Começar a praticar atividades físicas pode ser um verdadeiro desafio, não é?

Um desafio que pode ficar ainda mais difícil quando é preciso desembolsar certo valor todo mês, apertando o orçamento e fazendo com que muitas pessoas desistam de levar uma vida mais saudável.

Tudo bem, já sabemos que não é qualquer pessoa que tem animação e dinheiro para ir à academia ou pagar algum outro tipo de exercício regularmente.

A boa notícia é que você pode se exercitar e cuidar de você gastando pouco (ou nada)!

É isso mesmo! Hoje vamos apresentar alguns exemplos de exercícios desse tipo. Descubra mais detalhes!

Caminhar

A caminhada é um exemplo tradicional para quem deseja se exercitar sem gastar um centavo (desde que você já tenha um bom tênis no armário).

Ela é uma excelente opção de atividade aeróbica que pode deixar sua vida mais saudável e ainda fazer com que você consiga controlar melhor o peso. Nada mal, concorda?

Basta colocar o tênis, uma roupa leve e confortável e sair para dar umas voltinhas por aí. O ideal é se exercitar, pelo menos, de 20 a 30 minutos. Assim você consegue sentir os efeitos e os benefícios da prática.

Ela é um tipo de exercício que trabalha vários grupos musculares do seu corpo e também pode ser praticada por todas as idades. Ou seja, não existe mais desculpa para continuar seguindo aquela vida sedentária.

Praticar Yoga

Os adeptos do Yoga sabem que essa é uma excelente maneira de exercitar o corpo e a mente.

Com ele você medita, trabalha a sua mente e pensamentos, alonga e se exercita. E o melhor de tudo é que nem precisa investir dinheiro nisso!

Você pode começar com as aulas presenciais, pois assim melhora a postura e aprende todos os movimentos necessários. Depois de um tempo, pode evoluir e começar a fazer as sequências em casa mesmo.

Outra opção, para quem já tem o conhecimento básico da prática, é seguir algumas aulas no YouTube – existem vários canais e muitas opções de aulas de Yoga, desde as mais simples até as mais elaboradas.

Existem também alguns sites que oferecem aulas em vídeo – assim você paga um valor bem inferior e consegue suporte de professores capacitados. Legal, né?

Pular Corda

Se você quer um tipo de exercício ainda mais intenso e com melhores resultados, pode começar comprando uma corda.

Embora muitas pessoas ainda tenham em mente que essa é uma brincadeira exclusiva das crianças, essa pode ser uma ótima opção para se exercitar – barata e com ótimos resultados!

A prática de pular corda também pode ajudar a fortalecer o seu coração e o pulmão e melhora a sua resistência conforme a prática.

Maaaas, não é tão simples quanto parece. Antes de começar a pular corda, para ter certeza dos limites do seu corpo, você pode ter uma rápida conversa com seu médico ou com um profissional especializado.

Assim você fica sabendo dos seus limites e não erra a mão!

Jogar futebol

Aquela pelada no sítio é outra excelente maneira de queimar muitas gorduras. E quem disse que essa é uma atividade praticada só por homens? Nada disso! Deixe esse preconceito de lado e pratique!

O futebol é uma boa maneira de melhorar seu condicionamento físico aliado a muita diversão, afinal de contas, você está com a galera, desenvolvendo ainda mais suas amizades. Portanto, caso você goste desse tipo de exercício, não abra mão!

Usar as escadas

Usar as escadas como meio de locomoção dentro de casa pode ser uma ótima medida.

Existem muitas personalidades do mundo fitness que fazem esse tipo de treinamento uma vez por semana, ficam subindo e descendo a escada de maneira repetitiva e em ritmos diferentes por mais de uma hora.

É uma atividade bastante diferente, mas se essa não é o tipo que te atrai, você pode colocar a escada na sua rotina.

Por exemplo, você mora no 6º andar de um prédio? Que tal subir de escada duas vezes por semana? E quando for descartar o lixo, que tal deixá-lo lá em baixo, na lixeira geral do prédio?

