que os resultados realmente venham no prazo estipulado.

Afinal de contas, ninguém quer ficar em último lugar. E essa pode ser uma ótima opção para acelerar este processo.

Fotografe

Muitas pessoas que emagreceram muitos quilos usaram essa técnica e nós também passamos ela a você: siga fotografando todo o período em que você está emagrecendo.

Você pode começar hoje mesmo, tirado uma foto de biquíni ou algo parecido, pois assim, será mais fácil ter uma percepção melhor do seu estado atual.

Assim que perceber que está emagrecendo, vá registrando tudo em fotos. 

Pode parecer um procedimento insignificante, mas com as fotos você consegue ver claramente os progressos e lutar com ainda mais garra para que eles continuem acontecendo.

Silencie as críticas — inclusive a autocrítica

Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com as críticas ou com os olhares de desaprovação. Se você é um desses, saiba que não está sozinho.

Durante o percurso rumo ao emagrecimento, você deve se esforçar para que as críticas fiquem silenciadas na sua cabeça — por mais difícil que isso possa parecer.

Elas tentarão aparecer todo o tempo, principalmente aquelas que você mesmo lança na sua cabeça. Por isso, se esforce para pegar leve!

Tenha em mente que você está no processo e que não deve ouvir nenhuma crítica (e se ouvir, que ela entre por um ouvido e saia pelo outro)! Além disso, assim fica muito mais fácil manter o foco e não se distrair.

Cerque-se de comida saudável e gostosa

Uma das maiores dificuldades para quem quer emagrecer é mudar a alimentação. Afinal, quem está acostumado a comer em grandes quantidades de comida muito calórica, pode sentir um pouco de diferença na dieta.

Além disso, outro ponto muito comum são as escapadinhas, que acontecem quando você está com fome e não tem nada da dieta por perto. Pois bem, para evitar que isso aconteça, cerque-se de comida boa e saudável.

Você pode comprar a sua fruta predileta e deixar na geladeira para quando for atacar aquele pacote de biscoito recheado, por exemplo. Assim você faz uma substituição, come melhor e preserva sua dieta.

Ah, e não se esqueça de cortar certos alimentos da sua lista de supermercado e substituir por outros mais interessantes (e saudáveis).

Conte com a ajuda do seu smartphone

O seu celular pode ser um grande aliado nesse projeto de emagrecimento. Existem vários aplicativos que podem ser usados para te lembrar de comer na hora certa, beber mais água, quantas calorias você queimou na academia, etc.

Você não vai perder essa oportunidade, né? Com uma rápida pesquisa você encontra vários deles e pode escolher a opção que mais te agrada!

Se recompense

Viver uma vida muito regrada pode ser muito difícil, principalmente, se você tem o objetivo de manter isso por muito tempo. Então, quando perceber que seguiu a dieta certa por mais tempo que o previsto, trabalhe com medidas compensatórias.

Funciona mais ou menos assim: se eu for à academia 4 vezes essa semana, posso comer um tablete de chocolate no último dia (uhuuul). É claro que esse é só um exemplo e que você vai adaptar a sua realidade e ao que você gosta de comer.

Você também pode experimentar outros tipos de recompensa, que podem trazer resultados ainda melhores. Por exemplo, assim que você conseguir atingir uma marca, vai comprar de presente aquele vestido que você está namorando a um tempão! Nada mal, né?

Mas não se esqueça que isso não deve acontecer sempre, ok? 

Bem, agora você já tem várias dicas para fazer com que seu percurso seja ainda mais fácil para emagrecer. Mas e você, o que achou deles? Conte para a gente no espaço reservado aos comentários!

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários