Se você está acompanhando as postagens do nosso blog, já sabe que falamos um pouco sobre os alimentos depurativos e o papel deles na nossa alimentação, não é mesmo? Mas não entramos em detalhes sobre quais destes alimentos você pode adicionar à sua dieta. É por isso que neste post reunimos dez alimentos depurativos que não podem faltar no seu prato! Confira!

Azeite de oliva

Um dos alimentos mais importantes da nossa rotina diária é o azeite de oliva: base de uma alimentação saudável. Seu óleo é rico em gorduras benéficas para o organismo humano, que melhoram o colesterol e, de quebra, ainda apresentam boa concentração de vitamina E, que é um antioxidante natural.

Romã

Esta frutinha que normalmente só é consumida no Brasil no dia de Reis (6 de janeiro) também é um superalimento depurativo, você sabia? A romã é rica em vitamina C e flavonóides, que fortalecem nossa imunidade e combatem os radicais livres.

Alcachofra

Poucas pessoas exploram o potencial depurativo da alcachofra. Esta flor de grande sabor e valor culinário contém em sua composição a silimarina e a cinarina: dois antioxidantes naturais que ajudam na filtração de toxinas pelos rins e pelo fígado.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como o morango, a framboesa e o cranberry são consideradas alimentos poderosos por também serem fonte importante de antioxidantes naturais, como a vitamina C e os flavonóides. A cranberry, especificamente, tem ação anti-inflamatória poderosa na região da bexiga, diminuindo (Sugestão: pode diminuir o de ) infecções urinárias.

Cereais integrais

Não existe uma alimentação detox (ou depurativa) sem a presença dos carboidratos integrais. Estes alimentos são ricos em vitaminas do complexo B, que atuam diretamente no bom funcionamento do fígado, e também são fonte importante de fibras alimentares, que auxiliam na eliminação de toxinas do nosso organismo.

Gengibre

O gengibre é uma raiz poderosíssima da nossa alimentação. Este alimento adocicado possui alto poder anti-inflamatório, antifúngico e antiviral.

Vegetais verde-escuros

Além de serem ricos em ferro, cálcio e fibras, estes vegetais são fonte de ácido fólico, que atua na manutenção do funcionamento correto do fígado.

Frutas cítricas

Frutas como o limão, a laranja, a acerola, o kiwi, a lichia, o abacaxi e a goiaba são riquíssimos em vitamina C, que além de fortalecer o sistema imunológico, atua diretamente como um antioxidante natural da nossa alimentação.

Rabanete

Não é todo mundo que aprecia este vegetal de sabor adocicado e se este também é o seu caso, vale tentar fazer uma forcinha e acrescentar o rabanete à sua alimentação: ele é um alimento rico em compostos sulfurosos como a rafanina, que tem grande poder imunológico e antibiótico, fortalecendo a resposta imune do organismo.

Tomate

O tomate hoje é tido como um dos alimentos mais poderosos da nossa dieta. Esta fruta é rica em um composto chamado licopeno, que tem atuação antioxidante no organismo e também é relacionado com a redução no índice de alguns cânceres, como os de mama, próstata e reto.

Não se esqueça que o consumo destes alimentos deve vir acompanhado de uma dieta equilibrada e com a ingestão de todos os macro e micronutrientes essenciais para a manutenção da vida, certo?

Você já tem o hábito de consumir algum destes produtos na sua dieta diária? Quais deles você passará a incluir na sua alimentação? Conte para a gente através dos comentários!

 

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