Se você conseguir se programar, dê 15 minutos do seu tempo para subir e descer as escadas ao menos uma vez por dia. Assim você se exercita sem gastar nada!

Jogar videogame

Essa dica pode parecer um pouco sem noção, mas é isso mesmo! Quando falamos da prática de atividades físicas, muitas pessoas pensam em uma academia e musculação, mas isso é a prova de que estamos muito sem criatividade.

Nesse caso, o videogame pode ser um grande aliado. Existem muitos jogos em que você pode se movimentar através de um sensor e queimar muitas calorias. É verdade! Com ele você pode fazer zumba, personal, dança, etc.

Mas não é para jogar aqueles jogos tradicionais que ficamos sentados, ok?

Abra o leque de oportunidades e se exercite de forma diferente e divertida com seu videogame!

Se você não tem videogame, talvez essa não seja a opção mais econômica… mas, caso você, seus filhos, irmãos ou alguém tiver um videogame na sua casa, é uma ótima opção!

Andar de bicicleta

Andar de bicicleta pode parecer um pouco clichê, mas é uma ótima maneira de se exercitar. Se você já tem a bike em casa, melhor ainda!

Você pode começar dando algumas voltas em torno do quarteirão e ir aumentando e melhorando a sua performance.

Com as pedaladas, você está exercitando vários músculos diferentes, melhorando sua respiração e sua resistência, já que é mais um exemplo de atividade aeróbica.

É muito importante respeitar os limites do seu corpo, mas tente andar, pelo menos, 30 minutos de bicicleta. Assim os resultados serão muito melhores!

Vale lembrar que, hoje, são muitas opções de bicicleta no mercado. Por isso, para quem está começando, comprar uma pode ser muito barato – mais ainda se comprar uma usada, que é suficiente para os iniciantes!

Fazer sessões de alongamento

Alongar o corpo é ótimo para toda a sua musculatura.

O Yoga explora um pouco esse lado, mas com uma simples sequência de alongamentos você pode ter ótimos resultados. Para ficar ainda mais divertido, você pode envolver seu cônjuge ou outras pessoas.

Fazer uns 15 minutinhos de alongamento à noite, em casa, ou ainda pela manhã, logo depois de acordar (se sua rotina permitir esse tempo), pode ser uma ótima maneira de se exercitar.

Assim você estimula sua musculatura, além do alongamento.

Lembre-se de explorar várias partes do seu corpo, como mãos, braços, pernas, pés, coluna e pescoço.

Fazer uma série de atividades físicas em casa

Fazer exercícios sem a supervisão de um profissional pode não ser o mais recomendado, a não ser que eles sejam muito simples.

Nesse caso, você pode começar se exercitando em casa com aqueles exercícios tradicionais, como abdominais, polichinelos e flexões.

Se quiser elaborar ainda mais o trabalho, você pode carregar alguns pesos e dar uma corridinha no mesmo lugar.

Pode parecer coisa de bobo, mas não é! Dessa forma você está se exercitando, estimulando seu corpo e colocando os músculos em movimento!

Limpar a casa

Acredite se quiser, mas essa é uma ótima forma de se exercitar. Só quem já limpou uma casa sabe o quanto o trabalho é difícil e como demanda muito movimento e esforço.

Pois bem, atividades como varrer a casa, esfregar o chão, limpar o box do banheiro, passar a roupa e ainda aspirar são ótimas. E são verdadeiras atividades físicas!

Se quiser otimizar ainda mais os resultados, tente fazer essas tarefas contraindo o abdômen ou ainda colocando algumas sequências no decorrer da faxina.

Pode parecer loucura, mas você vai perceber que não é quando os resultados começarem a aparecer.

Você pode levantar alguns pesos ao longo da faxina e melhorar muito o processo! Força na peruca que dá certo!

Fazer um “circuitão” em casa

Essa é uma ótima atividade para quem está correndo da monotonia: uma amostra do crossfit dentro da sua casa. Pois bem, para isso você precisa colocar um circuito de obstáculos de acordo com a sua capacidade física.

Por exemplo, nada de criar um circuito muito elaborado se vai começar a praticar suas atividades por agora. Você pode mesclar atividades como agachar, pular, correr, por exemplo.

A lista pode ser ainda maior, tudo depende da sua criatividade.

E nada de canseira: para resultados ainda melhores você pode fazer o circuitão umas três vezes!

Patinar

Essa é uma opção que voltou com tudo há alguns anos e é um verdadeiro sucesso! Patinando na rua, no parque ou em um lugar específico, você consegue relaxar, sentir a brisa e ainda se exercitar!

Trinta minutos dessa atividade já é uma ótima medida para baixar o percentual de gordura, melhorar o coração e o pulmão (assim como o condicionamento cardiorrespiratório, por consequência), além de melhorar a musculatura das pernas.

Muito bom, né? Então chegou a hora de desaposentar os patins e tirá-los do baú – eles podem ser muito úteis para você!

Fazer hidroginástica

A hidroginástica é uma ótima indicação para quem deseja, de uma vez por todas, romper com a vida sedentária!

Sendo um exercício de baixo impacto, já que você está fazendo na água, você vai encontrar poucas contraindicações (ou quase nenhuma).

As aulas são muito divertidas e você pode participar no clube, se você for sócio, sem ter que pagar nenhum centavo a mais.

Como o objetivo é se exercitar sem gastar dinheiro, você também pode descobrir algum condomínio que tenha aulas e pagar um valor beeem mais barato.

Praticar step

O step é mais um exemplo de exercício aeróbico com ótimos resultados – principalmente para quem deseja emagrecer. Se você não sabe o que é, o step é uma plataforma que funciona como um degrau.

Com ele, você pode fazer muitos movimentos, como subir e descer repetidas vezes. Você vai emagrecer e ainda deixar as pernas e o bumbum bem durinhos, do jeito que você tem sonhado.

Tudo isso somado àquela tonificada nos músculos.

Nadar

A natação é mais um exemplo para quem quer perder peso e gastar pouco, desde que você tenha uma piscina que possa usar sem ter de pagar mensalidade, né?

Como é um exercício praticado dentro da água, oferece pouco risco de lesão ou desgaste da musculatura, sendo muito tranquilo de ser praticado.

Essa prática é responsável por aumentar a massa muscular, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e ainda é um exercício gostoso de se praticar.

Dicas Finais

Com uma grande lista de opções de novas atividades físicas, agora cabe a você escolher a que gosta mais e que se encaixa melhor em seu dia a dia. Mas, independentemente de qual for a escolha, é muito importante manter uma rotina.

Traçar metas é uma maneira estratégica de fazer com que a prática de atividades físicas entre na sua rotina e traga todas as vantagens.

Constância e resiliência são palavras importantes para quem quer começar a se exercitar!

Para ajudar na motivação, para que ela esteja constante, evite exercícios muito elaborados e complexos.

Fazer esse tipo de exercício sozinho aumenta a chance de lesão e de alguns outros problemas, como o postural, por exemplo. Cuide de você e comece pelo simples!

Não é incomum algumas pessoas passarem mal durante a prática de exercícios físicos por só se exercitarem nos finais de semana. Essa é uma maneira errada de se exercitar, sabia?

Dessa forma você sobrecarrega o seu corpo sem nenhum tipo de preparo, já que ele sai do sedentarismo para uma atividade que demanda muito. Demonstre amor à sua vida e desenvolva

Não se esqueça: esforce-se para se exercitar diariamente!

E você, o que achou das nossas dicas? Agora você tem um grande leque de opções de atividades físicas para começar a praticar!

Mas conta para a gente: tem alguma atividade que você gostaria de começar a desempenhar agora?

Qual é a melhor opção para você? Não se esqueça de compartilhar sua opinião no espaço abaixo. Nós queremos saber mais sobre você!

Mais disposição com GreenCoffee Slim!

Comentários

Comentários